Domingo, 20 de agosto de 2017 Edição nº 12720 27/05/2010  










BALLETAnterior | Índice | Próxima

De Cuiabá para Cuba

Claudiano Christ é o primeiro bailarino de Mato Grosso rumo a um dos maiores ballets do mundo, o Cuballet, onde vai aprimorar sua técnica

Da Redação

Em janeiro de 2010, aconteceu em São Paulo, o intercâmbio entre o Espaço Cultural Pinheiros e o Centro Pró Danza de Cuba, evento intitulado Cuballet que está na sua 18ª edição no Brasil e recebe bailarinos e professores de toda America do Sul e os que se destacam podem receber bolsas de estudo para ballet em Havana junto ao Ballet Nacional de Cuba, por onde um ano e meio o bailarino se dedica intensamente à técnica desenvolvida pela escola cubana, uma das melhores do mundo, com uma carga horária de 08 horas por dia.

Faz dois anos que nenhum brasileiro conquistava esse prêmio. Mas neste ano, além de serem selecionados quatro brasileiros, teremos o primeiro bailarino de Mato Grosso a estudar ballet junto à companhia cubana, título de extrema importância e orgulho para nosso Estado.

O selecionado de Mato Grosso é Claudiano M. Christ, de 18 anos, que é um bailarino cheio de talento e técnica. Possui a dança como vocação e sua paixão é o ballet clássico por isso dedica tempo e investe em cursos de especialização. Durante o intercambio no Cuballet, o bailarino conta que foi selecionado para atuar em cinco quadros, sendo um deles um Pás de trois da montagem cubana do ballet O CORSÁRIO e assim, tendo seu esforço e talento reconhecidos, foi agraciado com a bolsa de estudo pela própria diretora do Balé Nacional de Cuba, Laura Alonzo, filha da lendária bailarina cubana Alicia Alonzo. Outras duas bolsas foram distribuídas para bailarinos de São Paulo, que já se encontram em Havana pela ajuda do governo do estado de São Paulo, e outro bailarino é do Paraná e embarca no mês de junho.

O bailarino Claudiano Christ deveria estar embarcando no próximo mês, porém, ainda não conseguiu recursos financeiros e nem a ajuda do Governo do Estado. Sendo assim torcemos para que sua ida a Cuba aconteça até no mês de agosto.

Claudiano M. Christ é bailarino integrante da Voo Livre Cia. de Dança e sua viagem para Cuba tem sido item de preocupação e dedicação do Diretor da Voo Livre Cia. de Dança, Paulo Medina, já que o custo das despesa é inacessível para o bailarino e Cia. que terá de arcar com gastos de US$ 700,00(setecentos dólares) mensais para despesas de alimentação e moradia, além da passagem e enxoval de balé.

O antigo Secretario Estadual de Cultura, Paulo Pitaluga, havia se pronunciado dizendo que não havia nenhum tipo de recurso ou programa para esse tipo de incentivo. Todavia, o novo subsecretario de cultura, Justino Astrevo, disse que não poupará esforços para conseguir ajuda financeira, pois sabe da importância que essa bolsa de estudos significa para o Estado. Já, o Secretário Municipal de Cultura, Sérgio Cintra, reconhece que uma oportunidade como essa é raríssima e prometeu se empenhar pela nobre causa.

Paulo Medina procura além das secretarias de cultura, ajuda de empresas que possam patrocinar o custo da viagem, ele ressalta a dificuldade que os artistas mato-grossenses têm para qualquer tipo de incentivo “apesar de Mato grosso não ter tradição em dança, sabemos que temos bailarinos de nível para o mercado internacional agora só falta a secretaria de cultura cumprir a função de ter um olhar para isso. A gente cumpre com as nossas responsabilidades através do nosso trabalho com a arte e a cultura e esperamos que os secretários também façam a parte que lhes cabe”, finaliza Medina.

A Voo Livre Cia. de Dança neste ano completa 20 anos de atividades, resistiu à problemática política cultural do estado, fez jus à sua vocação artística, rompendo barreiras com visibilidade e expressiva importância no panorama artístico e cultural de Mato Grosso. Em suas andanças, a Voo Livre recebeu homenagens oficiais e aclamações públicas, bem como honrados prêmios em festivais de dança estaduais e nacionais e faz história como a única companhia independente de Mato Grosso. (Com Assessoria)



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




19:39 STF obriga tribunais a divulgarem folha
19:39 Nos EUA, prefeito busca recursos para Cuiabá
19:38 Fux homologa deleção de filho e homem de confiança de Silval
19:38 Selma autoriza compartilhamento de provas
19:37 Paulo Taques acusa Perri por perícia indevida em celular


19:37 Presidente da Caixa diz que quer Ajudar para retomada da obra
19:37 TJ manda 2 coronéis para prisão domiciliar
19:01 Cuiabanos reduzem intenção em agosto
19:01 Maggi nega a prática de dumping
19:01 Inscrições ao prêmio Famato terminam na próxima semana
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2015