Quinta feira, 18 de julho de 2019 Edição nº 12623 27/01/2010  










Música Anterior | Índice | Próxima

Capacitação musical

Projeto Ciranda abre inscrições para aulas gratuitas de música. Os interessados devem se inscrever até dia 5 de fevereiro pela internet ou na sede do projeto

Da Redação

Estão abertas as inscrições para cursos do Projeto Ciranda – Música e Cidadania, frente social da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) que oferece gratuitamente educação musical de qualidade à adolescentes e crianças de baixa renda, em Mato Grosso. São cinquenta vagas disponíveis para jovens com idade entre oito e dezoito anos. Têm preferência aqueles matriculados em instituições de ensino da rede pública. Pede-se que tenham aptidão para música. O Projeto Ciranda oferece os seguintes cursos: violino, viola, violoncelo, clarinete, saxofone, trompete, trombone, percussão, coral infantil, flauta transversal, trompa, fagote, oboé.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Projeto [www.projetociranda.org.br] até o dia 5 de fevereiro. Aqueles que não dispõem de internet, podem se inscrever na sede da organização [Rua Tenente Lira, número 531, Bairro Dom Aquino, Cuiabá – MT, próximo ao cruzamento das avenidas Miguel Sutil e General Mello]. O horário é comercial entre 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira. Nesta etapa de inscrições, o interessado não precisa apresentar qualquer documento, porém, se selecionado, será preciso: cópia do atestado de escolaridade, comprovante de endereço, RG, CPF e autorização dos pais, caso seja menor de idade.

O Projeto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP [Organização da Sociedade Civil de Interesse Público], totalmente voltada para a Cultura e Educação. “Desde 2003, ano de sua criação, a organização foi pensada com objetivo de oportunizar crianças e jovens, exclusivamente da rede pública de ensino. Hoje, nos deparamos com outra realidade, com o avanço do nível técnico de ensino e a grande procura pelos cursos e por se tratar de uma das poucas escolas sociais de música em Mato Grosso, ampliamos para atender não apenas os estudantes da rede pública, mas todos os jovens que tenham interesse e comprometimento com o estudo”, explica Elisangela Passos, coordenadora administrativa do Projeto.



Matrículas – Após as inscrições, serão realizadas entrevistas e audições com os selecionados entre os dias 08 e 12 de fevereiro. A lista de aprovados estará disponível no site do Projeto Ciranda e na sede da instituição a partir do dia 22 de fevereiro. As matrículas estarão abertas para todos [novos estudantes e veteranos] entre os dias 23 e 26 de fevereiro. As aulas têm início no dia 01 de março de 2010. “É importante lembrar que mesmo os alunos que não forem selecionados, terão suas inscrições arquivadas pela administração do Projeto, para que possamos enviar informações acerca de oficinas e masterclass que ofereceremos durante todo o ano de 2010”, lembra Elisangela Passos.



Primeiros passos profissionais - Com até três encontros por semana, os bolsistas do Projeto Ciranda têm aulas com músicos profissionais que integram a OEMT. “O resultado disso são os grupos que rápido se formam no Projeto e que, constantemente, já se apresentam profissionalmente. Além disso, em 2010, teremos mais jovens provindos do Projeto Ciranda integrando a OEMT como estagiários”, relata Elisangela Passos.

Além de vários grupos que surgem no Projeto, os estudantes que mais se destacam nas aulas de música passam a integrar a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, proporcionando aos jovens instrumentistas em início de carreira, suas primeiras experiências profissionais. “O Projeto Ciranda não tem apenas uma função social, tem caráter profissionalizante. Passa a ser um intermediário entre o músico amador e o curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso, por exemplo”, diz Jorge Moura, coordenador pedagógico do Projeto Ciranda. (Com Assessoria)



SERVIÇO

O QUE: Inscrições para cursos de música

ONDE: Rua Tenente Lira, número 531, B: Dom Aquino

QUANDO: até 5 de fevereiro

INFORMAÇÕES: www.projetociranda.org.br



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




18:29 MPE abre ação para retirar pensão da sogra de Riva
18:28 “Projeto reduz incentivos e não aumenta impostos ao cidadão”, garante Governo
18:27 MPE apura doação à PM de placa para escutas
18:27 Votação do projeto dos incentivos é adiada
18:26 AL pode criar CPI para caso dos grampos


18:25 Cabo acusa Gaeco de usar grampos ilegais
18:25 Defesa de Zaqueu quer colaboração premiada unilateral
18:23 Polícia combate comércio irregular de peças de automóveis
18:23 Segurança cumpre mandados dentro do Presídio Ferrugem
18:22 Polícia resgata criança subtraída e ameaçada pelo pai
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018