Segunda feira, 21 de maio de 2018 Edição nº 14916 15/02/2018  










CARNAVALAnterior | Índice | Próxima

População toma conta da Orla do Porto

Festa popular arrasta milhares de foliões nas cinco noites de carnaval popular na Orla do Porto

Da Reportagem

O carnaval em Cuiabá este ano foi na Orla do Porto. Na sexta-feira mais de 10 mil prestigiaram a abertura do Circuito oficial do Carnaval na Orla do Porto. O evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Extraordinária dos 300 anos reuniu artistas regionais de peso que garantiram o início das festividades carnavalescas.

Com uma vasta programação durante os cinco dias de festa, nessa primeira noite, os foliões puderam desfrutar de uma noite de muita diversão comandada pelo som do DJ Felipe, da banda Toque D’Prazer, o funk de MC Dentinho, Denner & Douglas, além da contagiante animação da banda Megasom (Lambadão).

No sábado, mesmo com chuva, o segundo dia do carnaval da Orla do Porto levou o público ao delírio com os sucessos dos veteranos Chiclete com Banana. Com um público estimado em 70 mil pessoas a prefeitura de Cuiabá por meio da secretária Extraordinária dos 300 Anos proporcionou mais uma noite de pura alegria e diversão, consagrando a orla do Porto como lugar ideal para grandes eventos.

Na segunda-feira, o sertanejo tomou conta da Orla ao som de sucessos como “Dona Maria”, “Namora Bobo”, “Tá Soltinha”, dentre vários outros cantados pelo goiano Thiago Brava, os cerca de 110 mil presentes no local fecharam a quarta noite do Carnaval 2018 com muita diversão, irreverência e toda a alegria característica do povo cuiabano. Abrindo as portas pelo segundo ano consecutivo para receber a grande folia carnavalesca, a Orla foi mais uma vez abraçada pela população.

A última noite de carnaval, na terça-feira, mais de 20 mil foliões foram contagiados pelas cores, criatividade e alegria dos tradicionais blocos carnavalescos da Capital. Os blocos desfilaram na noite desta terça-feira na Orla do Porto, marcando o encerramento das festividades do Carnaval 2018. Com enredos contando importantes histórias da ‘cuiabania’, como a da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, seis blocos passaram pela avenida e mostraram que Cuiabá também tem samba no pé.

Este samba se iniciou na avenida pelo bloco convidado União Independente, seguido pelas apresentações oficiais do Vaidade , cantado “Cuiabá Rumo aos 300 anos, Afoxé\", com a história da Umbada. Na vez dos Unidos do Araés, o samba floresceu com o enredo ‘grupo Flor Ribeirinha e São Gonçalo Beira Rio: uma história de amor, religiosidade e tradição no coração do Brasil.’ O bloco Boca Suja entrou na avenida entoando a musicalidade ‘Quem tem boca vai ao rio’, e Melados trouxe a molecagem para Orla com as alegres notas do ‘Posso ser inocente, debochado e irreverente, afinal sou riso dessa gente’. Fechando o desfile, as alas do Império de Casa Nova contaram a história de Iemanjá ‘ Odoiá Iara e Iemanjá rainha das águas\'.

Para o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, a grandiosa festa de Carnaval não poderia ser encerrada sem a presença dos tradicionais blocos. Ele destaca que promover transformação sem manter as tradições do povo, que são os precursores neste processo, é jogar fora aqueles que ajudaram a construir a história do marco dos 300 anos.

“Uma noite tradicional, de valorização da cultura local. Uma cidade não se transforma deixando para trás suas raízes, e o nosso prefeito Emanuel Pinheiro vem resgatando muito bem isso dentro de sua gestão. Promover o nosso desvalorizando o pioneirismo, é ingratidão. Diante disso, a festividade carnavalesca só poderia se encerrar com os enredos dessas lindas histórias, envolvendo a biografia desse caloroso e receptivo, que é o cuiabano. Fechamos com chave de ouro, colocando mais uma vez, a Capital como referência no cenário de grandes eventos. Agradeço aqui, em nome do prefeito, a toda população cuiabana presente nestes cinco dias de folia”, disse Júnior.

Cada bloco desfilou pela avenida por 50 minutos, e foram analisados pela comissão julgadora em sete quesitos. Evolução, empolgação, conjunto, samba enredo, criatividade, comissão de frente (fantasiada) e enredo. O prêmio total deste ano é de R$ 180 mil, que será distribuído entre os quatro primeiros colocados, sendo que o primeiro vai levar para casa o valor de R$55 mil.

Este desfile já faz parte de nossas raízes, e colocá-lo entre as principais atrações desse Carnaval é de grande importância para nós, artistas cuiabanos. Buscamos todos os dias o reconhecimento pelo nosso trabalho, e tudo isso aqui, significa dignificar nossa luta. Creio que além de mim, os representantes dos demais grupos, estão gratos pelo empenho prestado á cultura que carregamos no peito: o samba”, pontuou o presidente do bloco Unidos do Araés, Luiz Carlos Ferreira.

SEGURANÇA - A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência no último dia de Carnaval na Orla do Porto. “Fazendo um balanço dos cinco dias de folia, o evento mostrou que a população compreendeu o sentido da festa, que é levar o lazer, diversão, entretenimento, através da valorização dos pontos turísticos da Capital, com segurança, onde toda a família possa desfrutar disso. O evento não teve registro de ocorrências de grande relevância. Notamos um bom número de crianças nesses dias de festa. Isso prova que os pais realmente se sentiram seguros aqui dentro. E esse era o objetivo, que as pessoas entendam que é possível promover uma festa de Carnaval, entre outras, com diversão e ao mesmo tempo, responsabilidade,” finalizou Junior Leite.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:44 Ministério Público de Contas defende pagamento de RGA
17:44 Mauro Curvo rebate críticas de deputados denunciados
17:43 Taques discorda de proposta de deputados
17:43 Vereador requer cassação de mandato de colega
17:42 Álvaro Dias quer vaga para Zé Medeiros


17:24
17:18 Garcia Neto – o estado-solução
17:18 BOA DISSONANTE
17:17 Valha-me Conab
17:17 Tudo ao mesmo tempo agora
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018