Segunda feira, 24 de fevereiro de 2020 Edição nº 15393 23/01/2020  










Anterior | Índice | Próxima



PT se mexe

A cobrança de Lula para que o PT tenha candidato próprio a prefeito de Cuiabá, ao que parece, surtiu efeito. Na Capital, a cúpula petista já começa a se mexer e vislumbra, pelo menos, duas opções de candidato: o ex-juiz Julier Sebastião e o deputado Lúdio Cabral.



Sonho

Antonio Galvan, presidente da Aprosoja, acha que tem chances de disputar a vaga de Selma Arruda (Podemos) como, digamos, “candidato do Bolsonaro”. O fazendeiro lembra que o agronegócio em MT foi decisivo na eleição de JB, em 2018.



Obstáculo

O próprio Galvan reconhece que não será fácil ser o ungido de Bolsonaro. Devoto extremo do bolsonarismo, o deputado federal José Medeiros (Podemos) está de olho na disputa. E acha que o merecedor do apoio do presidente é ele. E só ele.



O favorito...

Se depender da revista Veja, Selma Arruda já definiu quem vai apoiar na eleição suplementar à sua própria sucessão no Senado. É o vice-governador Otaviano Pivetta, em cujo passe a ex-juíza estaria interessada, numa troca do PDT pelo Podemos.



...de Selma

O site da publicação, inclusive, faz alusão a um suposto encontro entre o dono do Podemos, o senador Álvaro Dias (PR), e o ex-ministro Blairo Maggi (PP), em Camboriú (SC). “Para tratar da migração, caso [Pivetta] seja eleito”, diz Veja.



Galeria

O inflacionado quadro de pré-candidatos à vaga da (ainda) senadora Selma Arruda ganha mais um nome: o do juiz José Arimatéa. O ex-presidente da Associação dos Magistrados (Amam), segundo o site MidiaNews, já é sondado por um partido.



Insistência

Enquanto isso, o deputado federal Carlos Bezerra, aos 78 anos, também quer entrar na disputa. Conhecido como “Mão de Pilão”, pela sua notória avareza, o dono do MDB tem sérios problemas de saúde, mas resiste aos conselhos para pendurar as chuteiras.

Inelegível

Atuante na ALMT, Janaína Riva, hoje, é o quadro mais importante do MDB/MT. Contudo, a deputada não pode disputar a eleição suplementar ao Senado: ela fará 31 anos no dia 27 deste mês. A idade mínima para se lançar na disputa é 35 anos.

Lobista

No meio político, dá-se como certo que o coronel Eumar Novacki, da reserva da PMMT, abrirá um escritório em Brasília (DF). Ex-braço direito do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o militar deve atuar em lobbies em ministérios e outros órgãos.

Aliança de JB

Ficou para o dia 2 de fevereiro o ato público em favor do Aliança pelo Brasil, partido de Jair Bolsonaro que está em gestação. Apoiadores do presidente articulam para que ele seja a estrela do evento. Não está confirmada a presença.

....................

“Corrida maluca” já tem data

A eleição suplementar para escolher o (a) substituto (a) de Selma Arruda no Senado, enfim, tem data marcada: será no dia 26 de abril, como já se previa. O TRE-MT oficializou ontem a data e estabeleceu que os partidos devem escolher seus candidatos até o dia 12 de março. Quase duas dezenas de interessados já se manifestaram publicamente. A previsão é de que a disputa se transforme numa espécie de “corrida maluca”. O eleitor não parece muito interessado nessa eleição...



....................

Zap-zap

Em seu site, a revista Veja informa que o ex-ministro Blairo Maggi é um dos grandes empresários do País que resolveram discutir, num grupo de WhatsApp, “ideias para melhorar o ambiente de negócios e a economia nacional.”



Satisfação

O grupo teria sido criado durante a eleição de 2018. “A turma endinheirada do zap-zap está satisfeita com o 1º ano de Bolsonaro. De modo geral, avalia que, se o presidente não atrapalhar, o país vai mesmo sair do buraco”, diz.

Democratas não...

Como o comando da Câmara e do Senado, o DEM quer se consolidar como grande nas eleições de 2020. A cúpula nacional costurou acordos estratégicos em algumas capitais, mas o foco está, principalmente, no Sul do Brasil - Florianópolis e Curitiba.

...enxergam Cuiabá

Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, Manaus e Recife são outras capitais “prioritárias” para os caciques do DEM. Cuiabá sequer é citada. Nesse momento, na Capital de MT, o partido vive uma divisão interna, justamente na briga por candidatura.

Demorou...

No dia 28, o Estado inaugura o COT da UFMT. Esse centro seria para o treinamento das seleções do Japão, Chile, Nigéria, Rússia, Bósnia, Coréia do Sul e Austrália, na distante Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. E lá se vão seis longos anos...

Marcha lenta

O centro deveria estar pronto meses antes da Copa. Começou com Silval Barbosa, continuou com Pedro Taques e termina com Mauro Mendes. O complexo (campo de futebol e pista de atletismo) custou R$ 17,1 milhões e será doado à UFMT. Menos mal...

Comunicação

A jornalista Laice Souza assume temporariamente o comando do Gabinete de Comunicação Social (GCom) do Palácio Paiaguás. Assessora direta do governador Mauro Mendes, a profissional substitui Mauro Camargo, em férias de 20 a 29 deste mês.





Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




16:30 Abilio pode ser o segundo vereador a ser cassado por quebra de decoro
16:30 Jeferson Schneider diminui delação de Silval e critica MP
16:29 BOA DISSONANTE
16:28 Alcolumbre anuncia apoio a Julio Campos
16:27 Campanha da Fraternidade - 2020


16:27 Em defesa de quem cria
16:27 Não é não, especialmente no Carnaval
16:26 Trânsito
16:25
16:25 Um futuro para o trabalho
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018