Segunda feira, 23 de outubro de 2017 Edição nº 13121 25/09/2011  










EXPOSIÇÃOAnterior | Índice | Próxima

...Desenhos escondidos

Obras e colagens em técnicas como aquarela, desenho, acrílica, lápis de cor, pastel, canetas e giz resultam em...

Martha Baptista
Da Reportagem

O universo feminino contemporâneo e as estratégias usadas para manter o bom humor e a serenidade no caos do dia a dia – essa é a matéria-prima utilizada pela artista plástica Sílvia Falqueto, que está expondo suas obras na Galeria de Artes do Sesc Arsenal. “Desenhos escondidos” apresenta pela primeira vez ao público brasileiro cerca de 100 desenhos e colagens de dimensões e suportes variados, com uso de diversas técnicas: aquarela, desenho, tinta acrílica, lápis de cor, pastel, canetas e giz.

Sílvia é capixaba, de uma cidadezinha nas montanhas chamada Venda Nova do Imigrante, já morou em Minas Gerais e no México, e está em Cuiabá há três anos. A mudança aconteceu porque seu marido passou num concurso para ser professor no Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sílvia é formada em Biologia e tem mestrado na área, porém, aos poucos, está se voltando totalmente para a área de comunicação visual. Começou este ano o curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na UFMT e pretende trabalhar com ilustração e design. “E continuar desenhando, é claro”, acrescenta.

O desenho surgiu em sua vida na infância. “Sempre gostei de ver e fazer arte, mas comecei a desenhar a sério em 2005, quando estava em crise com a carreira de bióloga”, conta Sílvia. Ela estava prestes a iniciar o doutorado, quando uma amiga abriu seus olhos para o fato de que não parecia feliz. Sílvia começou a aprender fotografia e aquarela, e logo estava participando de exposições coletivas e individuais.



DESENHOS ESCONDIDOS

Os desenhos expostos no Sesc Arsenal saíram de uma série de ilustrações sobre hobbies femininos feita para um site de ilustração stock (http://www.imagezoo.com/artist.asp?id=SAF). O nome “Desenhos escondidos” tem duas conotações: “São desenhos escondidos porque estou tirando da gaveta para mostrar meu trabalho para as pessoas de Cuiabá. Além disso, eles mostram uma parte da nossa vida que é meio escondida, a nossa intimidade, o nosso cotidiano, nossos hobbies, nossos dramas e culpas que preferimos esconder, mas que quando são mostrados quase sempre causam identificação”, explica Sílvia.

A artista acredita que falar sobre esses pequenos dramas cotidianos faz com que fiquem mais leves, já que todo mundo passa por essas coisas. “A gente vive num mundo onde se sente obrigada a ser perfeita o tempo todo e onde se dá muita importância a coisas que praticamente não acontecem na vida das pessoas comuns, como eventos glamurosos, viagens incríveis”, diz. O objetivo de Sílvia é justamente mostrar “a beleza das coisinhas de todo dia”, como trabalhar, cuidar de si mesmo, dos filhos, do marido, da casa, resolver pepinos. “Eu também quero rir um pouco dos nossos problemas”, acrescenta.



PEQUENOS DELITOS

A inspiração para os desenhos vem em parte das conversas com as amigas. Para realizar a série “Pequenos delitos”, uma das que chama mais atenção na exposição, Sílvia enviou emails às amigas pedindo exemplos de coisas que faziam e provocavam culpa. “Choveram emails com situações engraçadas”, conta.

Toda essa experiência – Sílvia trabalha com nanquim, aquarela, acrílico sobre madeira, colagem e técnicas digitais – será compartilhada com o público num bate papo com a artista, que acontecerá na próxima sexta-feira (dia 30), às 18h30, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal.

Nas próximas semanas, Sílvia também dará várias oficinas. A primeira, intitulada “Desenhos escondidos”, é voltada para crianças até oito anos, que já consigam recortar sozinhas. As oficinas “Diários ilustrados”, abertas a uma faixa etária mais ampla (de 9 a 90 anos), têm como único requisito não ter medo de lápis e papel. “A gente vai fazer um caderninho de bolso e desenhar um pouco, e a ideia é que a pessoa possa levar esse caderninho para desenhar pela vida depois. Sempre tem uma fila de banco onde a gente pode relaxar um pouco desenhando”, comenta Sílvia. Quem quiser mais informações sobre horários das oficinas e agendamento escolar deve ligar para o Sesc Arsenal - (65)3616.6909 – e falar com a técnica em Artes Plásticas, Rosana Schmitt.



SERVIÇO

O QUE: Exposição “Desenhos Escondidos”, de Sílvia Falqueto

QUANDO: até 27 de outubro, de terça à sexta-feira, das 14h às 21h, e nos sábados e domingos, das 16h às 20h.

ONDE: Galeria de Artes do Sesc Arsenal

QUANTO: entrada franca

MAIS INFORMAÇÕES: 3616.6909



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




19:39 Adicional de R$ 3,50 deve ser mantido
19:38 Chuvas se espalham pelo país a partir de agora
19:38 Nova unidade fortalece princípios
19:38 Combustíveis puxam primeira alta do IPCA-15 em 12 meses
19:37 Superprodução e receita opostas em MT


19:37 Mercado se volta para o Brasil
19:36 Oscar Bezerra quer decisão da AL
19:36 Juiza Selma reinterrogará José Riva em fevereiro
19:36 Sachetti evita comentar futuro político
19:35 Justiça notifica Executivo por atrasos
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2015