NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 12 de Julho de 2020
CIDADES
Terça-feira, 30 de Junho de 2020, 00h:00

CONTRA COVID-19

Cuiabá precisa de 60 bombas de infusão para instalar 20 UTIs

Da Reportagem

Com os leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) praticamente com lotação máxima, Cuiabá dependem da chegada de bombas de infusão para colocar 20 novas vagas de UTI UTI à disposição dos pacientes com Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já dispõe dos 20 respiradores instalados no Hospital Referência para tratamento da doença, o antigo pronto-socorro, que fica no Centro da capital.

Os respiradores foram adquiridos há quase um mês. Por conta disso e do alto índice de ocupação dos 95 leitos de UTIs exclusivos para Covid-19 já existentes na rede municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro fez um apelo, no último fim de semana, para que todos que tenham condições ajudem a colocar esses 20 novos leitos de UTI à disposição dos pacientes. "Para abrir esses leitos amanhã, precisamos de 60 bombas de infusão imediatamente. Já fizemos o processo desde o início do mês, estamos em busca. Há uma dificuldade que não é só de Cuiabá. É do Brasil inteiro”, disse.

Ele reforça que essa dificuldade está no mundo inteiro e o Brasil não foge à regra. "Eu aproveito para fazer um apelo ao governo do Estado, às autoridades em geral, às empresas privadas. Quem tiver condições de viabilizar, seja para compra ou por doação, 60 bombas de infusão para a Prefeitura de Cuiabá, por favor, entre em contato conosco, que, conseguindo viabilizar essas 60 bombas de infusão, eu abro amanhã mais 20 leitos de UTIs exclusivos para Covid-19", afirmou neste domingo (28), após fazer vistoria no Hospital de Referência. O pedido por 60 bombas de infusão ocorre porque a cada respirador são utilizadas três bombas de infusão.

Pinheiro destaca ainda que a prefeitura deve abrir em breve mais leitos de UTI exclusivos para atendimento à pacientes com Covid-19. O deputado Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho, conseguiu mais 20 respiradores, sendo 10 fixos e 10 móveis, para ambulâncias nesta semana, além dos 20 que já foram adquiridos no último dia 12 e que já estão no Hospital de Referência, aguardando as bombas de infusão para começarem a funcionar. Também já chegaram os 10 respiradores doados pelo Governo do Estado. "Nós já planejamos abrir novos leitos de UTIs nos próximos dias para continuar atendendo e acolhendo a população cuiabana, a população mato-grossense, salvando vidas, zelando, cuidando, preservando a saúde e a vida das pessoas", afirma o prefeito de Cuiabá.

PROFISSIONAIS - Atualmente, a rede municipal de saúde já conta com 95 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 55 no Hospital Referência e 40 no Hospital São Benedito. A prefeitura frisa ainda que apesar dos avanços na obtenção de novos leitos de UTI, a capital mato-grossense, assim como inúmeras cidades pelo país, sofre também com o desfalque na equipe de profissionais de saúde.

Hoje, estão afastados do trabalho mais de 1,5 mil servidores da saúde por fazerem parte do grupo de risco (maiores de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas). Desses profissionais, cerca de 600 atuam na linha de frente, ou seja, no contato direto com os pacientes, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem.

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
O que você acha da decisão da CPI do Paletó de pedir o afastamento do prefeito?
Ele tem que ser afastado
Ele tem que ser cassado
Ele é inocente
Tanto faz
PARCIAL