Sexta feira, 18 de outubro de 2019 Edição nº 11890 12/08/2007  










PORTÃO DO INFERNOAnterior | Índice | Próxima

Passarela vai ligar paredões do cânion

Este é o projeto encampado pela prefeitura de Chapada dos Guimarães para criar infra-estrutura turística em um dos pontos mais visitados do parque

Maurício Barbant
Elevado metálico será instalado a partir do viaduto do Portão do Inferno até a cachoeira Véu de Noiva
ALECY ALVES
Da Reportagem

A prefeitura de Chapada dos Guimarães está encampando um projeto arquitetônico antigo e bastante audacioso para o Portão do Inferno, um dos mais importantes pontos de visitação turística do Parque Nacional de Chapada, localizado a 30 quilômetros de Cuiabá na rodovia que liga a capital ao município.

O prefeito Gilberto Melo planeja construir uma passarela elevada sobre o cânion ligando o atual ponto de visualização dos paredões, ao lado do viaduto da rodovia Emanuel Pinheiro, à cachoeira do Véu de Noiva, outro local de grande atração turística. Seria uma passarela de mais de dois quilômetros com sustentação metálica e caminho de madeira.

Denominado de “Caminho de Guimarães”, o projeto imaginado por Gilberto Melo para o Portão do Inferno prevê ainda uma instalação similar a uma oca indígena com loja de souvenir, banheiro, lanchonete e restaurante perto do viaduto, e um estacionamento para carros e ônibus de turismo.

Gilberto Melo anuncia que a prefeitura de Chapada está assumindo definitivamente a área do Portão do Inferno e pretende, talvez ano que vem, executar esse projeto elaborado pelo arquiteto e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, José Afonso Botura Portocarrero.

Como a área integra o Parque Nacional e está sob a administração do Ibama, Melo informa que uma das primeiras providências dele foi procurar o diretor do parque, Eduardo Barcelos. Conforme o prefeito, o órgão ambiental não impôs nenhuma restrição às obras previstas no projeto arquitetônico.

Nas contas do prefeito, para executar as obras precisaria de pouco mais de R$ 600 mil. A briga dele agora será pela inclusão de emendas nos orçamentos federal e estadual de 2008. Melo esteve esta semana com o governador Blairo Baggi, a quem apresentou o projeto e pediu apoio político e financeiro.

A estudante baiana Janaíra Pérola da Silva Santos, de 22 anos, que passou a semana em um congresso no interior do Estado, visitou o Portão do Inferno e outros pontos turístico na companhia de um grupo de amigos. “É um lugar incrível, olhando daqui de cima já é maravilhoso, imagine se pudéssemos caminhar entre esses paredões sobre uma passarela”, avalia a estudante.

O servidor público Luiz Henrique do Prado Oliveira, de 48 anos, diz que não consegue pensar num projeto dessa dimensão. “Será que dará certo?”, questiona ele, observando que espera pelo sucesso mesmo considerando-o temeroso no ponto de vista da segurança.

EVENTOS - Nos projetos turísticos do prefeito de Chapada estão previstas outras atrações. Uma delas é a construção de um grande centro de eventos capaz de levar centenas de profissionais para seminários, congressos, casamentos e shows artísticos e culturais.

Para a construção do centro de eventos, informa ele, já estão assegurados R$ 6,5 milhões do Ministério do Turismo. Melo disse que nos próximos dias estará abrindo a licitação das obras. Conforme ele, o local onde hoje acontece o festival de inverno passará por grandes transformações.

O palco do festival será remodelado dentro dos padrões internacional, com coxia e camarins e área coberta para uma platéia de pelo menos 15 mil pessoas.

Será construído ainda um anfiteatro com 350 lugares e um salão de múltiplo uso que pode servir para seminários e ou para festas de casamento para 200 convidados. Também serão criados um Centro de Atendimento ao Turista e espaços para lojas de artesanato.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

· A Região é apaixonante. É louvável qualq  - Reinaldo Hortence
· Nosso Municipio precisa destes investime  - JOSUÉ PEREIRA DOS SANTOS
· Acho uma ótima idéia. Essa iniciativa já  - Antonio Benedito deAssuncao
· Muito bom esse projeto do prefeito de Ch  - Lucinei
· É uma boa idéia, desde que essa passarel  - JEVES BEJAME SALVINO
· eu gostei muito deste projeto da passare  - uison
· Não houve qualquer informação sobre o es  - geraldo mendes




13:51 Governo promete priorizar juventude
13:51 Dos sete prefeitos cassados, cinco permanecem nos cargos
13:49 Via deve desafogar fluxo na região central de Cuiabá
13:49 Fissura no asfalto não traz risco
13:48 Passarela vai ligar paredões do cânion


13:47 Funasa tem frentes de atendimento
13:47 Origem está em impacto cultural
13:46 Morte 3 vezes maior do que taxa nacional
13:45 Grupamentos táticos deixam de vestir farda diferenciada
13:44 Experiência precoce
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018