NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
CIDADES
Domingo, 27 de Setembro de 2020, 13h:01

ENSAIO CLÍNICO

Cuiabá sediará novo centro de testagem de vacina contra Covid-19

A vacina desenvolvida pela Sinovac Life Science é uma das mais promissoras do mundo, pois utiliza tecnologia já conhecida

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Divulgação
A confirmação foi feita pelo Governo de São Paulo na sexta-feira (25), ao anunciar a ampliação da testagem do imunizante

A terceira fase de testes da vacina Coronavac, conduzida pelo Instituto Butantan, terá a inclusão de Cuiabá.

A confirmação foi feita pelo Governo de São Paulo, na sexta-feira (25), ao anunciar a ampliação da testagem do imunizante para mais quatro centros de pesquisa.

Além da Capital, a medida também se estenderá para Barretos (SP), Campo Grande (MS) e Pelotas (RS).

Com isso, a quantidade de voluntários será ampliada de 9 para 13 mil voluntários.

No último dia 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado o aumento do número de voluntários nos estudos da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Outra mudança é quanto a vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson & Johnson, que teve anuência para testes em sete estados brasileiros, terá a participação de voluntários de mais quatro estados nos testes.

Mato Grosso também foi incluído nesta lista, conforme a Anvisa, assim como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e também o Distrito Federal.

De acordo com informações do Governo de SP, o perfil dos voluntários que poderão se candidatar ao estudo permanece praticamente o mesmo: profissionais da saúde que estejam trabalhando no atendimento a pacientes com Covid-19.

A diferença é que, agora ,não será feita triagem para verificação de infecção prévia pelo coronavírus.

Até então, os estudos não permitiam a participação de voluntários com mais de 60 anos. Agora, este grupo de pessoas pode se candidatar. Já as mulheres não podem estar grávidas ou estarem planejando uma gravidez nos próximos três meses.

Importante lembrar que outra restrição é não apresentar doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune.

Ao todo, são 16 centros de estudos espalhados por sete estados brasileiros e o Distrito Federal.

A vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Sinovac Life Science, é uma das mais promissoras do mundo, porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. Por isso, o Instituto Butantan avalia que sua incorporação ao sistema de saúde deva ocorrer mais facilmente.

Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Os passos seguintes serão o registro do imunizante pela Anvisa e fornecimento em todo o Brasil.


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Jacqueline   28-09-2020 00:45:15
Pessoal do # fica em casa ou #Em casa mesmo....olha aí grande oportunidade. SEJAM FIÉIS AO QUE PREGAM.

Responder

0
1



ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL