Quinta feira, 23 de janeiro de 2020 Edição nº 9658 11/07/2000  










WILSON PIRESAnterior | Índice | Próxima

Cantinho Várzea-grandense


1- Família Barros Almeida em ritmo de "debut" da caçula Mariele, dia 15 de julho. Nesta pose: Mariele, José Leite, Maria Auxiliadora e Júnior.
O Cartório e os juizes de Paz – 1ª parte

Criada a Paróquia de Várzea Grande, pela Lei n.º 145, de 8 de abril de 1896, foi instalado o cartório de registro de nascimentos; de óbitos e de casamentos na Freguesia, datando de 8 de janeiro de 1897, a abertura dos primeiros livros visando a essa finalidade.

Pelo livro de registro de casamentos pode-se observar como era reduzida a população da Paróquia, durante as duas primeiras décadas do século, pois só em 1919 foi encerrado o primeiro volume de 200 páginas, depois de decorridos 22 anos de fundação do cartório.

No final do século passado, era Juiz de Paz da Freguesia, o Major José Xavier Castelo e , suplente, Manoel da Silva Tavares, registrando-se o nome de Miguel José da Silva, como primeiro Escrivão de Paz, em 1897 a 1900, quando este apenas interrompeu a profissão, pois mais tarde voltou a exercê-la.

A partir de 1900, entrou no exercício do cargo de escrivão de Paz do povoado, Leovigildo Barbosa Martins, que nele permaneceu até 1906, quando a vitoriosa revolução poncista o exonerou de suas funções.

Durante esse período, dois foram os juizes de paz. De 1900 a 1903 – Antônio Faustino da Silva, tronco das famílias Francisco da Silva e Ferreira da Silva; e de 1903 até o findar de 1905 – Joaquim Martins Pereira, da célebre Usina de São Gonçalo.

De 1906 a 1907, registra-se o nome de José Maria de Campos Sarat como Juiz de Paz do povoado e, a partir dessa data, até 1910, o cargo esteve ocupado pelo Major João Vieira de Azevedo e o Alferes Antônio Monteiro da Silva, chefes poncistas de Várzea Grande, que durante o primeiro lustro do século sofreram violenta pressão política.

Nesse lustro, encontra-se na Chefia do Cartório o primeiro Escrivão de Paz, Miguel José da Silva, que entregou o cargo a Jacinto Caetano Botelho, o Jacintinho que nele permaneceu durante quase trinta anos, interrompendo sua gestão em 1911 e 1918.



Comemoração

O casal Irinil e Gabriel Félfili foram os anfitriões da festa de aniversário do afilhado Leonardo Vitor no último domingo. Foi um dia cheio de muitas histórias, danças, cerveja e churrasco. Bié como é conhecido, deixou todos os presentes bastante a vontade em sua casa, contando suas histórias de pescaria e caçadas, fazendo assim todos rirem o dia todo.



Ponto de encontro

O restaurante do siminino Neto “Chupa-paia” Mussa na Rua Maria Sebastiana de Campos, 479, foi pequeno para aconchegar os convidados do proprietário que realizou uma tarde diferente no último Sábado. A presença do cantor da terra “Lalaca” foi um show à parte, pois onde ele canta a presença dos seus fãs é constante. Neto e sua esposa Norma, serviram um arroz carreteiro acompanhado da cerveja mais gelada da cidade, não houve quem resistiu. Por lá marcaram presença: Jamim Arruda, Chico Tangará e sua esposa Maria, Primo Pobre, Jeferson Mata-Gato, Bosquinho, Catarina Monteiro e sua caravana, entre muitos outros também famosos.



Sonho de Princesa

José Leite de Barros e Maria Auxiliadora de Almeida Barros, estão ultimando os preparativos para comemorarem em grande estilo os 15 anos de “Mariele auxiliadora de Almeida Barros”, no dia 15 de julho no Várzea Grande Tênis Clube. Será o grande acontecimento do mês na sociedade várzea-grandense. Voltaremos com todos os detalhes.



Para os pais

A diretoria do Várzea Grande Tênis Clube não está medindo esforços para movimentar a área social. Todo mês uma promoção é realizada fazendo com que o sócio venha a freqüentar com mais intensidade as dependências do Tênis Clube.

E para o dia 18 de agosto, em comemoração ao "Dia dos Pais", será realizado um grande baile com a renomada Banda Chama do Paraná. Os convites podem ser reservados na diretoria do clube ou pelo telefone 686-2000.



Novos títulos

E por falar no Várzea Grande Tênis Clube, a Diretoria Executiva em reunião do último dia 07 de junho, deliberou que colocará a venda 650 (seiscentos e cinqüenta) títulos de sócios proprietário, no valor de R$ 1.000,00 (Mil reais), que poderá ser pago a vista, com desconto ou parcelado em até 6(seis) meses. Maiores informações com o senhor José Adão na Secretaria do Clube.



Boemia

O cantor José Bispo ou como é conhecido Jamelão, aos 87 anos lança mais um disco com músicas românticas. Desta vez com músicas do compositor Lupicínio Rodrigues. Com o estereótipo da Mangueira, Jamelão é sem dúvida uma das grandes lendas vivas do carnaval Brasileiro. Bastante conhecido pela "Velha Guarda" que conhece um pouco das músicas de dor-de-cotovelo como: Ela disse me assim, Quem sou eu, entre muitas outras pérolas da música popular brasileira.



Novo Espaço

Foi inaugurado na ultima sexta-feira, 7 de julho a loja "NOVO ESPAÇO - Cozinhas e Modulados", loja exclusiva da Cozinha Todeschini, a única empresa do ramo em Várzea Grande. À frente esta o casal de empresários Jonil Vital Souza e Luzia Silva. Entre os presentes anotei: Mohamad Farhat e esposa, Juarez Toledo Pizza, Jumelice Maria da Silva e Altair Silva, Edgar Santana, Edil Moreira, Roldão Júnior e Semíra, Conceição Alves, Marta e Gonçalo Assunção, Terezinha Thompson, Melânia Ximita, Elisio Moreira, Maria da Graça Ragnini, Jean Carlos Bezerra (Representante da Todeschini em Mato Grosso). Durante a inauguração os artistas plásticos Daniel Dorileo e Luciana Godoi. A Loja Novo Espaço - Cozinhas e Modulados, fica na Avenida Couto Magalhães ao lado da Todimo. Vale a pena conferir!



Aniversariantes

Hoje é um dia muito especial para as seguintes pessoas: Alfredo Fernandes Silva, Dejanildo Teixeira de Carvalho e Leo Moraes Navarros. Ontem estreou idade: Décio José Moreira, Denir Francisco Steffen, Luiz Carlos de Lima Peres, Silvio Antônio da Silva e Valderez Antônio Ferreira.



Anterior | Índice | Próxima

Comentários Deixe aqui sua opinião sobre esse assunto




17:43 BOA DISSONANTE
17:42 Planejar a compra do material escolar
17:42 Blairo cobra Neri sobre reunião com Emanuel e Campos
17:41 Fuga no Paraguai
17:41 O nazista Alvim virou “nada”


17:41 Internet das coisas
17:40
17:40 Um novo mundo
17:39 Verdadeira riqueza do Irã não é petróleo, mas coragem dos jovens e mulheres, diz escritora iraniana
17:39 Projetos audiovisuais criticados por Bolsonaro ficam de fora de edital
Cuiabá
Min: 18°
Max: 36°

TOPO | PRIMEIRA PÁGINA | ÚLTIMAS NOTÍCIAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADES | POLÍCIA | ESPORTES
BRASIL | MUNDO | DC ILUSTRADO | CUIABÁ URGENTE | EDITORIAIS | ARTIGOS | AZUL | TEVÊ | E-MAIL
Diário de Cuiabá © 2018