NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 19 de Setembro de 2020
ECONOMIA
Sábado, 08 de Agosto de 2020, 12h:55

VENDAS

Comércio de Cuiabá vive a expectativa do Dia dos Pais

Lojistas estão com boas expectativas para as vendas, com decorações de vitrines e promoções

Da Reportagem
Divulgação
Em Cuiabá, os lojistas estão com boas expectativas para as vendas, preparando decorações de vitrines e promoções

O Dia dos Pais, comemorado neste domingo (9), é uma das datas mais importantes do calendário para o comércio varejista.

Em Cuiabá, os lojistas estão com boas expectativas para as vendas, preparando decorações de vitrines e promoções para atrair os consumidores, seguindo as recomendações de biossegurança para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Conforme pesquisa realizada pela Boa Vista, 60% dos consumidores apoiam a retomada gradual do comércio e serviços.

Desses, 29% disseram já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando idas a supermercado (64%), restaurantes e padarias (29%). Roupas e calçados representam 21%.

A pesquisa aconteceu entre 6 a 21 de julho, com cerca de mil consumidores, em todo o Brasil.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais é positiva e ajuda a economia local, principalmente os presentes de última hora.

"Apesar do momento econômico difícil, os filhos gostam de presentear os pais e temos esperança de que muitos irão comprar presencialmente, tomando os cuidados necessários, e valorizando as empresas municípios".

O comércio de Cuiabá retomou o atendimento presencial e segue protocolos de biossegurança determinados pelos órgãos oficiais. "Os lojistas estão seguindo as medidas determinadas pelo poder público, oferecendo segurança aos consumidores, que também devem fazer a sua parte, tomando todos os cuidados", alertou o presidente da ACC.

Ele destaca que existem opções de compras acessíveis para todos os bolsos.

"As empresas querem se manter ativas e de portas abertas. Enquanto estiveram fechadas, muitas se reinventaram com alternativas eletrônicas e delivery para continuar sobrevivendo. Torcemos muito para que todas consigam recuperar os seus negócios daqui pra frente", concluiu Alves.

De acordo com o decreto nº 8.020/2020, as atividades do comércio em geral, varejista e atacadista, podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 17h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados.

Os shoppings centers, poderão retomar as suas atividades observado o horário de atendimento ao público de segunda a sábado, das 11h às 22h, vedado o funcionamento aos domingos e feriados (decreto nº 8.034/2020).

SEGMENTO - Embora seja difícil estimar qualquer percentual de desempenho para as vendas no período, o Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco-MT), representante dos calçadistas, está otimista com a data.

Diferentemente do que ocorreu no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, datas em que o comércio estava fechado ou reaberto em meio às incertezas causadas pela pandemia da Covid-19 no final do primeiro trimestre, o dia de homenagem aos pais gera esperança de dias melhores nas vendas.

A confiança do setor para a data foi reforçada com os dados da pesquisa realizada pela da Confederação Nacional de dirigentes Lojistas, (CNDL), que apontou que 91,2 milhões dos brasileiros (58%) devem presentear seus pais e entre s presentes mais procurados estão roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios.

"Em comparação com as datas comemorativas deste ano estamos otimistas e esperamos que as vendas durante esta semana sejam boas para os lojistas. Para o nosso segmento é uma boa data, pois os sapatos, tênis e acessórios sempre são uma boa escolha para os pais", destaca o presidente do Sincalco, Junior Macagnam.

Macagnam reforça que neste momento de pandemia, em que todos os lojistas seguem rigorosamente as normas sanitárias impostas para diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus, os clientes também devem fazer a sua parte.

"Os lojistas se preparam durante as últimas semanas para a reabertura e as lojas e os colaboradores estão prontos para atender neste momento de crise sanitária. Mas, este trabalho de prevenção só estará completo com a ajuda e a responsabilidade de cada cidadão e cliente, sempre respeitando o distanciamento, utilizando máscaras e higienizando as mãos sempre que necessário", afirmou.

VENDAS - A pesquisa da Boa Vista apontou que os entrevistados apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%).

Quanto aos presentes, vestuários e calçados representaram 45% da intenção de compra, seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data.

Grande parte dos entrevistados apontou predileção pelo pagamento à vista (61%), com a utilização do cartão de débito por 41% dos consultados.

Dentre os que preferem parcelar (39% dos entrevistados), 91% utilizarão cartão de crédito, e os demais encontram alternativas no cartão de débito programado (2%), carnê/boleto (7%) e cheque (1%).


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL