NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
CIDADES
Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 00h:00

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Presidente da Comissão de Educação não vê condições para aulas presenciais

Da Reportagem

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (AL), o deputado Valdir Barranco (PT) não vê condições de retomada das aulas presencias, em Mato Grosso, antes da vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) garante que as escolas estão preparadas e confirmou o início das atividades de forma híbrida (online e presencial) para o dia 8 de fevereiro. Já os trabalhadores da rede ameaçam paralisação geral diante do risco de contágio pelo novo coronavírus e sem o início da vacinação contra a doença.

Para Barranco, a Seduc deveria ter feito um controle efetivo da curva epidemiológica em todos os municípios para garantir segurança sanitária e o retorno das aulas naqueles onde “não houve avanço efetivo da doença”. “Se eles tivessem feito isto, as aulas já poderiam ter retornado em algumas cidades. Mas o trabalho não foi feito. Hoje, não há mente sã que possa conceber aulas presenciais, de forma geral, enquanto não tivermos a vacina”, disse.

O parlamentar lembrou que o país está longe do início da vacinação em massa contra a Covid-19. “Portanto, enquanto não tivermos as duas doses da vacina disponíveis aos brasileiros não temos como ter aulas 100% presenciais, tampouco de forma híbrida com alguns alunos em sala de aula e outros com participação remota”, acredita.

Ele também defende que o governo do Estado busque negocie diretamente a aquisição da vacina. “Cabe ao governador Mauro Mendes, através da Secretaria de Saúde, buscar um contrato com os laboratórios produtores da vacina para que possamos tê-la, já que nacionalmente não a teremos tão cedo, porque o presidente Bolsonaro nos nega a vacina, a compra do imunizante pelo estado. Só assim teremos segurança sanitária para o retorno às aulas em todo o estado”, avalia.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual deve ser a prioridade do 2º mandato do prefeito Emanuel Pinheiro?
Melhorar o transporte coletivo
Tornar a Saúde Pública acessível a todos
Ampliar a Assistência Social
Educação para todos
PARCIAL