NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 21 de Abril de 2021
CIDADES
Quinta-feira, 08 de Abril de 2021, 00h:00

CONTRA COVID-19

MT inicia imunização de 22 mil profissionais da segurança pública

Da Reportagem

Os profissionais da segurança pública começam a receber, hoje (8), as primeiras 3.200 doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com o governo do Estado, serão contemplados os servidores que estão na linha de frente e o critério será dos mais antigos ao mais jovem que estão na ativa. Em torno de 22 mil profissionais devem ser vacinados em Mato Grosso.

“Mato Grosso está seguindo a tendência de outros estados em priorizar os servidores da Segurança Pública, por ser um serviço essencial que não parou. São Paulo, Amapá, Maranhão e Distrito Federal, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começaram a imunizar esses trabalhadores nesta semana”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Em Cuiabá, a vacinação será no Senai, localizado na Avenida 15 de Novembro, das 9 horas às 18h. Hoje, a previsão é vacinar 800 e, amanhã (9), 801 profissionais. Ao todo, são 1.601 doses em Cuiabá e 182 doses aos profissionais de Várzea Grande, onde o local de vacinação deve ser no Fiotão ou na Univag.

Na capital, quem vai realizar a aplicação das doses são os profissionais da saúde da própria segurança, sob orientação e capacitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá. As demais doses serão encaminhadas para o interior. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve publicar uma resolução de pactuação com as secretarias municipais de saúde com as orientações sobre a vacinação aos profissionais da segurança pública. A dose e a lista com os nomes serão encaminhadas aos municípios.

Serão contemplados servidores lotados no sistema penitenciário, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, Politec, Fundação Nova Chance, Socioeducativo, além das forças federais como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Os servidores que atuam na área meio dentro da Segurança Pública – gestores governamentais, técnicos e analistas de desenvolvimento econômico e social, cargos comissionados – não serão contemplados com a vacinação. Em todos os lotes de vacina que vierem para Mato Grosso, 5% das doses para a imunização dos profissionais das Forças de Segurança. Na última remessa de vacina, feita pelo Governo Federal, foi disponibilizado para Mato Grosso 896 doses para aplicar o imunizante nos integrantes do setor.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Você aprova a descentralização da vacinação contra a Covid?
Sim. Já passou da hora
Não. Era melhor só no Centro de Eventos
Ainda está a desejar
O certo é utilizar todos os postos de Saúde
PARCIAL