Quarta feira, 13 de dezembro de 2017 Edição nº 14861 18/11/2017  










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Ferramenta permitirá cidadão controlar gastos públicos

Da Reportagem

O quanto já foi pago por uma obra, quanto está sendo investido em saúde, onde o dinheiro está sendo aplicado. Essas e outras informações serão disponibilizadas ao cidadão através do “Mira Cidadão”. Desenvolvido pelo próprio governo, o portal com informações em tempo real deve estar disponível ao cidadão ainda este mês.

O controlador geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves explica que há um ano o Mira passou a ser desenvolvido na versão cidadão. “O Mira Cidadão é muito mais que um portal de transparência. Ele é uma ferramenta de interação do cidadão com o gasto público. Mostrar ao cidadão o que está sendo feito com dinheiro público. Deixar ao cidadão em tempo real o caminho para o dinheiro público”.

A Controladoria já vinha desenvolvendo um projeto de intensificar a capacidade de controle eletrônico através do cruzamento de banco de dados. O projeto surgiu há cinco anos, batizado de Monitoramento Inteligente de Risco em Auditoria (MIRA). “O governador determinou que se essa ferramenta serve para controle da CGE, dos auditores e do Governo, tem que servir também para o cidadão, é claro que uma linguagem clara”, explica.

Com a nova ferramenta que vai ser lançada ainda este mês o cidadão pode conhecer o dinheiro aplicado na área da saúde, educação, segurança e as despesas públicas. O cidadão pode conhecer o tipo de despesa. “Ao pesquisar combustível, por exemplo, ele pode ter acesso às empresas, as despesas. Funciona tipo Google. É um dado transparente, um dado público”, diz Ciro Rodolpho.

O controlador geral frisa ainda que com o Mira o cidadão controlador vai ver o gasto. “Vai perguntar por que gastou tanto com evento, tanto com medicamento. A transparência é trazer o cidadão para o controle”, ressalta.

Ciro diz ainda que grande parte da corrupção que ocorreu se tivesse uma transparência mais robusta não tinha passado tanta coisa. Além disso, a nova ferramenta traz um espaço para o cidadão fazer uma interação de controlador. Além de reportar se tiver problema na ferramenta, o cidadão pode também fazer denúncias e sugestões. “Ai a pessoa vai falar, CGE, dá uma olhada nisso. Ele pode pedir, por exemplo, uma cópia de contrato. Transparência não tem que ser só um site”, confirma. (AA)



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