NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 12 de Julho de 2020
CIDADES
Sábado, 30 de Maio de 2020, 08h:15

PANDEMIA NO ESTADO

Vírus já responde por mais de 80% das síndromes respiratórias em MT

A SRAG é altamente contagiosa e tem sintoma comum a várias doenças, como asma, bronquite, pneumonia e, agora, a Covid-19

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Tchelo Figueiredo/Gecom-MT
Figueiredo: "Só procure a unidade se estiver quando estiver com extremo desconforto respiratório"

Dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde mostram que a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, já responde por mais de 80% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados neste ano, em Mato Grosso.

Até 28 de maio, eram 2.424 registros de SRAG. Destes, 2.085 (86%) de Covid-19.

Em apenas uma semana (entre 22 a 28 de maio), 20 pessoas morreram em decorrência da doença, no Estado.

A SRAG é altamente contagiosa e apresenta sintoma comum a diversas doenças, como asma, bronquite, pneumonia e, agora, a Covid-19.

Na sexta-feira (29), durante entrevista coletiva pelas redes sociais, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou que os casos decorrentes do novo coronavírus devem dobrar nos próximos 15 dias, por conta de diferentes fatores, como a flexibilização do isolamento social no estado e a retomada das atividades econômicas nas cidades mato-grossenses.

“Não vejo problema em lojas serem abertas para os clientes. Mas devemos ter rigidez. Quem não estiver com máscara, não pode entrar em supermercado ou shopping. É uma questão de Saúde Pública. Teremos que flexibilizar porque a economia precisa girar”, reforçou Figueiredo.

Nesta última quinta-feira (29), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou a liberação do funcionamento de shoppings centers, bares, restaurantes e similares na capital mato-grossense, mas com restrições e medidas de biossegurança.

Pelo Decreto 7.919/2020, os shoppings poderão reabrir a partir do dia 3 de junho. Já restaurantes e bares, uma semana após, no dia 8.

Entre outras determinações, o documento estabelece o funcionamento será de segunda a sábado, das 1 às 22h. Nos domingos e feriados, os empreendimentos ficarão fechados. O sistema de delivery seguirá normalmente.

No Shopping Popular, que fica na região do Porto, o funcionamento será diferente, embora a retomada também a partir do dia 3 próximo. Láá, o expediente será de segunda a sábado, das 9 às 17h, também vedados domingos e feriados.

SISTEMA PENITENCIÁRIO – A cidade de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) registrou a segunda vítima fatal envolvendo presos do sistema penitenciário de Mato Grosso.

Otávio Lindolfo da Silva, 79 anos, estava internado no Hospital Regional da cidade e faleceu na noite da última quinta (28).

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública confirmou a morte e relatou que o idoso apresentava sintomas parecidos com os da doença e passou por atendimento médico na própria unidade, na segunda-feira (25).

Confirmado o diagnóstico de Covid-19, ele passou a ser acompanhado na ala destinada aos pacientes com a doença, onde veio a óbito.

A primeira morte ocorreu na quarta-feira (27), quando foi confirmado o óbito pela Covid-19 de um homem de 76 anos.

No local, há mais um detento internado com coronavirus no Hospital Regional da cidade.

Outros cinco testaram positivo para a doença, mas apresentam sintomas leves e estão em isolamento dentro da própria unidade.

Quatro reeducandos estavam com suspeita da doença e aguardando o resultado do exame.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O que você acha da decisão da CPI do Paletó de pedir o afastamento do prefeito?
Ele tem que ser afastado
Ele tem que ser cassado
Ele é inocente
Tanto faz
PARCIAL