Quarta feira, 24 de abril de 2019 Edição nº 15157 09/02/2019  










RIO/LUTOAnterior | Índice | Próxima

Incêndio no CT do Flamengo deixa 10 mortos

A maior tragédia da história do futebol carioca abala o mundo. Entre as vítimas estão funcionários do clube e jogadores das categorias de base

Tomaz Silva/Agência Brasil
O Ninho do Urubu é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base
LUCAS VETTORAZZO
Da Folhapress – Rio

?Um incêndio atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, na manhã de sexta-feira, no Rio de Janeiro, e deixou ao menos dez mortos e três feridos - um deles em estado grave.

Entre as vítimas estão funcionários do clube e jogadores das categorias de base. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio às 5h17. O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. As chamas foram controladas às 6h.

O primeiro atendimento aos feridos foi feito no Hospital Municipal Lourenço Jorge. Segundo a secretaria de saúde do Rio, a vítima em situação mais grave é Jonathan Cruz Ventura, 15, que tem cerca de 30% do corpo com queimaduras de terceiro grau. Ele será transferido para o Hospital Municipal Pedro 2º. Os outros feridos, Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14, e Francisco Diogo Alves, 15, estão em situação estável.

O vice-governador do Rio, Cláudio Castro, esteve no Ninho do Urubu na manhã de sexta e afirmou que a principal suspeita no momento é de que uma pane no aparelho de ar-condicionado do alojamento tenha causado o incêndio.

Jefferson Rodrigues da Silva, dono de uma pensão próxima ao CT que recebe jovens em busca de oportunidade no clube, foi ao local para buscar informações sobre um de seus clientes, um rapaz de 15 anos do Tocantins que estava há dois anos treinando no clube.

Segundo ele, o atleta de nome Caique estava bem, mas muito abalado em razão da perda de colegas. Silva afirmou que ainda não há informações da causa do incêndio. Ele afirmou que o jovem relatou que tudo ocorreu muito rápido.

"Ele estava no alojamento e disse que quando percebeu o que estava acontecendo, não deu tempo de recolher seus pertences, porque as chamas se alastravam rapidamente. Ele perdeu o celular e estava em estado de choque, mas conseguiu se salvar", disse.

Às 10h20, um carro da perícia da Polícia Civil chegou ao local para apurar as causas do incêndio.

O enteado de Marcia Santos, 34, Samuel Barbosa, 16, estava no quarto em que o fogo começou. Segundo ela, apenas parte dos jovens conseguiu fugir. A família veio do Piauí há dois anos para que o jovem tentasse uma oportunidade no clube.

O Flamengo só abriga jogadores a partir dos 14 anos e de fora do estado. O rapaz ficava no alojamento de contêineres no CT. A família mora próximo, em uma casa no bairro de Vargem Grande.

Segundo ela, as informações chegaram às 5h para a família, e o Flamengo avisou que seu parente não corria risco às 7h. "A gente soube do ocorrido umas 5h, mas como estamos sem luz por causa do temporal, decidimos vir para cá", disse ela.

Segundo Marcia, o rapaz está em estado de choque e não conseguiu ainda explicar o que aconteceu. "Ele só disse que conseguiu fugir porque deixou tudo para trás. O colega dele que estava dormindo na hora do fogo não conseguiu fugir. Meu enteado está muito abalado", disse.

Mãe de um menino do time sub-11, Rute Mara, 56, disse que os jovens se apresentaram no clube na semana passada. "A gente acha que houve algum problema na parte elétrica porque a chuva danificou a rede em vários pontos do bairro", disse.

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base.

REFORMAS

O local passou por reformas recentemente, com a inauguração de um novo módulo para os profissionais em novembro de 2018. Era previsto, inclusive, que a ala atingida pelo incêndio fosse demolida após a inauguração do novo espaço.

O Corpo de Bombeiros informou que o CT rubro-negro ainda passava por processo de regularização, para receber o Certificado de Aprovação (CA), que é o documento final emitido pela corporação.

"O CA é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. Não se trata de alvará de funcionamento (estabelecimentos comerciais) ou habite-se (imóveis residenciais). Estes documentos são emitidos pela Prefeitura", disse, em nota, a corporação.

"Importante esclarecer que a não existência do CA não significa, por si só, que o local não possuía os dispositivos, e sim que não era aprovado pelo CBMERJ", completou no comunicado.

O elenco principal do Flamengo tinha trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta, o que seria seu último treinamento antes do clássico contra o Fluminense, inicialmente agendado para este sábado (9), mas já adiado para quinta (14), pelas semifinais da Taça Guanabara.

A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) afirmou em sua conta no Twitter que a outra semifinal, entre Vasco e Resende, marcada para domingo, também foi adiada, para quarta.

Com as mudanças, o jogo entre Fluminense e Antofagasta (CHI) pela Copa Sul-Americana, que seria na quarta, também foi remarcado, para o próximo dia 26.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




21:11 Governadores formam pauta única para ser defendida no Congresso Nacional
21:05 Estado proíbe servidores de acumular licenças-prêmios
21:05 BOA DISSONANTE
21:04 Benefícios do manejo sustentável
21:03 As barcas “pêndulo” e “gasolina”


21:02 Previdência e pontos-chave
21:01 2ª Corrida da Câmara
21:00 Estratégia do confronto
20:59
20:58 Roberta Sá não brilha em álbum com canções inéditas de Gil
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018