Quinta feira, 13 de dezembro de 2018 Edição nº 15115 07/12/2018  










UBIRATÃ NASCENTES ALVESAnterior | Índice | Próxima

Filinto Strubing Müller

Foi um político destemido abnegado que teve papel marcante no cenário nacional, proeminente contestador da República Velha - até 1930, grande admirador do Pres. Getúlio Vargas, atacado pelos contrários, estimado pelos que o conheceram de perto, defensor dos conterrâneos.

Nascido em Cuiabá no dia 11 de julho 1900, seu pai era o comerciante Júlio Frederico Müller e mãe a Sra. Rita Teófila Correia da Costa Müller, iniciou-se nos estudos com professor particular, depois ingressa no Grupo Escolar de Cuiabá, onde concluí o curso primário. No período da República Velha, seu genitor ocupou diversas vezes a intendência municipal - Prefeito, posto ocupado por seu irmão Fenelon Müller, que em 1935 foi Interventor Federal - governador, também o irmão Júlio Muller, esse mesmo cargo no tempo do Estado Novo 1937-45.

Realizou os estudos secundários nos Liceus Salesiano São Gonçalo e Cuiabano, entrando noviço, aos 17 anos na vida laboral, atuou como auxiliar de revisor na Imprensa Oficial do Estado / MT. Em 1917 participou de manobras com o 16º Batalhão de Caçadores, seguindo em 1919 para o Rio de Janeiro - DF, ingressou em 1º lugar na Artilharia da Escola Militar para oficiais de Realengo.

Neste local veio a conhecer jovens cadetes muito ligados à vida política nacional, contra a já existente corrupção, fim do voto aberto de cabresto e por reforma na educação pública. Declarado aspirante-a-oficial da arma de artilharia em janeiro de 1922, obteve o 1º lugar da turma. Filinto classificado para servir no 1º Regimento de Artilharia Montada - 1º RAM, sediado no Rio,

logo após foi acusado de haver atuado nos preparativos atos insurrecionais, contra o fechamento do Clube Militar e a prisão do Mal. Hermes, decretados por Epitácio Pessoa, ficou preso 5 mêses.

Depois servindo em Quitaúna - SP, volta a participar em 1924 das lutas tenentistas, desta feita exerce papel ativo na ocupação da capital São Paulo pelos rebeldes, durou 3 semanas. Verificando ser impossível resistir ao incisivo cerco das forças legalistas, juntou-se à retirada em direção ao Paraná, exilando-se na Argentina. Entretanto, a grande parte desses rebeldes paulistas, junta-se aos militares gaúchos que haviam também se revoltado, criando assim a Coluna Prestes. Müller retorna depois ao Brasil em 1927, desta feita amarga o cárcere por cerca de 2 anos e meio. Teve leve atuação na Revolução de 30 que encerrou a República Velha e conduz Vargas ao poder. Instalado o novo regime, torna-se oficial-de-gabinete do Ministro da Guerra, Gal. Leite de Castro.

Chega ao posto de Ch. de Polícia do Distrito Federal em abril 1932 e fica por quase uma década.

O avanço da Aliança Nacional Libertadora – ANL, formada por várias tendências políticas, acelerou a 1ª Lei de Segurança Nacional promulgada em abril 1935, que levou-a para ilegalidade, pois os comunistas preparavam uma insurreição armada com vistas a tomar o poder. A "Intentona Comunista", o termo significa plano insensato, na seqüência a 23 de novembro 1935 em Natal pelos sargentos, cabos e soldados, dia 24 em Recife, sendo 27 no Rio de Janeiro na Escola de Aviação Militar no Campo dos Afonsos e 3º Regimento de Infantaria - Praia Vermelha. Haviam infiltrados no PCB, assim Filinto informou os comandos militares e rapidamente sufocam a revolta, no relatório apresenta um decálogo de medidas constitucionais para coibir, bem atuais !

Transpoz intensa agitação nacional... a promulgação da Constituição de 1934, Revolta Comunista - supra, a decretação do Estado Novo de 1937, a Revolta Integralista em 1938. Seguramente não deixou saudades para a esquerda, que arcou prejuízos e no choro livre o deplora. Era estudioso, bacharelou em Direito pela Universidade Federal Fluminense em Niterói em 1938.

Ressoou o caso da judia alemã Olga Benário, espiã comunista, mulher de Prestes, que por uma ordem de Vargas veio a ser deportada para Alemanha nazista, executada em 1942. Encontraram-se na Rússia, por decisão do Komintern, organização internacional criada por Lenin, tinham a missão de fomentar a Revolução Comunista no Brasil, impor a ditadura do proletariado, ingressam no Brasil com nomes falsos Antônio Vilar e Maria Bergner em 15 de abril 1936 pelo RJ. Ele transformado em paladino, mas no livro "O Avesso da Lenda" - Artes e Ofícios, sua autora Eliane Brum que refez o trajeto percorrido nos relata os assassinatos, estupros, saques, roubos, praticados pela tropa que se arvorou em defender interesse, que nem eles mesmo sabiam qual era. Olga Benário, foi quem autorizou a morte da menor Elvira Cupello Colônio, por suspeita de traí-los após ser condenada pelo tribunal vermelho, afinal superior ao marido; Elvira objeto da lascívia de "Miranda", Secretário-Geral do PCB, conheceu-a em reuniões na própria casa da adolescente. Acontece que a esquerda aparelhou a mídia, constrói heróis com pés de barro, repetindo a mentira.

Em julho 1942, aberta uma crise estudantil, Filinto pede exoneração, tecendo elogiososa gratidão G. Vargas acolhe, torna-se oficial-de-Gabinete do Min. da Guerra E. G. Dutra. No mês seguinte o Brasil declara Guerra aos países do Eixo, dias agitados de profundas disputas. A política reformista encetadas por Vargas, não logrou afastar a crise do Estado Novo, nem sua queda em outubro de 1945 por uma revolta militar liderada pelos generais Dutra e Góis Monteiro.

Filinto Müller foi para a reserva no posto de tenente-coronel em setembro de 1946.

Surge o político ... iniciado o processo de redemocratização do país, foi um dos fundadores PSD.

Elegeu-se 4 vezes Senador por Mato Grosso, primeiramente em 1947 e retorna ao cargo em 1955. Destacou-se após na terceira eleição em 1962, exercendo a liderança do PSD e do governo de JK. Reeleito em 1970, ocupou a liderança da Arena e do governo no Senado, bem como a presidência nacional do partido, em 1973 assumiu a presidência do Senado, culminando sua vitoriosa carreira. Há no Senado Federal uma ala em sua homenagem, recebeu mais de 16 condecorações oficiais, em 1941 foi agraciado com a Ordem Militar de Avis, no grau de Comendador; em 1961 foi elevado a Grã-Cruz dessa Ordem de Portugal, extrapolando as fronteiras o seu reconhecimento.

Esposou a Sra. Consuelo Müller, foram filhas ? Maria Luiza Müller de Almeida, Rita Júlia Lastra Müller e teve como adotiva, Maria Luísa Beatriz del Rio Lastra, uma sobrinha. Faleceu no dia 11 de julho de 1973 - seu aniversário, vítima de um desastre aéreo em Orly – Paris, também perderam a vida sua esposa Consuelo e seu neto caçula, Antônio Pedro Müller S. Braga. Seus restos mortais foram trasladados a Brasília, onde recebeu as honras como chefe de Estado, havendo o governo decretado luto oficial durante 3 dias, foi velado no Salão Negro do Congresso, saudaram-no o Pres. da República, Ministros, parlamentares da oposição, um contingente popular.



* UBIRATÃ NASCENTES ALVES, AML - cadeira nº 1

ubirata100@gmail.com – Whats 99968-7599



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

· Muito bem meu amigo acadêmico. Filinto,   - Manoel Saturnino cunha f.




18:34 Finais serão disputadas na Arena
18:34 Cruzeiro perde disputa com o Galo
18:30 Flamengo acerta e técnico Abel Braga retorna ao clube
18:29 Flu faz exigências para liberação
18:28 Bota recusa proposta do Atlético-MG


18:28 Goiás tenta Sidão e Edimar, contestados no São Paulo
18:28 Mixto conquista vaga para Copa do Brasil
18:27 Tricolor quer Victor Ferraz e Willian Arão
18:27 Incansável, jogou quase 100 partidas até o bimundial
18:13 Eduardo Botelho estuda cortar mais gastos da Assembleia
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018