NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021
ECONOMIA
Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 15h:00

SOJA 2019/20

MT segue puxando o ritmo da colheita brasileira

MARIANNA PERES
Da Reportagem

A colheita de soja em Mato Grosso segue abaixo do registrado em igual momento do ano passado, mas ainda assim, é o estado com o maior avanço no país e segue ditando o ritmo dos trabalhos. Dos mais de 9,77 milhões de hectares cultivados com a oleaginosa, pouco mais de 14% estão colhidos, contra 25,6% há um ano.
Analistas da consultoria AgRural destacam que a além da perda de ritmo, há reporte de chuvas. “Mesmo assim, Mato Grosso, maior produtor nacional, segue puxando o ritmo dos trabalhos no País”.
As produtividades reportadas no Estado, neste início de colheita, continuam altas. “Apesar das chuvas - algo normal nesta época do ano -, por enquanto não há queixas de qualidade e os produtores têm conseguido avançar com as colheitadeiras nos intervalos de tempo aberto. Além disso, as precipitações são favoráveis à produtividade das áreas plantadas mais tarde no Estado”, completam.
A colheita da safra 2019/20 de soja do Brasil fechou a semana passada a 4,2% da área total cultivada, contra 1,8% uma semana antes e 13% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.
Já há colheita no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e até mesmo em pontos do Matopiba. Mas as áreas colhidas são pequenas e, devido ao atraso no plantio, as máquinas devem avançar com mais rapidez somente a partir de fevereiro.
“As previsões para os últimos dias de janeiro e os primeiros dias de fevereiro mostram chuvas intensas em grande parte das áreas produtoras do Brasil. Embora possam dificultar o avanço da colheita, essas precipitações são muito bem-vindas e reforçam a expectativa de grande safra no país”, afirmam os analistas. A AgRural estima a produção de soja 2019/20 do Brasil em recordes 123,9 milhões de toneladas. A estimativa passará por nova revisão em fevereiro.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual deve ser a prioridade do 2º mandato do prefeito Emanuel Pinheiro?
Melhorar o transporte coletivo
Tornar a Saúde Pública acessível a todos
Ampliar a Assistência Social
Educação para todos
PARCIAL