Sábado, 25 de outubro de 2014 Edição nº 13745 08/11/2013  










CINEMAAnterior | Índice | Próxima

Tensão em alto mar

O drama “Capitão Phillips” e o longa de animação “Bons de Bico’ são os filmes que chegam à tela grande neste final de semana

Da Reportagem

O drama ‘Capitão Phillips”, baseado em uma história real e estrelado por Tom Hanks, em uma das atuações mais sólidas de sua carreira, é o destaque das estreias deste final de semana nos cinemas, que tem ainda diversão garantida para a garotada com o longa de animação “Bons de Bico”.

Quando pessoas comuns são colocadas em situações extremas, qualquer erro pode significar o fim da linha. Essa tensão guia ‘Capitão Phillips’ ao longo de suas duas horas. A agonia de Tom Hanks, que passa boa parte da narrativa sob a mira de uma arma, é transferida para os espectadores de forma intensa e cria uma espécie de transe enquanto esperamos pelo pior.

Quatro anos após estampar as manchetes de todo o mundo, o sequestro do capitão Richard Phillips chega às telonas pelas mãos do especialista em adaptações de histórias reais, Paul Greengrass. O cineasta se mostra totalmente no controle de sua obra e o resultado é um drama emocionalmente carregado, nos moldes de Domingo Sangrento e Vôo United 93, nos quais pessoas comuns precisam sobreviver a situações violentas.

Ainda a caminho do aeroporto, Phillips tem uma conversa casual com a esposa (Catherine Keener) sobre o futuro dos filhos. Entretanto, fica clara a apreensão de ambos com a tarefa adiante, na qual o homem precisará passar pela costa da Somália, região conhecida pela grande atividade de piratas.

A preocupação se torna realidade quando, já em alto mar, o navio Maersk Alabama é atacado por duas lanchas piratas. A cena acompanha a intensa disputa entre capitães e é visceral, digna de filmes da série Identidade Bourne, dos quais dois também foram dirigidos por Greengrass. Hanks faz manobras evasivas e usa todos os truques dos manuais de navegação, enquanto os piratas tentam a todo custo se aproximar da embarcação.

Quando finalmente os invasores sobem a bordo, começa um pesado conto de sobrevivência, no qual cada decisão dos envolvidos gera consequências imprevisíveis. Hanks precisa manter sua tripulação viva e tentar afastar os sequestradores das partes vitais do navio. O ator transparece todo tipo de emoção enquanto tenta manter a calma em uma das atuações mais sólidas e poderosas de sua carreira, especialmente perto do clímax.

Em contrapartida, era necessário um antagonista forte, e o desconhecido Barkhad Abdi, da Somália, impressiona no comando dos piratas. Seu personagem, Muse, é cruel, desesperado, ingênuo e cheio de compaixão - tudo ao mesmo tempo. Phillips e Muse são complexos e não será surpresa ver os atores que os interpretam indicados ao Globo de Ouro e ao Oscar.

Mérito também para o diretor de fotografia Barry Ackroyd, parceiro de longa data de Greengrass, e responsável por utilizar muito bem os espaços das embarcações. No começo, o Alabama parece enorme, mas conforme a tensão cresce e a ação se move para locais menores a sensação se torna cada vez mais claustrofóbica. Eventualmente, o cenário muda para um barco salva-vidas e é quase possível sentir o cheiro do suor e sujeira no minúsculo espaço mal ventilado.

Conduzido com habilidade, o longa é um retrato arrepiante de conflito nos mares modernos, capaz de mostrar detalhes dos fatos como nenhum outro meio foi capaz. O realismo deixa tudo visceral e o medo dos envolvidos é tão verdadeiro que sentimos por eles, mesmo se lembrarmos dos jornais e soubermos como a história termina.

Outra estreia – Dos mesmos produtores da franquia de sucesso Shrek, o filme de animação ‘Bons de Bico’ conta a história de Jake e Reggie, dois perus com grandes diferenças e poucas afinidades, obcecados por uma missão: Salvar todos os perus do planeta. Tentando quebrar uma antiga tradição do Dia de Ação de Graças nos EUA, eles terão de se unir e embarcar em uma aventura pra lá de inusitada. As aves vão viajar no tempo para tentarem mudar o rumo da história, impedindo assim que o peru se torne um prato tão tradicional entre os americanos.

Os atores Woody Harrelson e Owen Wilson dão vida a Jake e Reggie na versão original. Já na versão dublada os perus ganham as vozes de Leandro Hassum e Marcius Melhem.(Veja aprogramação dos cinemas na página 2)



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

21:29 Água contaminada com hepatite A
21:28 Horários e linhas geram queixas
21:28 Apenas 36,5% dos cuiabanos praticam atividades físicas
21:28 Polícia apreende dinamites
21:28 Morre jovem atingida durante tiroteio


21:27 Justiça investiga compra de votos
21:27 Um ano de atraso
21:26 Justiça condena Vedoins à prisão
21:26 DECISÃO
21:26 Testemunhas serão ouvidas só em 2015
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2012