Sexta feira, 03 de setembro de 2010 Edição nº 10936 08/06/2004  











ASTRONOMIAAnterior | Índice | Próxima

Vênus vai transitar no céu de Cuiabá

Hoje, a partir das 5 horas, o planeta Vênus estará completando mais uma de suas raras passagens diante do disco solar

Da Redação

O astrônomo amador Eduardo Baldaci, foi escolhido como um dos três astrônomos no Brasil convidados pelo Observatório de Paris e European Space Agency para divulgar e observar o Trânsito de Vênus. O fenômeno acontece, nesta terça, quando o sol nascer no horizonte da América do Sul. O planeta Vênus estará completando mais uma de suas raras passagens diante do disco solar.

Trata-se, segundo ele, de um risco muito grande, observar o sol usando negativos e vidros esfumaçados. Tal prática pode causar a lesão irreparável da córnea. Em Cuiabá, o fenômeno será visível no seu término, e o pesquisador estará usando um telescópio e o método de projeção.

O fenômeno, que terá se iniciado próximo de 05h17, portanto, em plena madrugada, quando o sol ainda se encontra muito abaixo do horizonte, e irá durar até 07h32, horário de Cuiabá.

Ele descreve o trânsito de Vênus como um evento muito especial. “Várias gerações não tiveram a sorte de vê-los pois costumam ocorrer em intervalos de 105,5 ou 121,5 anos, aos pares, com um segundo trânsito ocorrendo 8 anos após o primeiro”. Segundo Baldaci, ainda teremos o segundo dessa série daqui a 8 anos. Depois disso, o evento somente se repetirá no século XXII”, explica.

Durante o trânsito deste ano, Vênus cruzará o hemisfério sul do Sol, enquanto que em 2012 cruzará o hemisfério norte.

Esta será uma oportunidade de acompanhar o Trânsito de Vênus em 2004, pois o próximo trânsito será em 6 de junho de 2012 e não será visível em Cuiabá.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto

22:33 Previsão do tempo para esta quarta-feira 9, em todo o Estado de MT
22:26 Prefeito de Barra do Garças é acionado pelo MP por doar terreno
22:20 Ciência e Tecnologia devem estimular o desenvolvimento de MT, diz Flávia Nogueira
22:14 Prorrogado prazo para recebimento de emendas na CCJ
22:08 Deputado Sérgio Ricardo estréia o Repórter da Cidade no Canal 8


22:01 Universidade Estadual de MT oferta pós-graduação em Jornalismo
21:55 MT Saúde disponibiliza balancete mensalmente no site
21:48 Mapa divulga nova norma para mistura de soja nesta quarta-feira
21:42 Mulheres carentes recebem tratamento médico e odontológico
21:36 Parlamentares de MT solicitam sistema aberto para TVAL
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2009