Sábado, 15 de junho de 2019 Edição nº 12600 24/12/2009  










CINEMAAnterior | Índice | Próxima

Quatro novos filmes

Xuxa em o mistério de feiurinha, Sempre ao Seu Lado, Encontro de Casais e Alvin e os esquilos 2 são as novidades pelos telões de Cuiabá

Claudio de Oliveira
Da Redação

O natal está aí e com ele alguns lançamentos nos cinemas. Ao que parece nada muito especial, mas pelo menos em número de opções surpreende. São quatro filmes, sendo um em pré-estreia. A rainha dos baixinhos de trinta e poucos anos voltou. Xuxa, que já fez muito mais sucesso na década de 90 e vem perdendo espaço nas salas de cinema, aposta em um roteiro baseado na obra de Pedro Bandeira, um dos escritores mais bem sucedidos do Brasil dono de uma lista incrível de bestsellers.

Xuxa em o mistério de feiurinha é dirigido por Tizuka Yamazaki e mostra o que acontece depois do “felizes para sempre”. Este outro lado dos contos de fadas vem ao mundo real quando uma princesa encantada desaparece misteriosamente. Ao perceberem que Feiurinha (Sasha Meneghel) sumiu, todas as princesas encantadas ficam preocupadas e com medo de que isso também possa acontecer com elas. Disposta a descobrir o paradeiro da princesinha, Cinderela (Xuxa) coloca todos para trabalhar. Assim, ela acaba indo procurar ajuda nas mentes inventivas do mundo real onde encontra Pedro, um escritor com bloqueio criativo, e seus sobrinhos João e Maria. Mas, apesar dos esforços deles, que criam uma rede na internet com crianças do mundo todo, ninguém sabe do paradeiro de Feiurinha. Participam do elenco Luciano Huck (Príncipe da Rapunzel), Angélica (Rapunzel), Daniele Valente (Branca de Neve), Lavínia Vlasak (Bela), Simone Soares (Bela Adormecida), Hebe Camargo (rainha mãe), Samantha Schmutz (Chapeuzinho), entre outros.

Sempre ao Seu Lado, parece a melhor aposta do final de semana, o novo drama dirigido pelo cineasta sueco Lasse Hallström (O Vigarista do Ano), é baseado em uma antiga história que, embora real, foi incorporada ao folclore japonês. Em 1924, o cachorro Hachicko acompanhava diariamente seu dono - Hidesaburō Ueno, professor da Universidade de Tóquio – até a estação de Shibuya. No fim do dia, o cão retornava ao local para buscar seu dono após o expediente. Nem a morte de Ueno fez com que Hachiko parasse de ir diariamente à estação. O drama acabou tornando-se símbolo da fidelidade do cão, que, por dez anos, seguiu esperando o dono, até sua morte.

A raça de Hachicko, Akita – conhecida por acompanhar imperadores -, também ficou popular, tornando-se um símbolo da dedicação japonesa à memória dos mortos; a história, contada através de gerações desde os anos 20, virou exemplo para educar crianças. Hachiko morreu em 8 de março de 1935 e restos mortais estão em guarda do Museu Nacional de Ciência do Japão em Ueno, Tóquio. Na frente da estação de Shibuya há uma estátua em homenagem ao cão.

Sempre ao Seu Lado é refilmagem da produção japonesa Hachikô Monogatari (1987) e leva ao Ocidente esta história tão importante para a cultura japonesa. Mas, mais do que simbolizar elementos típicos dessa cultura, a história aborda valores universais a quaisquer culturas, como a fidelidade. Mesmo que por meio de um animal. Nesta versão, Richard Gere vive o professor Parker Wilson, que encontra um filhote da raça Akita – rara fora do Oriente – na estação de trem que frequenta. Mesmo com a reprovação da esposa (Joan Allen), ele abriga o animal em sua casa, na falta de opções. Mas claro que o cão acaba conquistando a todos na casa.

Encontro de Casais situa-se entre a comédia e o romance. O filme conta a história de quatro casais que vão passar uma temporada num resort tropical e acabam se deparando com problemas nos relacionamentos, desde os mais complicados aos mais inusitados. Com direção Peter Billingsley o filme não agradou muito o crítico Celso Sabadin que afirmou: “Talvez, a maneira mais adequada de classificar Encontro de Casais seja como “Filme de Auto-Ajuda”. Para ver a dois.” Segundo o mesmo crítico o melhor do filme é o hotel em Bora Bora onde foi filmado.

Co-escrito, co-produzido e interpretado por Vince Vaughn, o filme mostra quatro casais amigos, na faixa dos 40 anos, que vão passar alguns dias num resort paradisíaco. Porém, apenas um destes casais sabia que, na realidade, o tal resort era uma espécie de clínica de luxo para terapia conjugal. E compulsória! Assim, mesmo negando a existência de problemas a serem tratados, todos eles acabam aceitando fazer um pouco de terapia, em troca de deliciosos momentos de férias no lugar. Como não poderia deixar de ser, aos poucos as neuroses conjugais vão aflorando. Inclusive entre aqueles que se julgavam sem problemas a serem tratados.

Sabadin enterra as expectativas ao dizer que: “Tampouco a química entre os casais é suficiente para um bom programa romântico, num roteiro de diálogos excessivos e cenas redundantes. Talvez, possa ser curtido por casais em crise, já que tudo é construído para desembarcar em mensagens otimistas e edificantes.”

O quarto filme em cartaz é a pré-estreia Alvin e os esquilos 2. Novamente o filme acompanha os três esquilos; Alvin, Simon e Theodore, e Dave Seville, o agente e pai do trio, que toma conta deles. Nesta aventura eles estão tentando ganhar um prêmio oferecido em um concurso para salvar o programa de música do colégio. Acontece que desta vez terão adversárias à altura: as Chipettes, trio de garotas formado por Brittany, Eleanor e Jeanette.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




06:12 Alento na segurança
06:11
06:10 Bandidos na TV conta o caso do apresentador acusado de encomendar mortes por audiência
06:09 Do cinema para os palcos: Loucos de Amor estreia neste final de semana
06:05 Lula põe em dúvida facada em Bolsonaro


06:04 Morre aos 76 anos o jornalista Clóvis Rossi
06:03 Maia diz que governo é usina de crises
06:00 Após cortes, Copa América começa com problemas
06:00 Toronto Raptors conquista NBA pela 1ª vez
05:59 Messi vira pavão e tenta título inédito
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018