NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 12 de Julho de 2020
CIDADES
Sexta-feira, 29 de Maio de 2020, 08h:20

A PANDEMIA AVANÇA

Prefeito diz que vírus se interioriza e faz alerta ao Governo

Dos 141 municípios mato-grossenses, 84 já têm registros da Covid-19, segundo dados da Secretaria de Saúde

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Divulgação
Prefeito diz que vírus se interioriza e faz alerta ao Governo do Estado

Em um período aproximado de dois meses, Cuiabá conseguiu conter em 30% a curva de contágio do novo coronavírus, que causa a Covid-19.

A informação foi dada, na quinta-feira (28), pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), durante anuncio de novas medidas ou da autorização para a retomada do funcionamento de mais alguns setores da atividade econômica, na capital.

No decreto nº 7.929/2020, os shoppings centers ficam autorizados a abrir a partir de 03 de junho próximo e, os bares e restaurantes, a partir de 08 de junho.

De acordo com Pinheiro, no dia 5 de abril, a Capital representava 63% dos casos confirmados da doença, em Mato Grosso. Atualmente, esse percentual é de 31%.

“Hoje, representamos metade dos casos totais confirmados em todo o Estado”, disse o prefeito. Até então, Mato Grosso contabilizava 1.909 pessoas infectadas, sendo 612 infectados e sete óbitos, em Cuiabá.

Nas últimas 24 horas, surgiram 177 novas confirmações, sendo 44 em Cuiabá.

Ao observar que Cuiabá vem mantendo “um certo controle” em relação à propagação do novo coronavírus, Pinheiro destacou que o vírus está se espalhando pelo interior do Estado.

“(Os dados) Isso mostra que o vírus está interiorizando, o Governo (do Estado) tem que olhar isso. Cuiabá está fazendo o seu dever casa e o Governo do Estado precisa trabalhar e agir”, disse Pinheiro.

“O vírus está se interiorizando com uma força muito grande. Cuiabá está diminuindo a incidência em relação a todo o Estado e mantém uma certa estabilidade e um certo controle. Eu digo isso porque o vírus é muito perigoso e é uma luta diária. Não vencemos a luta ainda”, acrescentou.

Para o prefeito, Cuiabál está sendo sustentáculo e responsável pela estabilidade da doença no Estado.

Na cidade, dos pacientes confirmados, 192 já estão recuperados da doença e houve sete óbitos de moradores na cidade e 11 de não residentes.

Na rede hospitalar há 78 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 47 na unidade de tratamento intensivo (UTI) e 31 em enfermaria. Também estão internados 70 pacientes com suspeita da doença, sendo 22 na UTI e 48 em enfermaria.

Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos disponibilizados apenas na rede municipal é de 17% em UTI e de 7,5% em enfermaria.

“Esses números nos dão segurança em não colocar a saúde e a vida das pessoas em risco e de podermos retomar as atividades econômicas gradativamente com segurança”, disse o prefeito.

Dos 141 municípios mato-grossenses, 84 já têm registros da doença. Além de Cuiabá, dentre as 20 cidades com maior número estão Várzea Grande (192), Rondonópolis (148), Tangará da Serra (84), Primavera do Leste (84), Barra do Garças (67), Lucas do Rio Verde (59), Confresa (49), Sorriso (49), Sinop (43), Rosário Oeste (38), Jaciara (34), Alta Floresta (32), Peixoto de Azevedo (25), Nova Mutum (24), Campo Verde (23), Cáceres (22), Pontes e Lacerda (22), Querência (15) e Mirassol D’Oeste (12), de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT).

Mas, a cada dia, o Estado vem batendo recorde no número de infectados. Somente entre a terça-feira (26) a quarta-feira (27), surgiram 168 novas confirmações em Cuiabá (49), Acorizal (5), Alta Floresta (13), Alto Araguaia (1), Cáceres (1), Campo Verde (8), Canarana (1), Confresa (2), Denise (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Jaciara (4), Jangada (2), Juara (1), Juína (1), Lucas do Rio Verde (11), Mirassol D’Oeste (2), Nova Guarita (3), Nova Mutum (3), Nova Ubiratã (1), Pedra Preta (2), Pontes e Lacerda (3), Primavera do Leste (3), Rondonópolis (12), Rosário Oeste (1), São Pedro da Cipa (1), Sapezal (3), Sinop (7), Sorriso (8), Tangará da Serra (2), Várzea Grande (14) e municípios de outros estados (1).

Já dos 1.909 casos, 1.140 estão em isolamento domiciliar e 601 estão recuperados. Há ainda 121 pacientes hospitalizados, sendo 67 em UTI e 54 em enfermaria.

No boletim, a Ses também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 258 leitos de UTI e 864 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 49,9% dos diagnosticados são do sexo feminino e 50,1% masculino; além disso, 557 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos.

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo, o novo vírus. Entre as medidas estão lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

 


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

acir carlos ochove  29-05-2020 09:54:06
O kit distribuido por algumas prefeituras vem dando certo, Trata em casa. É usado logo nas primeiras manifestações do virus chines. Parece ser se baixo custo.

Responder

0
0



ENQUETE
O que você acha da decisão da CPI do Paletó de pedir o afastamento do prefeito?
Ele tem que ser afastado
Ele tem que ser cassado
Ele é inocente
Tanto faz
PARCIAL