Domingo, 08 de dezembro de 2019 Edição nº 15028 28/07/2018  










ELEIÇÕES 2018Anterior | Índice | Próxima

Convenções começam hoje, com PT e PDT

Homologação das candidaturas majoritárias deverá ocorrer apenas na próxima semana

DINALTE MIRANDA/DC
O PDT, do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta realiza hoje a sua convenção
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem

A homologação das candidaturas majoritárias deverá ocorrer apenas na próxima semana. O Democratas (DEM), que tem o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) como pré-candidato a governador, realiza a sua convenção na manhã do próximo sábado, dia 04.

O ato acontecerá no Complexo Dom Aquino Correa. Na oportunidade, além de oficializar a candidatura do ex-gestor, a legenda também homologará o nome de Jayme Campos (DEM) como candidato a senador.

Além disso, ainda deverão anunciar oficialmente o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) como o segundo candidato a senador da coligação. O social democrata disputava o espaço com o deputado federal Adilton Ssachetti (PRB), que acabou sendo preterido e analisa a possibilidade de vir a integrar a chapa do senador Wellington Fagundes (PR).

No que diz respeito ao vice, a tendência é que fique com o PDT, tendo em vista a preferência de Mendes ao ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta. Vale acrescentar que o PDT realiza a sua convenção neste sábado (28).

Já o PSDB e o PR, que entra na disputa eleitoral deste ano com o governador Pedro Taques e o senador Wellington Fagundes respectivamente, irão deixar as suas convenções para o último dia do prazo estipulado pela legislação.

A agremiação tucana irá homologar a candidatura à reeleição de Taques e ao Senado do deputado federal Nilson Leitão na manhã do dia 05 no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Até o momento, a coligação encabeçada pelo gestor tucano conta com o apoio, além do PSDB, do PSB, PSL, Patriota, PPS, PRTB e Solidariedade.

Ao lado de Leitão, quem também disputará o Senado Federal na chapa será a juíza aposentada Selma Rosane de Arruda (PSL). Quanto ao vice, ainda segue sem definição. O PSDB tenta convencer o empresário Roberto Dorner (PSD), mas sofre resistência de Fávaro, que está como presidente regional do partido.

Já Fagundes ainda não definiu o horário e o local de sua convenção partidária, mas também será realizada no domingo, dia 05. Até o momento, o republicano conta apenas com um candidato ao Senado, o senador José Medeiros (Podemos).

Todos os partidos políticos deverão oficializar os seus nomes para a disputa até o dia 05. Os candidatos escolhidos nas convenções disputarão as seguintes vagas na votação de 7 de outubro: deputados estaduais ou distritais (DF), deputados federais, senadores, governadores e presidente da República.

Todas as decisões tomadas nas convenções devem ser registradas em uma ata digitada e assinada, a qual compõe o rol de documentos necessários para efetuar o registro de candidatura.

Quanto à forma de organização e realização das convenções partidárias, são realizadas conforme regras próprias do partido, uma vez que a Constituição Federal assegura aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento.

Assim, cabe a cada partido regulamentar como será feita a convocação de seus filiados para a convenção, quais serão os prazos, qual será o quorum de instalação e deliberação e como será colhido o voto.

É assegurado ainda aos partidos políticos o uso, de forma gratuita, dos prédios públicos – escolas, ginásios e assemelhados, para a realização das convenções, assumindo neste caso, a responsabilidade por quaisquer danos causados nestes espaços.

Após o fim do prazo das convenções, os partidos têm até as 19h do dia 15 de agosto para apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o requerimento de registro de candidatos a todos os cargos pleiteados.

Após realizarem o registro, ficará permitida a propaganda eleitoral, bem como a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:59 Acusado de desvio do Detran ganha liberdade
17:58 Convenções começam hoje, com PT e PDT
17:58 Lista com contas reprovadas pelo TCU tem 222 nomes no Estado
17:58 Dividido, PT decide hoje sobre candidatura própria ou não
17:57 BOA DISSONANTE


17:56 Taques vai à reeleição
17:56 Dia 28 de julho: Dia do Agricultor
17:55 A suspensão da descrença
17:55 A restrição e o veneno
17:55 De parabéns
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018