Sábado, 15 de junho de 2019 Edição nº 12033 08/02/2008  










CARNAVALAnterior | Índice | Próxima

Império do Sol e Boca Suja são campeões

Da Reportagem

Com o enredo Do Congo a Vila Bela, a História do Negro em Mato Grosso, o Boca Suja arrebatou o primeiro lugar do desfile dos Blocos do Grupo A no Carnaval Cuiabano 2008. A escola de samba Império do Sol conquistou o título de campeã do Carnaval, e do grupo B, o Bloco Nossa Raça. A apuração ocorreu na noite de ontem, na Praça Cururu Siriri, local do Carnaval. Nem mesmo a chuva desanimou centenas de componentes das agremiações que conferiam o anúncio das notas, feito pelo secretário da Cultura, Mario Olimpio.

O "Boca Suja", bloco cuja a essência traz a paixão pelo clube de futebol Mixto, tema em outras edições do carnaval, trouxe a trajetória do povo negro entrelaçada com a de Vila Bela da Santíssima Trindade e conquistou o primeiro lugar do Grupo A. No enredo, as manifestações culturais daquela que foi a primeira capital de Mato Grosso. "Quero agradecer aos componentes do bloco, pois foi pela força da nossa comunidade( CPA) que conseguimos chegar até aqui e fazer um belo desfile. Agradeço também comunidade de Vila Bela", afirmou Gabriel Augusto de Morais, presidente do bloco. Boca Suja disputou acirradamente com dez blocos.

Em segundo lugar, está o Banana da Terra, que homenageou Miedir Sant´anna, delegada de menor e da mulher, membro da Consciência Negra e fundadora do bloco Xana Cheirosa, de Santo Antonio do Leverger. A magia do circo levou o lúdico para a passarela do samba Edvaldo Camargo e concedeu ao bloco Eletrosamba o terceiro lugar.

Os dois últimos colocados na pontuação descem para o Grupo B. São eles: Unidos do CPA e Em Cima da Hora.

Já a escola de samba Império do Sol, que reuniu seus 480 componentes, trouxe como enredo "Minha fauna, linda fauna". Oriunda do Jardim Industriário, Império do Sol está há 12 anos na trilha do samba. A escola nasceu da escola Estrela do Oriente e tem como presidente Cícero Vital Santos. Para ele, o esforço valeu a pena.

Com o enredo em homenagem a João sapateiro, antigo morador do Porto, "Nossa Raça" arrebatou o troféu de primeiro lugar e ganhou o acesso ao Grupo A. Com um desfile considerado impecável pela comissão julgadora, o Nossa Raça promete repetir a dosa da alegria e beleza na edição 2009 do carnaval.

O bloco Vai Vai do Cai Cai, do bairro Goiabeiras, ficou em segundo lugar e também sobe para o Grupo A.

"Avalio como positivo o desfile na Praça Cururu Siriri, em que o público participou de uma das maiores festas populares brasileiras, com segurança e conforto. Os blocos e escolas apresentaram um belíssimo desfile, pautado pela ética e criatividade",destacou o secretário Mario Olimpio.

Quesitos - Durante três dias de desfile, foram avaliados os quesitos bateria, samba de enredo, evolução/empolgação, criatividade, comissão de frente, fantasiada e enredo. A comissão julgadora foi formada pelos seguintes profissionais; Aline Figueiredo, Eliane Silva, Tatiana Horewicht, Juliana Capilé, Neurozito, Vera Capillé, José Augusto Filho, Julio Bedin, Luiz Marchetti, Paulo Medina, Munir Ortiz, Nager, Julio Karkará, Prof. Ditinho, Humberto Lima, Davidson Peres, Anderson Ortiz, Toni Nicola. Os votos de Vera Capillé e Neurozito foram impugnados pelo Boca Suja e acatado pela Comissão de Ética.

Confira a pontuação:

Escolas:

Império do Sol: 57.48

Império de Casa Nova: 56.15



Blocos do Grupo A

1º - Boca Suja – 59.83

2º - Banana da terra - 59.33

3º - Eletrosamba – 58.15

4٥- Melados – 57.58

5º - Tradição do Araés – 57.08

6º - Agora o q q é esse – 57.07

7º - Unidos do Porto – 56.82

8º - Gaviões do Tijucal – 53.31

9º - Gostoso Sou – 52.41

10º - Unidos do CPA – 48.57 (desce para Grupo B)

11º - Em Cima da Hora – 36.07 (desce para Grupo B)



Blocos Grupo B

Nossa Raça - 59.66 (sobe para grupo A)

Vai Vai do Cai Cai – 53.32 (sobe para grupo A)

Afro Tripegada – 50.98

Grêmio Novo Terceiro – 50.82

Sambafolia – 40.98



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




06:12 Alento na segurança
06:11
06:10 Bandidos na TV conta o caso do apresentador acusado de encomendar mortes por audiência
06:09 Do cinema para os palcos: Loucos de Amor estreia neste final de semana
06:05 Lula põe em dúvida facada em Bolsonaro


06:04 Morre aos 76 anos o jornalista Clóvis Rossi
06:03 Maia diz que governo é usina de crises
06:00 Após cortes, Copa América começa com problemas
06:00 Toronto Raptors conquista NBA pela 1ª vez
05:59 Messi vira pavão e tenta título inédito
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018