Segunda feira, 27 de maio de 2019 Edição nº 14733 13/05/2017  










Anterior | Índice | Próxima

Programação da Mostra Causa & Video

Da Reportagem

A mostra abre com uma seleção da Retrospectiva Dança em Foco 10 Anos:

- FF - 5min, 2007. Diretores: Karenina dos Santos, Leticia Nabuco, Marcelo Stroppa e Tatiana Gentile Coreógrafos: Karenina de Los Santos, Letícia Nabuco e Marcello Stroppa

- Por onde os olhos não passam - 6min, 2003. Diretores: Andrea Maciel e Paulo Mendel Coreógrafo: Andrea Maciel

- A árvore do esquecimento - 3min, 2015. Diretor: Vinícius Cardoso Coreógrafo: Jorge Garcia (Balé da Cidade de São Paulo)

- Samba#2 - 3min, 2014. Diretoras: Rosane Chamecki e Andrea Lerner Coreógrafas: Rosane Chamecki e Andrea Lerner

- O dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança é um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, foi o primeiro evento brasileiro dedicado à vídeodança. O principal eixo do festival é a MIV - Mostra Internacional de Videodança – uma das mais importantes plataformas da dança concebida para a tela no mundo –, onde a cada ano são exibidas obras dos mais diversos formatos e estéticas.



- The Robbery (Arun Nura, 2013) 07 minutos - Três pessoas planejam roubar um banco e uma história de amor. Me desculpe, eu não tinha dinheiro para comprar câmeras. Por favor, não fume durante a exibição do filme.

- Heaven (Luiz Roque, 2016) - Na segunda metade do século 21, quando a notícia de uma epidemia de origem desconhecida faz os órgãos de saúde levantarem a hipótese de transmissão de um vírus pela saliva de transexuais. A escolha precoce dos suspeitos repete a retórica preconceituosa e acusatória das campanhas contra a Aids na década de 1980. Os medos, portanto, persistem nessa visão do futuro, assim como uma eloquência exercida para fazer crer. A ficção científica fascina justamente por suas afirmações convictas.

- Sensações contrárias (Amadeu Alban, Jorge Alencar, MAtheus Rocha, 2007) 6 minutos - Sensações Contrárias é ambientado no Recôncavo Baiano, região de passado coronelista. Dentro de um ambiente provinciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidades, num limite entre realismo cotidiano e surrealismo.

- Minha mãe e eu (Gustavo Cid, 2016 ) 8 minutos e 30 segundos - Curta metragem independente Sueco-Brasileiro. Dirigido por Gus Cid, essa obra de ficção passa na Europa, no interior do sul da Suécia. Em um remoto vilarejo, vivem mãe e filha aprisionadas num passado de amor e ódio.

- A Ave (Luiz Marchetti, 2016) 7 min - A Cia Pessoal de Teatro, num projeto de literatura do Sesc Arsenal, reuniu a obra A AVE de Wladmir Dias-Pino, a música de Roberto Victório, e a dança do Diamond Crew para esta peça de vídeodança. O grupo de dança original do projeto está em tourne e não participa desta versão. Com câmera e direção de Luiz Marchetti, edição de Juliana Sergóvia este vídeo agora apresenta "A Ave” para quatro diferentes performers ao vivo diante do telão. A Ave voa.

- Réquiem para Flores (Caio Ribeiro, 2017) 7 minutos - Foi concebido originalmente como Contrata-se um Justiceiro, livremente inspirado em uma peça de um ato de Paulo Sacaldassy. No filme original, o Justiceiro encontra a personagem da morte. Tratava-se de um projeto de orçamento zero, sem custo algum, onde todos que trabalhavam no projeto com exceção de Anderson Flores e Victória Tapajós, foram contados pelo facebook poucos dias antes da gravação, O curta-metragem com sua montagem inicial foi engavetado. Anderson Flores nos deixou.



Hoje, quando outros valores, respeito e saudades descem em forma de justiça, com alguém que merece memória, sim, por mais sórdido que possa parecer. O curta-metragem se transformou. A primeira montagem foi descartada. Levanta, corta, sincroniza e coloca trilha. Ele encontra a morte. Para sempre vivo nas artes visuais de Mato Grosso.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




20:27 OAB cobra explicações do Governo sobre suposto grampo
20:27 Eduardo Botelho diz que saída de Paulo Taques não ‘muda nada’
20:27 Taques disse que recebeu denúncia de Mauro Zaque
20:26 Taques nega ter mandado fazer grampo
20:25 TCE nega recebimento de propina


20:25 Nadaf acusa TCE de receber propina
19:53 85% devem gastar menos com presente
19:52 IMAMT busca resistência ao bicudo
19:52 Estudo revela que o Brasil lidera produtividade mundial
19:52 23% têm perfil de ‘bons pagadores’
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018