NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
CIDADES
Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021, 10h:05

IMUNIZAÇÃO EM CUIABÁ

Idosos asilados já recebem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Até o dia 16, foram vacinadas 23.569 pessoas com a 1ªdose e 8.521 pessoas já haviam recebido a 2ª

Luiz Alves/Secom
A Prefeitura intensifica o atendimentos aos idosos de idade avançada, na campanha de vacinação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na segunda-feira (15), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos institucionalizados, que são aqueles que vivem em asilos e casas de repouso.

Entre esta e a próxima semana, 290 idosos e cuidadores que trabalham nessas instituições completarão o esquema de imunização com a Coronavac.

Em abril, outras 110 pessoas asiladas que receberam a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca também serão contempladas, já que este imunizante tem intervalo maior entre a primeira e a segunda dose. 

Quem está executando o plano de vacinação nesse grupo de pacientes são duas equipes do programa Consultório na Rua, da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda-feira, eles visitaram o Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, onde 140 doses foram aplicadas.

Na tarde de quinta-feira (18), 40 pacientes do Abrigo Recanto Feliz foram contemplados. 

De acordo com Vera Lúcia Ferreira, coordenadora do Consultório na Rua, o momento foi de muita emoção.

“Muitos choram na hora da aplicação da vacina. A gente vê eles com os olhos cheios de lágrimas e pergunta porque estão chorando e eles respondem: Agora vou poder ver meu filho, vou poder ver meus netos. É muita emoção”, relatou.

Os asilos que ainda serão atendidos com a aplicação da segunda dose da Coronavac são: Lar Doce Lar, na sexta-feira (19), com a vacinação de 40 pessoas e a instituição Casa Nova, na segunda-feira (22), com a imunização de 70 pessoas.

Para abril, serão atendidos 60 pessoas no asilo Village Bitencourt e 50 pacientes na Casa de Repouso Shalom. Ambos serão contemplados com a vacina de Oxford/Astrazeneca. 

“Esse momento de vacinação da segunda dose causa uma felicidade muito grande porque é o mais próximo que temos de saber que eles estão realmente imunizados. Entre 18 e 28 dias após a segunda dose que a imunização é realmente efetiva. Eles ficaram tão felizes que o pessoal do Abrigo Bom Jesus nos ligou agradecendo a atenção da equipe, não só com os idosos mas também com os profissionais, pelo compromisso de estar lá efetivando a dose”, destacou Vera Lúcia Ferreira.

VACINA CUIABÁ - Além da vacinação em segunda dose dos idosos asilados, a campanha "Vacina Cuiabá - sua vida em primeiro lugar" também está realizando a vacinação em primeira dose dos idosos a partir de 85 anos acamados, que estão sendo atendidos em seus domicílios por quatro equipes do programa Melhor em Casa.

O atendimento é feito por regionais, sendo quarta (17) e quinta (18) a imunização de 102 idosos acamados da regional Leste.

Nesta sexta-feira (19), serão vacinados os idosos da regional Norte, com um total de 79 pessoas.

Na próxima segunda-feira (22), será a vez dos idosos da regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público.

E na terça (23), os idosos acamados da regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.

No Centro de Eventos do Pantanal, foram vacinados 2.460 idosos, entre os dias 11 e 15 deste mês.

Até o dia 16, foram vacinadas 23.569 pessoas com a primeira dose, e 8.521 pessoas já haviam recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual o melhor modal de transporte público para Cuiabá e VG?
Prefiro o VLT
O BRT é melhor
Nenhum dos dois
Deveriam melhorar o atual sistema de ônibus
PARCIAL