NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 12 de Abril de 2021
ECONOMIA
Domingo, 04 de Abril de 2021, 14h:49

GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL

Documento tem QR Code e aplicativo para celular em MT

Governo diz que reduza burocracia e simplifica ambiente de negócios para dar continuidade a investimentos

Da Reportagem
Secom-MT
Continua obrigatório o porte do documento impresso para o transporte de animais

As Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) no Sindesas e no Módulo de Produtor agora possuem um QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pelos telefones celulares e dará mais segurança e agilidade para as operações dos produtores rurais.

"O Indea MT tem o compromisso de promover melhorias contínuas em seus processos e procedimentos e, por isso, disponibiliza ao cidadão esse aperfeiçoamento em seu sistema, aumentando a segurança e a qualidade do serviço prestado", afirma César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

A inclusão deste QR Code no Sistema Eletrônico de Defesa Sanitária (Sindesa) será acompanhada de um aplicativo, que permitirá o uso off-line para verificação da veracidade do documento, mesmo em locais sem acesso à internet.

"O app que realiza a leitura do código será liberado aos usuários após a fase de validação, que está sendo operacionalizada através de um teste-piloto executado pelas equipes técnicas que realizam barreiras volantes na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia", explica Emanuele de Almeida, presidente do Indea MT.

Ela ressalta que continua obrigatório o porte do documento impresso para o transporte de animais.

MAIS CELERIDADE - Os produtores rurais podem emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) on-line para caprinos, ovinos e peixes por meio do site oficial do Instituto, no link Módulo do Produtor.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, é importante que o Estado reduza a burocracia e simplifique o ambiente de negócios para dar continuidade a investimentos.

“Essa celeridade é um anseio dos produtores rurais e estamos dando continuidade a um trabalho iniciado com a GTA eletrônica para bovinos em 2019. Produtor e médico veterinário poderão emitir a guia de qualquer lugar, necessitando somente de internet”, informou.

O sistema acompanha todas as normas nacionais e internacionais sanitárias, para dar segurança ao produtor e aos compradores dos produtores mato-grossenses.

O diretor técnico do Indea MT, Renan Tomazele, explica que as emissões via Módulo do Produtor só estão liberadas para trânsito de animais dentro do Estado.

“E para as espécies susceptíveis à febre aftosa, existem restrições de emissão de GTA para zona livre sem vacinação”, completa.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você é a favor das medidas restritivas contra a Covid em MT?
Sim
Não
Em parte
As medidas deveriam ser mais duras
PARCIAL