Domingo, 15 de setembro de 2019 Edição nº 15290 23/08/2019  










ESTRADA DA GUIAAnterior | Índice | Próxima

Região é a que mais cresce em Cuiabá

MARIANNA PERES
Da Reportagem

Até o final deste ano deverá ser concluída a duplicação do trecho urbano da Rodovia Helder Candia (MT-010), a “Estrada da Guia”. A obra completa, que inclui além da duplicação, a construção de pontes, viadutos e trincheiras, mudará completamente a paisagem da região do Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, local que até poucos anos atrás era apenas uma passagem para o Distrito da Guia ou para Chapada dos Guimarães.

A região é, atualmente, a que mais cresce e se desenvolve na capital mato-grossense, com planejamento e altos investimentos em imóveis residenciais e na área comercial. Condomínios horizontais, verticais, empreendimentos nacionais, entre outros, estão transformando a região.

A localidade começou a se desenvolver há menos de duas décadas, quando o primeiro grande empreendimento foi implantado no local, o Florais Cuiabá, da Ginco Empreendimentos.

O sucesso do empreendimento foi imediato, o que gerou novas procuras pela região. Outros condomínios surgiram, totalizando mais de 1.100 famílias instaladas no local a partir de 2014, com alto padrão aquisitivo, tornando a região o local perfeito para a abertura de comércio e novos negócios.

“Os condomínios horizontais foram pioneiros naquela região, que a partir da construção do primeiro condomínio da Ginco, deslanchou. Hoje é a área que mais se desenvolve e mais próspera na grande Cuiabá, com grandes investimentos imobiliários ocorrendo”, aponta o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Júlio Flávio de Campos de Miranda.

Além dos diversos condomínios, concessionárias, oficinas, lojas de móveis, panificadoras, restaurantes, lanchonetes, casas de carnes, mini e grandes mercados, empresas, escolas particulares, serviços e até um aeroporto a região já possui. “É a região de Cuiabá mais bem-sucedida, seja para investir”, conclui o presidente do Sinduscon.

Somente entre os anos de 2015 e 2018 foram expedidos alvarás para a construção de, pelo menos, sete novos condomínios residenciais na região, segundo dados da prefeitura de Cuiabá. Cada um com média de 300 a 400 moradias ou lotes o que representa aproximadamente três mil famílias indo residir no local em apenas três anos.

“Vimos que havia uma necessidade que criava uma excelente oportunidade, e, então iniciamos nosso empreendimento”, conta o empresário Tarcisio Luis Davantel Marchiore, que há quase quatro anos abriu um restaurante japonês no mall instalado logo na entrada do Florais Cuiabá. “Morávamos no Florais e sentíamos essa necessidade de um restaurante temático. Estamos indo muito bem. Todos os espaços no mall estão ocupados e já é preciso a construção de mais um espaço para novos empreendimentos e comércios”.

Tarcisio conta que consegue manter o negócio apenas com a frequência dos moradores da região. “Antes do início das obras de duplicação, recebíamos clientes de toda grande Cuiabá, mas, com as obras, esse fluxo diminuiu bastante, mesmo assim o público do restaurante continua alto somente com os clientes da região. Com certeza, quando terminarem as obras a presença dos clientes de fora da região voltará e tende até a crescer, com a facilidade de acesso”.

Para o diretor da Ginco, Júlio Cesar Braz, o desenvolvimento da região está só no começo. “Só a Ginco já tem inúmeros novos projetos para a região em empreendimentos residenciais e comerciais. Recentemente lançamos o novo Florais Safira, que ficará em um ponto estratégico, entre os demais Florais e o Centro de Eventos do Pantanal, na continuação da Avenida dos Florais aberta há pouco tempo”.

“Quando definimos pelo espaço, já prevíamos que essa seria uma região de grande desenvolvimento. Na ocasião, tínhamos duas opções de localização, mas a nossa área atual oferecia mais espaço de crescimento. Fizemos a escolha certa, foi uma escolha assertiva”, aponta a empresária Adel Malouf, cuja família instalou na região, há 11 anos, o espaço de festas Buffet Leila Malouf. Recentemente, o Buffet ampliou o número de salões para festas e eventos de um para cinco.

Adel conta que no início muitos reclamavam da localização, “que parecia ser muito distante da cidade, apesar de ser apenas dois quilômetros, mas hoje essa barreira já foi quebrada”.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:45 Seis em cada dez internautas fizeram compras no último ano
17:37
16:53 Novos horizontes na aviação brasileira
16:53 A mulher bonita da janela alegre
16:52 Resistência à CPMF


16:52 Saúde: um direito ainda utópico
16:51 Nietzsche ganha verniz pop em nova biografia, que o apresenta como misógino
16:51
16:50 Órfãos da Terra: capítulos da última semana não serão antecipados no Globoplay
16:50 Dramaturgia em diálogo com a psicanálise
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018