Sexta feira, 15 de novembro de 2019 Edição nº 15329 17/10/2019  










Anterior | Índice | Próxima



O colecionador

O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o “Nininho”, é um colecionador de processos na Justiça. Até seus direitos políticos foram cassados, mas o parlamentar continua na linha de frente da CPI da Sonegação Fiscal, na ALMT.

Dúvidas

A tal CPI, como o nome diz, investiga denúncias de esquemas na concessão de incentivos fiscais. A pergunta que não quer calar é: que moral o deputado Nininho tem para atuar como fiscalizador de contas públicas?

Improbidade

Para ilustrar o currículo do nobre parlamentar, a Justiça acaba de condená-lo por improbidade administrativa, com a perda dos direitos políticos. É acusado de fraude quando era prefeito de Itiquira, no Sul de Mato Grosso.

Propina

Em 2017, na sua “delação-monstro”, Silval Barbosa revelou que recebeu R$ 7 milhões em propina para assinar o contrato de concessão do pedágio da MT-120 (Primavera-Rondonópolis) à Morro da Mesa, empresa do deputado Nininho.

Gozação

No meio político, ainda repercute a ousadia de Mauro Savi (DEM) em pedir à Justiça autorização para curtir férias na cidade de Miami, na Flórida (EUA). Réu em ação penal, o ex-deputado, no mínimo, tenta fazer a Justiça e o povo de bobos.

Folha corrida

Não custa lembrar que Savi já esteve na prisão. O MPE o aponta como o chefe de uma quadrilha que desviou R$ 30 milhões do Detran-MT. Ele é obrigado a cumprir medidas cautelares. É também é considerado uma das grandes fortunas de MT.

Mimos

Mesmo com a verba indenizatória de R% 18,9 mil/mês, os vereadores cuiabanos foram premiados com celulares de última geração pela Mesa Diretora. Recentemente, cada um dos 25 vereadores ganhou um carro Zero Km. O contribuinte paga tudo.

Maternidade

Vice-presidente da ALMT, Janaina Riva (MDB) deve descartar o projeto de disputar a Prefeitura em 2020. Segundo familiares, a deputada definiu como prioridade engravidar. Ela seria opção do MDB, caso o prefeito Emanuel Pinheiro desista da recandidatura.

Fusão

Segundo O Globo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vê “com enorme simpatia” o plano, ainda embrionário, de uma eventual fusão entre o DEM e o PSL. Antes, porém, é preciso que Jair Bolsonaro (PSL) mude de partido.

Água e vinho

Caso essa fusão aconteça, em Mato Grosso será difícil fazer sentarem à mesma mesa os deputados estaduais Sílvio Fávero e Delegado Claudinei, do PSL, e Mauro Mendes (DEM). Ambos não toleram o governador, com quem romperam.

...............

Partido ou crime organizado?

“Se o mensalão e o petrolão serviram para alguma coisa foi para comprovar que os maiores partidos brasileiros tornaram-se apenas ramificações do crime organizado. E o PSL serve para demonstrar que, se você tiver carisma e disposição para chamar a mesma porcaria de nova política, vai acabar transformando um partido nanico num gigante do Legislativo. Embora continue sendo a mesma porcaria.” Do jornalista Josias de Souza, em sua coluna no UOL.

...............

Apropriação...

Em sua página no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro festeja ações do Ministério da Infraestrutura, e afirma que as estradas de ferro “estão ressurgindo no Brasil”. E destaca um comboio da Ferronorte, que liga MT a São Paulo.

...indébita

A impressão que JB passa é de que a obra é do seu Governo. A Ferronorte (hoje Rumo Logística) foi iniciada em 1981 e inaugurada em 1989, no início do Governo Collor. A ideia do projeto vem de 1901, com o escritor Euclides da Cunha.

Inutilidade

Segundo o site MidiaNews, o bolsonarista Sílvio Fávero (PSL) propôs que a Assembleia gaste parte da sobra de seu orçamento anual – cerca de meio bilhão de reais – na construção de uma academia de ginástica, destinada aos servidores.

Berço esplêndido

Em discurso no Plenário, ontem, o vereador Felipe Wellaton (PV) revelou que não vai disputar a reeleição na Câmara Municipal, ano que vem. Aos 31 anos e no primeiro mandato, o parlamentar sonha alto: quer ser prefeito de Cuiabá.

Sem “noiados”

Secretário de Cultura, Francisco Vuolo anuncia um projeto, digamos, arrojado: transformar o Centro Histórico de Cuiabá em um “grande shopping aberto”. A meta é, por extensão, acabar com as cracolândias na região.

Reforma

Em entrevista ao site RepórterMT, Vuolo anunciou obras de restauração em prédios, igrejas e praças no Centro Histórico. Só não disse para onde serão levados os moradores de rua – a maioria, usuários de drogas -, que habitam a região.

Caso médico

O deputado estadual Romoaldo Júnior (MDB) convalesce de uma cirurgia bariátrica, realizada na segunda (14), em Cuiabá. Com 145 kg, o parlamentar trava uma luta de 30 anos com a balança. Já implantou três stents no coração.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:29 A Bolívia e seus dilemas - parte II
17:29 BOA DISSONANTE
17:28 Estado adia para 2020 decisão sobre VLT
17:27 Diferença entre direita e bolsonarismo
17:26 A saída da extrema pobreza


17:26 Reflexões da vida
17:25 Toffoli intima BC e obtém dados sigilosos de 600 mil pessoas
17:25
17:24 Brics ignoram crise na Venezuela e Bolívia
17:24 Zona de livre comércio com China pode prejudicar indústria
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018