Domingo, 08 de dezembro de 2019 Edição nº 15352 20/11/2019  










URGÊNCIA E EMERGÊNCIAAnterior | Índice | Próxima

Novo pronto-socorro começa a receber primeiros pacientes

Entrega da última etapa do HMC representa um avanço de 20 anos no SUS, em Mato Grosso

Dinalte Miranda/DC
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem

Inaugurado na noite desta última segunda-feira (18), o setor de urgência e emergência do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho, que fica no Bairro Ribeirão do Lipa, atrás do Centro de Eventos Pantanal, começou a receber os primeiros pacientes ontem (19) pela manhã. Vítima de um acidente, um senhor de meia idade chegou em uma ambulância de serviços hospitalares e foi imediatamente encaminhado para assistência médica nas novas instalações do novo pronto-socorro, a principal unidade hospitalar de Mato Grosso com 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo funcionários do HMC, o senhor, identificado apenas como Francisco, sofreu uma queda, o que ocasionou uma fratura exposta no ombro esquerda e foi transferido de outro hospital para o novo pronto-socorro, que junto aos demais setores do HMC, representa um avanço de 20 anos no SUS em Mato Grosso. A estrutura e a assistência ofertada são aprovadas pelos usuários e profissionais da área da saúde.

“Além da tecnologia e da presença de insumos, que têm bastante, o fluxo vai melhorar bastante não impactando no corredor. Isso significa que teremos um fluxo de pacientes muito mais rápido. Tanto na urgência como na emergência, o paciente precisa de um tempo de resposta rápido”, disse o médico especialista em Urgência e Emergência, Vinicius Gatto, que já atuava há seis anos no antigo PS, onde foi coordenador da sala vermelha e diretor técnico.

Esse avanço no tempo-resposta é resultado de um espaço maior para atendimento. “O paciente ao invés de chegar e ficar na maca, ele vai ser entregue e a ambulância vai embora. Não será preciso segurar (as viaturas). O antigo pronto-socorro está muito afunilado, muito impactado o serviço de macas e com pouco espaço. Aqui a gente vai conseguir dar um fluxo maior e o paciente vai ficar no máximo 24 horas na estabilização. No antigo, o paciente fica até uma semana, mais dias. Aqui isso vai acabar”, acredita.

Vinicius Gatto frisa ainda que o setor está com a equipe completa. “Toda área está completa. Sem desfalque de profissionais. Todos os leitos estão completos, não falta nenhum tipo de equipamentos, como monitor ou respirador”, citou. “Mas, o fluxo é bastante importante. O paciente chegar, já ser atendido e devidamente direcionado, como por exemplo, se for clínico, ele vai para a sala vermelha ou se tem politrauma já vai ser imediatamente atendido por cirurgiões”, reforçou.

Quem também aprova a nova unidade é a moradora do Residencial Sucuri, Gracia Maria Santana, 52 anos. Ela acompanhava a mãe Isabel, 86, que estava realizando um raio “X”, na ala ambulatorial do HMC. “Minha mãe torceu o pé e precisa engessar. Ela já veio agendada do antigo pronto-socorro. Aqui o atendimento bom e até rápido. Claro, a estrutura é nova e muito melhor. O que a gente espera é que continue assim”, comentou.

Com capacidade para atendimento de até 35 mil pessoas ao mês, o HMC possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 60 de unidade de terapia intensiva (UTI), 38 de emergência, 06 salas de cirurgia e 13 leitos recuperação pós-anestesia (RPA). Além disso, conforme informações da assessoria de imprensa, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológicos com equipamentos de última geração e moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites.

Com essa capacidade instalada, o HMC passa a superar todos os hospitais públicos de Mato Grosso. Contabilizando apenas os leitos de UTI adultos do HMC, São Benedito e do antigo pronto-socorro, Cuiabá sozinha passa a contar com 120 leitos, 20 a mais que todos os demais hospitais públicos do Estado juntos.

Emocionado na hora da entrega, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou que o momento era de reconhecimento e de gratidão, por poder entregar a obra para o seu legítimo dono: a população. "Prometi um pronto-socorro e entrego o maior hospital de Mato Grosso para o povo da minha terra. Hoje, colhemos os frutos de uma gestão para as pessoas mais carentes, que são os que mais precisam de mim como prefeito”, disse.

Na oportunidade, o prefeito anunciou mais uma obra que será feita no espaço do HMC: a Praça da Gratidão, que terá placas com os nomes de Blairo Maggi, Wellington Fagundes e Michel Temer. "Esta praça será apenas uma pequena homenagem a vocês que nos proporcionaram uma obra tão importante não apenas para os cuiabanos, mas também para todos os mato-grossenses".

Presente na solenidade, o ex-ministro Blairo Maggi e o senador Wellington Fagundes foram os grandes homenageados da noite, juntamente com o ex-presidente Michel Temer, que não pode comparecer ao evento. Blairo e Wellington foram os responsáveis por direcionar os recursos do “Desafio Chave de Ouro” para que o Hospital Municipal de Cuiabá pudesse ser concluído. Ambos receberam das mãos do prefeito a medalha “Cuiabá 300 Anos”, em agradecimento. Temer também foi agraciado com a medalha e foi representado pelo deputado federal Baleia Rossi.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:09 Macondo, infelizmente...
17:09 07 – sábado Implantação de Jardim Botânico deve começar
17:08 A maconha foi liberada no Brasil?
17:08 Os pets e o estilingue
17:07 Combate ao custo Brasil


17:05
17:04 Temporada 2019 atrai 6 mil visitantes em exposições marcadas pela diversidade
17:04 Arena Encantada traz fé, magia e diversão para as famílias mato-grossenses
17:03 Em Ela disse, jornalistas contam os bastidores da investigação que derrubou Harvey Weinstein
17:02 Carol Castro: Se deixar, te colocam na prateleira do papel sensual
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018