NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
CIDADES
Domingo, 01 de Março de 2020, 10h:45

REDE ESTADUAL

Matrículas para novos alunos começam na terça-feira

Procesos devem ser realizados no site www.seduc.mt.gov.br

DA REDAÇÃO

A segunda etapa de matrículas web nas unidades escolares da rede estadual de ensino para novos alunos inicia nesta terça-feira (3). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) alerta aos pais para que fiquem atentos para o preenchimento do cadastro que é obrigatório, para assim efetuar a matrícula em escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.

O processo segue até o dia 9 de março. Conforme a Seduc, as matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site www.seduc.mt.gov.br. Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha. Recomenda ainda que essa etapa seja concluída o quanto antes, para ganhar em agilidade.

Conforme a portaria nº 794/2019, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. A portaria contempla a relação de todas as escolas que terão matricula web.

“Entende-se por alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão no ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente ou abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED)”, informou o órgão estadual por meio da assessoria de imprensa.

Para os pais que não dispõem de computador em casa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizará, no auditório, terminais de acesso. Técnicos do Núcleo de Dados e Informações Estatísticas da Seduc estarão à disposição para orientar os pais ou responsáveis para efetuar a matrícula web. Esse suporte segue disponível até a data limite da matrícula, que é 09 de março. Algumas escolas regulares, especializadas, do campo, quilombolas, indígenas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) não participam da matricula web.

Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site da Seduc. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.

A 2ª etapa, após o cadastro, compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.

O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7 horas às 19h e nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30. O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.

LIVROS - O Dia Nacional do Livro Didático foi comemorado nesta quinta-feira (27). A data coincidiu com o encerramento do período de entrega dos exemplares para a rede estadual de ensino, em um convênio entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Correios. Em Mato Grosso, as escolas estaduais receberam cerca de 4 milhões de livros, que atendem os mais de 385 mil estudantes matriculados.

Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental recebem livros novos, válidos por quatro anos. Para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio será feita reposição. Segundo a responsável pelo livro didático da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Nilséia Maldonado, o livro didático é uma das principais ferramentas de uso cotidiano dos professores e dos alunos.

Pelo convênio, os Correios fazem a entrega nas escolas urbanas. Para as unidades escolares do campo, quilombolas e indígenas, os exemplares chegam até as Assessoria Pedagógicas que se encarregam de levá-los para as escolas utilizando todos os meios de transportes disponíveis – onde a estrada termina, são utilizados barcos. Por causa das chuvas, a entrega deve ser finalizada na primeira quinzena de março, coincidindo com o início do ano letivo de 2020.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL