NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021
CIDADES
Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 00h:00

OPERAÇÃO VETUS

13 idosos são retirados do lar em Cuiabá e VG

Da Reportagem

O Ministério da Justiça e Polícia Civil deflagraram, ontem (4), a operação “Vetus” para o combate a crimes de violência contra idosos em todo o país. Em Mato Grosso, foram cumpridas 13 medidas cautelares inominadas de afastamento de lar, sendo nove em Cuiabá, e quatro em Várzea Grande. Também foi realizada a checagem de denúncias anônimas em alguns pontos da região metropolitana.

As equipes também realizaram ainda uma visita em dois abrigos de idoso de Cuiabá para verificar as condições do ambiente e de atendimento aos idosos. A ação contou com o efetivo de onze policiais coordenados pelo delegado do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) de Cuiabá, Vitor Chab Domingues e pela delegada da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Mariell Antonini Dias. Entre os objetivos foi apurar o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia de coronavírus.

De acordo com o delegado do NAI, Vitor Chab Domingues, os principais crimes investigados são maus tratos contra idosos, apropriação de proventos, retenção de cartão de crédito, abandono de idoso, omissão de socorro e discriminação por motivo de idade. Os dados apontam que desde o início da operação, no mês de abril até o momento, já foram apuradas 279 denúncias, realizados 800 atendimentos, 668 procedimentos nas delegacias, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência (TCO) e 18 prisões.

Das ações realizadas pelo NAI em Cuiabá, foram 16 pessoas presas, 498 vítimas atendidas, 225 diligências, 216 denúncias apuradas, nove medidas inominadas de afastamento de lar, 501 inquéritos instaurados e 98 TCOs lavrados. Já em Várzea Grande, duas pessoas foram presas, 84 vítimas atendidas, 63 diligências, 63 denúncias apuradas quatro medidas cautelares de afastamento de lar, 57 inquéritos policiais instaurados e 12 TCOs lavrados.

A Polícia Civil informou ainda que a operação integrada, teve início no dia 1º de outubro, quando se comemorou o Dia Internacional do Idoso. A ação conta com a parceria do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que constatou aumento das denúncias por meio do disque 100

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.




ENQUETE
Qual deve ser a prioridade do 2º mandato do prefeito Emanuel Pinheiro?
Melhorar o transporte coletivo
Tornar a Saúde Pública acessível a todos
Ampliar a Assistência Social
Educação para todos
PARCIAL