Sábado, 18 de maio de 2013 Edição nº 12967 24/03/2011  










PLENO DO TJAnterior | Índice | Próxima

Amam vai ao CNJ pedir para julgar promoção de Miranda

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem

A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) pede ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mais celeridade no julgamento sobre a promoção do juiz Fernando Miranda Rocha ao cargo de desembargador. A indefinição do caso de Miranda impede o preenchimento de seis vagas de desembargadores que estão em aberto no Tribunal de Justiça.

Presidente e primeiro-secretário da Amam, Agamenon Alcântara Moreno Júnior e Aristeu Dias Batista Vilella, respectivamente, estiveram reunidos ontem, em Brasília, com conselheiros do CNJ pedindo o julgamento do Procedimento de Controle Administrativo de Miranda na próxima semana. Há mais de um ano o caso está no CNJ, sem julgamento.

Fernando Miranda foi eleito desembargador em janeiro do ano passado. Porém, o corregedor de justiça na época, desembargador Manoel Ornellas, contestou a eleição, alegando que ele respondeu a processos administrativos e por isso não teria condições para assumir o cargo. A defesa do juiz rebate afirmando que Ornellas teria motivos pessoais para a denúncia, com objetivo de promover a desembargador seus aliados.

Na reunião com os conselheiros do CNJ Jorge Hélio, Marcelo Neves, José Adonis Callou de Araújo, Ives Gandra e Paulo Tamburini, os dois representantes da Amam lembraram que a instituição já protocolou um pedido de providências pedindo a imediata posse, independente do julgamento do processo de Miranda, conforme prevê Resolução nº 106 do Conselho.

Como a eleição obedece os critérios de antiguidade e merecimento, o preenchimento deve ser feito na ordem das aposentadoria, por isso o eleição para as vagas subsequentes deve esperar. Para o presidente Agamenon, a magistratura mato-grossense se encontra penalizada diante da impossibilidade de ver a carreira regularizada. Todos os conselheiros presentes à visita se manifestaram pelo julgamento do procedimento na próxima sessão ordinária, na terça-feira.

Sob relatoria do conselheiro Felipe Locke Cavalcanti, o processo contra a posse já recebeu voto favorável do relator, mas encontra-se com vista regimental à conselheira ministra Eliana Calmon.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

23:35 Na raça, Flu vira jogo e vence o América mexicano
23:34 Mixto e Luverdense ficam no empate
23:31 Palmeiras atropela o Linense
23:30 Ceni falha e São Paulo perde
23:30 Santos vence com ajuda de Ganso


23:30 Corinthians vence o Oeste e vira líder
22:16 Governador se reúne com empresários
22:15 Decisão favorece posse de Harrison em Leverger
22:15 Direção do PDT será definida amanhã
22:15 Amam vai ao CNJ pedir para julgar promoção de Miranda
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2012