Quarta feira, 13 de dezembro de 2017 Edição nº 14753 10/06/2017  










CHAPADA DOS GUIMARÃESAnterior | Índice | Próxima

Parque se adapta para novos visitantes

ALINE ALMEIDA
Da Reportagem

Conhecer belezas naturais é um sonho de qualquer um. Mato Grosso abriga uma dessas belezas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Agora o acesso ao Parque será para todos. A partir de hoje, sábado (10), o local passa a contar com uma cadeira de rodas adaptada para que pessoas com deficiências ou limitações físicas possam praticar esportes de montanha.

A cadeira será usada para permitir acessibilidade de cadeirantes até o mirante da Cachoeira Véu de Noiva, atrativo mais visitado da Chapada. Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente o equipamento será doado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), seção Mato Grosso, que também deverá reformar o auditório e banheiro do parque, o que deve tornar os locais acessíveis a pessoas com dificuldade de locomoção.

"A ideia em trazer o projeto 'Montanha para Todos' para o estado surgiu depois de um contato com o casal durante uma feira de esportes e aventura, em São Paulo”, conta o presidente da Sbot em Mato Grosso Márcio Augusto.

O local foi escolhido pelo projeto “Montanha para Todos” - do qual a Sbot também faz parte – exatamente para ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a curtir trilhas de difícil acesso. A “Julietti”, nome dado à cadeira de rodas, será uma concretização da acessibilidade e da garantia de que o Parque é para todos.

O projeto Montanha para todos foi desenvolvido pelo engenheiro Guilherme Simões Cordeiro. A ideia foi uma forma de incentivar a esposa Juliana Tozzi.

O casal de São José dos Campos, em São Paulo, sempre foi apaixonado por trilhas, montanhas e viagens. Juntos, já caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que Juliana teve um câncer de mama. Depois de vencer esta batalha, Juliana e Guilherme decidiram ter um filho. Juliana então engravidou.

No entanto, durante a gravidez descobriu um novo problema de saúde, Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara. Mesmo com a doença, Juliana conseguiu dar a luz ao filho Benjamin.

O amor pelas aventuras continuava, mas a Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Para fazer a Juliana viver a vida do jeito que ela estava se impondo, Guilherme fez uma promessa a sua esposa:

“Onde você quiser ir, eu vou te levar!“

A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Foi quando surgiu a “Julietti”, uma cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana. A cadeira deu tão certo que a ideia é que ela, a Julietti, seja acessível ao maior número de pessoas portadoras de outras deficiências. Com isso nasceu o projeto “Montanha Para Todos”.

O parque - Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 hectares, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque está aberto à visitação todos os dias.

Serviço – No sábado a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia de Mato Grosso (SBOT-MT) realiza a primeira edição do "Fórum de Acessibilidade e Inclusão 2017", no Centro de Eventos do Pantanal, das 8h às 12h. O objetivo é promover ações com efeito educativo e motivacional, que retratem a acessibilidade e inclusão como atributos indispensáveis na sociedade, permitindo que todos possam desfrutar das mesmas oportunidades em turismo, esporte, lazer e cultura. O Fórum traz na programação a palestra sobre o projeto "Montanha Para Todos", com seus idealizadores Guilherme Simões e Juliana Tozzi, que desenvolveram uma cadeira de rodas adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. Todas as palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (65) 9 9987-3230 ou 9 9983-4274.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




19:55 Juiz se declara incompetente para conduzir ação penal
19:55 Assembleia aprova lei orçamentária em 1º turno
19:55 Câmara aprova recriação de Secretaria extraordinária
19:54 FEX deve ser votado hoje no Senado
19:54 Dissidentes do PSB ainda não decidiram para onde vão


19:54 Trabalhos da CPI causa desentendimento entre vereadores
19:53 Lucimar Campos tem 80% de aprovação
19:30 Lei que autoriza fechamento de ruas é aprovada na Câmara
19:30 BOA DISSONANTE
19:29 O paracetamol e os riscos à sua gravidez
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2015