Morre Ladislau Cristino Cortes
FRANCIS AMORIM
Da sucursal de Barra do Garças
Morreu na manhã de ontem, na cidade de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá, na Região Leste do Estado), o ex-prefeito e ex-deputado Ladislau Cristino Cortes, 75, o Lalau, filho do fundador da cidade, o coronel Antônio Cristino Cortes. O sepultamento está marcado para hoje às 10 horas no jazigo da família Cortes no cemitério central.
O corpo de Ladislau Cristino Cortes foi velado na sua residência, na rua Joana Cristino Cortes, no setor Dermat, onde viveu os últimos dias de vida. Vítima de um derrame, Lalau, havia completado 75 anos na última sexta-feira, quando comemorou a data com familiares e amigos. Ele morreu pôr volta das 5h30 de domingo.
Político da velha guarda, Ladislau Cristino Cortes, militou na antiga UDN e exerceu seu último mandato eletivo entre os anos de 1982 a 1986, como deputado federal eleito pelo PDS. Lalau foi deputado estadual e federal pôr duas legislaturas e prefeito de Barra do Garças pôr três mandados, entre os anos de 1955 a 59, 1963 a 67 e 1970 a 73. Ele foi o terceiro prefeito da cidade.
Entre as obras realizadas pelas suas três administrações, constam à avenida Ministro João Alberto, criação do bairro Santo Antônio, o mais populoso de Barra do Garças, sistema de captação de água da antiga usina, estádio José Valeriano Costa, trouxe energia elétrica de Goiás para a cidade e como deputado federal lutou pela pavimentação da BR-158, entre Barra do Garças e Piranhas (GO).
A morte de Ladislau Cristino Cortes consternou Barra do Garças. Filho do fundador da cidade, coronel Antônio Cristino Cortes e D. Joana Cristino Cortes, Lalau era bastante querido pela população que, ontem, formou filas para dar o último adeus ao ex-prefeito. “É uma perda lamentável. Junto, vivemos parte da história de Barra do Garças”, disse o ex-senador Valdon Varjão, ontem, no velório.
Hoje é esperado em Barra do Garças, políticos que conviveram com o ex-prefeito durante a sua trajetória política, o ex-senador Júlio Campos, seu amigo pessoal, que deverá desembarcar nesta manhã na cidade, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo e deputados federais e estaduais que mantinham laços de amizade com Lalau.
O prefeito Wanderlei Farias Santos, deverá decretar luto oficial pôr três dias e ponto facultativo hoje nas repartições públicas do município. Quando soube da notícia da morte de Ladislau Cristino Cortes, o prefeito estava ausente do município e retornou imediatamente à cidade para dar as condolências à família do ex-prefeito e deputado.
Uma das últimas homenagens prestadas a Lalau foi feita pelo ex-prefeito Wilmar Peres de Farias, que denominou o conjunto de prédios da Prefeitura Municipal como Centro Administrativo Municipal Ladislau Cristino Cortes.
|