Quatro pessoas morreram nas estradas federais de MT
Da Reportagem
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na noite de domingo, a operação “Independência” com redução de quase 30% no número acidentes nas rodovias federais que cortam Mato Grosso. No total, foram 29 sinistros contra 40 registrados no ano passado. O excesso de velocidade foi a infração mais cometida pelos motoristas, conforme a PRF.
Dentre os 29 acidentes, 34 pessoas ficaram feridas e quatro pessoas morreram. Um dos acidentes com vítimas fatais ocorreu na noite de sexta (07), quando uma pessoa morreu após colisão frontal entre caminhão e veículo de passeio na BR-163, em Guarantã do Norte.
Já no sábado (08), uma colisão frontal entre duas motocicletas deixou dois mortos na BR-070, em Campo Verde. E, na noite deste domingo (09), o motorista de um caminhão morreu após sair de pista e tombar na BR-070, em Poconé. No ano passado, de 5 a 9 de setembro, foram 47 acidentes que resultaram em 40 feridos e seis mortes.
A operação teve início na última quinta (06) e contou com reforço policial e intensificação nas ações de fiscalização e preventivas a fim de garantir a segurança, a fluidez do trânsito e reduzir os números de acidentes durante o feriadão. “As condutas relacionadas ao excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, passageiros sem o cinto de segurança e à alcoolemia ao volante foram as mais observadas pelos agentes”, informou.
Conforme a PRF, os radares móveis capturaram 1.426 imagens de veículos trafegando com velocidade superior a máxima permitida na via. Outros 71 motoristas foram flagrados fazendo ultrapassagens indevidas e acabaram autuados, 20 condutores transportavam passageiros sem o cinto de segurança e, outros oito, foram multados por não terem utilizado a cadeirinha no transporte de crianças.
Nos quatro dias de operação, os PRFs realizaram 800 testes do etilômetro, que resultaram em 17 autuação e cinco condutores foram detidos após apresentarem concentração de álcool superior a 0.34 mg/l, o que é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Outras seis pessoas foram detidas por crimes diversos, entre eles tráfico e mandado de prisão em aberto e uso de documento falso”, destacou. As ações de educação para o trânsito atingiram mais de 600 pessoas.
|