Terça feira, 18 de dezembro de 2018 Edição nº 11889 11/08/2007  










FESTIVALAnterior | Índice | Próxima

Prévias do Calango começam neste sábado

Dez bandas que estão dispostas a participar do evento neste ano sobem ao palco neste sábado para mostrar suas performances

Da Reportagem

A partir de hoje (11/08) tem início na Casa Fora do Eixo as Prévias do Festival Calango. O Calango é o maior festival de música independente do estado do Mato Grosso e faz parte do calendário oficial da Abrafin , a Associação Brasileira dos Festivais Independentes (além do Calango, figuram também na lista o festival Grito Rock e a Semana da Música).

As Prévias funcionam da seguinte maneira: dez bandas se apresentam a cada seletiva para o público cuiabano e para um júri especializado. A que tiver um melhor desempenho no palco, é premiada com a participação no festival, o que proporciona estar sob os olhos de produtores e jornalistas de todo o país, que vêm à Cuiabá à procura de novidades – seja para noticiar, seja para garimpar novas bandas para a programação de festivais no Circuito Fora do Eixo .

O fato coloca as Prévias como um dos fatores fundamentais da realização de um festival de música independente. É através dela que uma banda até então desconhecida pode acabar conquistando a atenção de públicos e agentes culturais locais. A oportunidade se amplia quando a banda consegue a classificação, estando escalada para um dos maiores festivais do país e se apresentando ao lado de grandes nomes da música independente nacional.

A primeira delas acontece já nesse sábado na Casa Fora do Eixo (antigo Bar do Neurô, na Rua 1 do Boa Esperança). As bandas que participam são Aoxin (Centro/Cbá), Kriptonita (Boa Esperança/Cbá), Leão Sem Dentes (Coophema/Cbá), Revés (Centro/Cbá), The Heavens Fall (Bosque da Saúde/Cbá), Usrod (Altos do Coxipó/Cbá), Vitrolas Polifônicas (Boa Esperança/Cbá).

Dessas, algumas já são conhecidas do cenário cuiabano, como a Leão Sem Dentes , a Aoxin , que se apresentou no Festival Grito Rock , Kriptonita e a Usrod , que participaram de vários eventos organizados pela Voluntários da Música (Volume) . Essa de sábado é apenas a primeira das Prévias. Serão realizadas ainda outras edições nos dias 18/08 , novamente na Casa Fora do Eixo e dia 25/08 no Espaço Cultural Silva Freire (próximo à policlínica do Coxipó), em mais uma edição do Amostra Grátis, capitaneada pelo Instituto Mandala .

Vale ressaltar que as inscrições para as Prévias do Festival Calango NÃO estão encerradas. A organização do Calango abriu um edital para inscrição de bandas. O edital e ficha de inscrições podem ser encontradas no site www.espacocubo.blogger.com.br .

Histórico - Durante todo o histórico das Prévias (teve início no Calango de 2005), surgiram bandas de diferentes estilos musicais. Desde o tradicional hardcore, ao pop rock, passando pelo rock'n'roll setentista, pelo new metal, british rock, grunge, hip hop, entre outros.

Algumas das bandas oriundas das Prévias já trabalham arduamente na consolidação de sua carreira, como é o caso da Lord Crossroad, vinda do longínquo parque Cuiabá. Ganhadora de uma das Prévias do Calango 2005, a Lord conquistou público e mídia do Festival, estendendo a carreira da banda para apresentações em outros festivais (Grito Rock Cuiabá, Grito Rock Goiânia, PMW Festival – Palmas, Tocantins).

Outra banda saída das Prévias que merece destaque é a The Melt, também do Parque Cuiabá. Classificada no Calango 2005, a banda continua os trabalhos até hoje e é uma das atrações confirmadas para o line-up do Festival Calango de 2007.

O objetivo das Prévias do Festival Calango é democratizar a cultura de maneira geral, além de incentivar o surgimento de novas bandas e a formação de público que consuma esse tipo de arte na cidade.

Mesmo tendo maior parte de sua programação focada na música, o Festival trabalha com Artes Integradas (audiovisual, literatura, artes plásticas, teatro, etc.). A carreira de uma banda pode mudar bruscamente (pra melhor) com apenas um show. Basta ter criatividade, estar bem ensaiado e apresentar um bom show aos ouvidos e olhos cuiabanos. Esse ano, além da curadoria especializada, as Prévias contarão também com júri popular. Mais democrático impossível. (com assessoria)





Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




13:51 Governo promete priorizar juventude
13:51 Dos sete prefeitos cassados, cinco permanecem nos cargos
13:49 Via deve desafogar fluxo na região central de Cuiabá
13:49 Fissura no asfalto não traz risco
13:48 Passarela vai ligar paredões do cânion


13:47 Funasa tem frentes de atendimento
13:47 Origem está em impacto cultural
13:46 Morte 3 vezes maior do que taxa nacional
13:45 Grupamentos táticos deixam de vestir farda diferenciada
13:44 Experiência precoce
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018