Ganha Tempo Ipiranga fecha para reforma
Quem precisar de algum serviço ofertado atualmente no local deverá se dirigir às unidades instaladas no CPA e no shopping de Várzea Grande
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
A partir de hoje (28), o Ganha Tempo Ipiranga, localizado entre a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e a Rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá, estará fechado para reforma. Com isso, quem precisar de algum serviço ofertado, atualmente, no local deverá se dirigir às unidades instaladas no Bairro CPA, na capital, e no shopping de Várzea Grande.
Diariamente, o Ganha Tempo Ipiranga atende cerca de três mil pessoas diariamente. Porém, o prédio que abriga a unidade enfrenta inúmeros problemas estruturais e, para iniciar a obra, os servidores começarão a retirar os móveis e demais materiais, que serão levados para outras unidades até a conclusão dos trabalhos, que deverão durar cerca de três meses. O valor da obra e a empresa responsável pela execução dos serviços não foram informados.
O Ganha Tempo funciona desde 2003 na antiga sede da Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat), ao lado da Praça Ipiranga, no Centro Histórico da capital. No entanto, o casarão apresenta problemas, como infiltrações, falta de torneiras e portas nos banheiros, bancos ou poltronas danificadas, entre outros.
No local, são disponibilizados diversos serviços, como emissão de documentos (RG e Carteira de Trabalho), pagamento de contas, acesso à internet gratuitamente, verificação de vagas de emprego no Sine, prestação de orientações sobre direitos do consumidor no Procon, entre outros.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) a ideia é de que a unidade do Poupatempo Lapa, 31º posto fixo da Central de Atendimento ao Cidadão do Estado de São Paulo, sirva de inspiração ao projeto de reforma do Ganha Tempo Ipiranga.
Há pouco mais de uma semana, a titular da pasta, secretária Monica Camolezi, visitou o “Poupa Tempo Lapa”, que foi revitalizado e inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin em janeiro de 2012. O também é prédio histórico.
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e tecnologia utilizada para aplicar na revitalização da unidade localizada na capital mato-grossense. Conforme Camolezi, o projeto de revitalização do espaço recuperou a fachada original do imóvel e acrescentou, internamente, uma cobertura transparente. A fachada do galpão foi restaurada, preservando assim a memória local.
"Essa é a proposta que queremos para o Ganha Tempo Ipiranga. Revitalizar, modernizar, dar conforto, agilidade sem perder a originalidade e beleza do patrimônio histórico. Esse é um presente que o governador Pedro Taques quer dar nos 300 anos de Cuiabá”, afiançou.
Ele exemplifica ainda que a unidade da Lapa conta com mecanismos para otimização dos serviços, como o “Sintonia”, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, além dos terminais eletrônicos para o pagamento de taxa da emissão da segunda via do RG, licenciamento do veículo e Carteira de Habilitação.
Nesta semana, o governo do Estado inaugurou o Ganha Tempo de Sinop (503 quilômetros, ao norte de Cuiabá), a segunda unidade entregue neste ano. A primeira está instalada no Bairro CPA, na capital. As unidades seguem o novo modelo de Ganha Tempo gerida por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão administrativa, que determina um atendimento de qualidade, eficiência e rapidez, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos do Estado e de outros parceiros.
|