NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
CUIABÁ URGENTE
Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020, 09h:30

AGRONEGÓCIO

Lentidão no plantio de soja pode atrapalhar safra de milho

Da Redação
O tempo seco e a ausência de previsões de chuvas - com bons volumes - retardam a movimentação no Estado

O ritmo mais lento no plantio de soja este ano, devido à irregularidade das chuvas nas regiões produtoras, poderá influenciar os resultados da segunda safra de milho deste ciclo 2020/21, que até agora tem previsões recorde puxadas pela alta dos preços, que chegaram a bater R$ 73 a saca de 60 quilos na B3 essa semana. O clima será o fator determinante para que os produtores consigam repetir o sucesso nas duas culturas.

 

“É um atraso considerável. Mesmo onde já choveu temos irregularidades”, lembra o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira. “Cada dia de atraso significa de 3 a 5 sacas de milho por hectare a menos de produtividade. Um atraso de 10 a 15 dias é muito significativo e pode resultar em 5 milhões de toneladas a menos de colheita”, estima. Ele reforça que nenhum cenário revela qualquer problema de abastecimento, mas pode pressionar preços.

 

Silveira reitera que tudo dependerá do clima. O período ideal para o plantio de milho em Mato Grosso, principal Estado produtor, vai de janeiro até 10 de março. “Não é regra. Tudo depende de como a chuva vai se comportar ao longo de 2021, ela pode se alongar e termos boa produção”.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você acha que o Cuiabá Esporte Clube tem chance de acesso à Série A do Brasileirão?
Sim
Não
Ainda falta estrutura
Precisa investir no elenco
PARCIAL