Segunda feira, 20 de janeiro de 2020 Edição nº 15369 14/12/2019  










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Número de mortes com motos reduz 39%, mas ainda preocupa

Da Reportagem

O número de mortes envolvendo motociclistas na BR-163, rodovia federal que corta mato Grosso, reduziu 39% em 2019, de acordo com levantamento realizado pela Concessionária Rota do Oeste no trecho de 850,9 quilômetros sob concessão. O documento aponta que em 2019 foram registrados 19 óbitos em acidentes envolvendo motocicletas, enquanto no ano anterior foram 31 casos.

Os dados comparam os períodos de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano e de 2018 e demonstram ainda uma redução de 10% no número de acidentes com vítimas. Ao todo, as ocorrências com motocicletas representaram 23% dos atendimentos realizados pela concessionária. Com relação aos registros com feridos, a Rota do Oeste contabilizou 565 e 630 atendimentos nos períodos, respectivamente. Considerando todos os registros, incluindo os sem vítimas, foram 725 atendimentos em 2019, ou seja, mais de dois casos por dia.

Por meio da assessoria de imprensa, o gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, disse que a redução de ocorrências e de mortes é positiva, mas a situação ainda preocupa, pois muitos casos poderiam ser evitados, se cuidados básicos de direção defensiva fossem adotados tanto pelos motoristas, quanto pelos motociclistas. Entre os acidentes com vítimas, os mais frequentes são as quedas (172), seguidas das colisões transversais (159), traseiras (90) e laterais (60).

Para Ferreira, a estatística demonstra que a falta de observância aos cuidados ao trafegar na rodovia continuam sendo as principais causas que levam aos acidentes com feridos. “A BR-163 é uma rodovia com intenso fluxo de veículos de carga e isso precisa ser levado em consideração ao percorrê-la. Boa parte dos casos são atendidos nas travessias urbanas, onde a presença das motocicletas é mais intensa e se mistura com o movimento de veículos pesados”, explica.

Ele cita que as colisões transversais e laterais, por exemplo, são características de entradas com a motocicleta na rodovia sem respeitar regras básicas, como observar se há tempo e espaço suficiente para realizar a manobra sem se envolver em uma ocorrência. Já as quedas são recorrentes em manobras como travessia irregulares por cima de canteiros e as colisões traseiras demonstram nítida falta de atenção.

Algumas dicas de segurança são não arriscar manobras, verificar a distância dos veículos e avaliar se há tempo hábil para manobra; não pular canteiros, não ultrapassar em local proibido e não trafegar com crianças na garupa, revisar a motocicleta, a exemplo dos freios, pneus e lanternas, não use o celular; não conduzir embriagado, não exceder o limite de velocidade e usar sempre o capacete.



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