Sábado, 18 de novembro de 2017 Edição nº 13406 07/09/2012  










QUAKE RED ALERTAnterior | Índice | Próxima

Grupo prevê terremotos com 90% de acerto

Pesquisador mora há 14 anos em Cuiabá, não conseguiu apoio das universidades do Estado, mas acabou se tornado celebridade mundial


Equipe criou fórmula que já previu terremotos na Itália, Espanha, Turquia, Chile, Costa Rica, dentre outros
STÉFANIE MEDEIROS
Da Reportagem

O pesquisador de Cuiabá Aroldo Maciel, 40 anos, fundou uma equipe que consegue adiantar quando e onde um terremoto vai ocorrer, com 90% de acerto. Os “Quake Red Alert”, como são chamados, vão em dezembro para o Congresso Mundial de Geofísica, na Califórnia, para apresentar o projeto de pesquisa que explica a fórmula usada na previsão.

Em entrevista ao Diário¸ Maciel contou que a ideia de criar uma fórmula para prever a data e o local de um abalo sísmico surgiu em uma roda de amigos. Conversando sobre se seria ou não humanamente possível fazer esse tipo de previsão, Maciel decidiu se aprofundar na questão.

Ele buscou banco de dados de abalos sísmicos anteriores para iniciar sua pesquisa em 2010. Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos de metano.

Nos dados, Maciel notou que havia um padrão. Depois de detectar esse padrão, ele desenvolveu uma fórmula com as variáveis profundidade, magnitude e distância, que gera uma alogarítimo (sequência de instruções bem definidas e não ambíguas), dizendo a localização e data do próximo terremoto.

O trabalho foi recusado em vários lugares, inclusive nas universidades de Mato Grosso, até que foi aceito em Brasília, onde é a base de um núcleo de pesquisa, formado por oito pós-doutores empenhados na elaboração do artigo científico que será apresentado na Califórnia.

O coordenador do núcleo é o doutor em Geofísica pela Universidade de São Paulo e professor adjunto do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, George Sand França.

A fórmula já previu terremotos na Itália, Espanha, Turquia, Chile, Costa Rica, dentre outros. O último abalo sísmico previsto pela equipe foi o que atingiu a Costa Rica na quarta-feira (05) e matou duas pessoas. Maciel contou que a previsão foi feita há doze dias.

No entanto, nem todos os países vêem com bons olhos os avisos enviados pelo Quake Red Alert. Um deles é justamente a Costa Rica, onde o governo proibiu a menção ao país pela equipe, e não permite que a fórmula seja aplicada para prever abalos sísmicos. Segundo eles, as previsões causam pânico na população.

Maciel explicou que teve que parar as postagens no twitter por conta do pânico causado em algumas nações. A conta virtual da equipe tem atualmente 272.713 seguidores.

Em outros, porém, a fórmula desenvolvida por Maciel é muito popular e apreciada. Um deles é o Chile, onde o pesquisador contou que vai cerca de três vezes por mês, desde o começo do ano. Lá, ele foi convidado para dar palestras na Universidade de Callao, participar de debates e entrevistas com outros cientistas, pesquisadores e apresentadores de programas de televisão.

No Brasil, o grupo não é muito conhecido e o trabalho é pouco divulgado. Maciel nasceu em Lorena, no interior de São Paulo, mas mora em Cuiabá há 14 anos. Ele explicou que depois de apresentado o congresso mundial, a pesquisa ganhe maiores dimensões.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

· Todo apoio ao pesquisador Aroldo Maciel   - Luiz Antonio Vieira Spinola
· Junto con saludar, este equipo de, perso  - Pedro Antonio Delgado Donoso
· Como puedo saber si ocurrirá mañana un t  - miguel
· me gusto su informe y me gustaria saber   - Janet
· Todos los temas de geologia y sismologia  - Oscar Torres
· gracias por informar de todo sobre terre  - sonia del carmen fuentes jiron
· Desde Chile. Muchas gracias por los acie  - Patricio Pimentel
· gracias por avisar los sismos para nuest  - alaejandra oyarzun
· As coisas que são simples para alguns sã  - Sandra Figueredo
· Cartomente de merda!!!  - Claudio Neme
· eis uma das razões de pq a ufmt, adminis  - ana




19:19 Estado consulta União sobre prazo
19:19 Aliados de prefeito confirmados em CPI
19:18 Ferramenta permitirá cidadão controlar gastos públicos
19:18 Inquérito de conselheiros do TCE vai para o STJ
19:18 Estado economizou R$ 1 bilhão em gastos


19:17 Dinheiro do FEX pode atrasar, diz Wellington Fagundes
19:17 Governo estuda ‘revender’ dívida
19:09 Bosaipo é condenado a 18 anos
19:09 BOA DISSONANTE
19:08 Família: a construção da vida
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2015