NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
CIDADES
Sábado, 29 de Fevereiro de 2020, 17h:55

INCLUSÃO SOCIAL

Centro de atendimento ao autista deve ficar pronto até julho

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, realiza no sábado (29), às 8h30, o lançamento das obras do Centro Integrado de Atendimento ao Autista de Cuiabá. A futura unidade é o resultado de uma parceria que envolve órgãos públicos e iniciativa privada, com a Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA). Com capacidade para atender, inicialmente, pelo menos 150 crianças, adolescentes e adultos, por mês, a nova unidade tornará Cuiabá uma referência nas ações relacionadas ao tratamento do transtorno do espectro autista (TEA).

A construção do Centro Integrado de Atendimento ao Autista faz parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas pelo executivo municipal nos últimos anos, visando consolidar uma política pública que proporcione avanços efetivos na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com transtornos. Entre as ações na área educacional estão a formação continuada dos profissionais, ampliação de projetos como o de equoterapia e a aquisição de mesas digitais multidisciplinares, entre outras.

O espaço integrado contará com serviços nas áreas da saúde e educação com suporte multiprofissional para atender as principais necessidades das pessoas com TEA. Na área da saúde serão oferecidos atendimentos de fonoaudiólogos, psicologia, neurologista, psiquiatria, fisioterapia, cozinha funcional, educador físico funcional, terapias ocupacionais, estimulação precoce e nutricionista.

Em relação à educação, o projeto deverá privilegiar a escolarização e a inclusão das crianças, através de medidas como Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Prática (AVP), construindo um plano de atendimento individualizado e flexível com a demanda de atendimento.

Conforme a assessoria, as obras da unidade iniciam no dia 29 e o término previsto é em julho deste ano. O custo estimado da obra é de R$ 340 mil. O Centro Integrado será erguido em uma área localizada na Avenida Miguel Sutil, em frente ao Parque Mãe Bonifácia. 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
MT terá eleições simultâneas para vereador, prefeito e senador? Você já escolheu seus candidatos?
Sim
Não
Vou anular os votos
Nenhum dos candidatos presta
PARCIAL