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Cuiabá MT, Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
ECONOMIA
Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021, 09h:55

MENOS DEVEDORES

Planejamento financeiro avança em Cuiabá, aponta pesquisa

Maior relevância é para contas de água, luz, telefone, cartão de crédito, TV por assinatura/internet e plano de saúde

Da Reportagem
Reprodução
Pesquisa aponta que o planejamento financeiro avança em Cuiabá

Dados coletados por meio de pesquisa aplicada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) revelam que 56,7% dos cidadãos têm o hábito de planejar as finanças.

"Em uma análise cruzada, somente com a geração X, que é de 36 a 55 anos, o percentual de planejamento aumenta para 66,1%. Isso demonstra uma evolução na maturidade no quesito planejamento financeiro. Já comparando com a geração Y, de 21 a 35 anos, apenas 43,1% têm o hábito de se planejar", disse o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

A pesquisa, elaborada pelo núcleo de inteligência de mercado da CDL Cuiabá, tem como objetivo entender a população economicamente ativa e sua relação com o mercado, particularmente no que diz respeito à educação financeira e à inadimplência.

As informações foram levantadas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, com uma amostragem de 150 pessoas na Capital.

Já quando a análise de dados é feita por classe social, a que possui melhor organização financeira, conforme a pesquisa é a classe B, o índice chega a 68,4%. Dentro da classe D, o índice atinge 50%.

"Isso está ligado diretamente à formação educacional da classe B para a D", comentou Granja, reforçando ainda que "um dado que chama à atenção é o de que apenas 25,3% dos entrevistados têm conhecimento de todas as contas a pagar na família. Esse é um ponto crítico na evolução da educação financeira. Demonstrando que esse tema ainda é pouco discutido entre as gerações".

Os dados levantados revelam ainda, que em uma escala para se identificar quais as contas que se consideram indispensáveis para o dia-a-dia, o de maior relevância ficou com conta de água e energia com 20,7%, conta de telefone (fixo ou celular) com 13,9%, parcelas do cartão de crédito a pagar com 12,40%, TV por assinatura/internet com 11,9%, plano de saúde com 9%, entre outros.

"Quando se faz a análise das classes sociais, a pesquisa demonstra que a classe D está mais preocupada com conta de energia e água (25,1%) do que com plano de saúde (7,3%), enquanto que a classe A tem como maior destaque a TV por assinatura/internet (16,4%) e a classe B com plano de saúde (14,4%)", afirmou Granja.

A pesquisa mostra também que dentre as contas consideradas como indispensáveis as que apresentaram maiores dificuldades em serem pagas, foram conta de água e energia (17%), parcelas do cartão de crédito (10,2%), financiamento da casa própria (7,3%), financiamento de automóvel (6,8%), aluguel e plano de saúde com (6,3%).

Em relação às lojas/serviços que estão com dificuldades em pagamentos, os que tiveram maior percentual foram os supermercados com 26,2%.

"Isso não quer dizer que estão devendo, mas sim, com dificuldades nos pagamentos, sendo que dentre os motivos causadores dessa situação temos como destaque a diminuição da renda para 36,7% e o descontrole financeiro com 32,7%. Já o tempo médio do atraso está em 117 dias", disse Granja.

Sobre a forma com que o entrevistado pretende quitar as contas, a pesquisa revela que para 60% será via acordo com credor e 12,5% pretendem fazer cortes nos gastos, sendo que 42,2% acreditam que terão condições de pagar as dívidas nos próximos 3 meses.


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