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Cuiabá MT, Sábado, 24 de Outubro de 2020
CIDADES
Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020, 16h:20

CONSUMIDOR

Atendimentos no Procon aumentam 75% em janeiro

Somente em janeiro deste ano, o Procon estadual contabilizou 4.440 atendimentos, o que representa um aumento de 75% em relação ao primeiro mês de 2019. Do total, foram 2.911 prestação de serviço na forma presencial, via Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e 1.529 via online, pela plataforma www.consumidor.gov.br.
Pelo Sindec, a área de “serviços essenciais” se mantém no topo do ranking de janeiro de 2020, com 1.728 registros ou quase 60% do total de registros via o mesmo sistema. O setor de energia elétrica segue como o assunto mais reclamado, com um total de 1.115 reclamações registradas. Atrás de energia aparecem os setores de “água e esgoto”, com 314 queixas e “telefonia celular”, com 176.
Nesses três assuntos que ocupam o topo do ranking, a cobrança indevida ou abusiva é o problema mais reclamado pelos consumidores, sendo: “energia elétrica” com 1.027; “água e esgoto”, 287; e “telefonia celular”, com 105. Em segundo lugar no ranking aparece a área de "assuntos financeiros", que fechou janeiro com 552 reclamações, sendo: 158 registros para o assunto “cartão de crédito”, 148 para "banco comercial" e 104 para “financeira”.
Ainda, segundo dados do Procon, a terceira posição ficou com a área “produtos”, com 326 registros. Para o assunto “combustível automotivo, como gasolina, álcool, diesel e gás”, foram 66 reclamações, seguido de telefone (convencional, celular e interfone), com 33 queixas; e “eletroeletrônico importado”, com 17.
A área “serviços privados” ficou na quarta posição, com 229 registros. No assunto escola, desde a pré-escola aos ensinos médio e superior, foram registradas 34 reclamações. Já o estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria) teve 33 queixas; e “TV por assinatura (cabo, satélite), 23 registros.
O setor da “saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 62 reclamações. Em seguida aparece a área “habitação”, com 10 registros. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área "alimentos", com quatro registros. Pela plataforma www.consumidor.gov.br o Procon Estadual registrou 1.529 reclamações em janeiro deste ano. A área ''serviços financeiros” lidera com 539 reclamações. Em segundo lugar estão ''telecomunicações'', com 482 queixas; e em terceiro, como “água, energia e gás”, com 83.

 


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