Sexta feira, 03 de setembro de 2010 Edição nº 11817 18/05/2007  











Anterior | Índice | Próxima

Produtor tem direito a proteção de crédito

Da Reportagem

Em sua palestra ontem aos produtores, o especialista em crédito rural do Instituto Nacional de Estudos Avançados em Crédito de Fomento Rural (Ineacref), Henrique Jambiski Pinto dos Santos, informou que o agricultor tem direito de proteção de crédito.

“É direito do produtor não ter seu nome inscrito em nenhum órgão de restrição de crédito como Serasa, SPC, Cadin, dívida ativa e central de Risco do Banco Central, enquanto suspende seus pagamentos na Justiça. Através desse direito, o produtor impede que seu CPF seja inscrito em órgãos de restrição ao crédito, inclusive, com a segurança de ter uma multa estipulada contra o credor caso viole a proteção”.

Outro direito citado pelo advogado é o da redução das garantias. “A legislação de crédito rural prevê que as garantias das operações de custeio, investimento e demais operações de financiamento da atividade rural devem comprometer, no máximo, patrimônio suficiente para pagar o valor emprestado acrescido dos juros, comissões, despesas legais e convencionais. Na prática, contudo, as instituições financeiras têm exigido hipoteca integral da área cultivada (que chega a ser várias vezes superior ao valor da dívida), além do penhor da safra e de aval de terceiros”, explica. Através deste direito, o produtor consegue desmobilizar seu patrimônio para voltar a ter garantias para contrair novos custeios, muitas vezes não concedidos pela falta de patrimônio livre na hora de contratar. (MM)



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

20:40 Hamas liberta jornalista da televisão de Abu Dabi
20:30 Segurança frustra protesto dos servidores do Ibama
20:20 Vampeta vai ter de mostrar serviço, diz Carpegiani
20:10 Índios querem legalizar pedágio na Transamazônica
20:00 Bolsa Família anuncia premiação para alunos que forem aprovados


19:50 Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar no Centro-Oeste
19:40 Vivo e TIM perdem clientes, mas mantêm 50% dos celulares
19:30 Prefeitura de Rondonópolis ganha prêmio na área da Saúde
19:20 Núcleo da Unemat em Jaciara pode ser desativado
19:10 Terezinha Maggi incentiva adoção em Tangará da Serra
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2009