WORKSHOP

Vivência e Interpretação no Teatro

MÍRIAM BOTELHO
Da Redação

Desenvolvimento da inteligência emocional calcada em técnicas teatrais. É o que promete o workshop "Vivência e Interpretação no Teatro", ministrado pelos atores Wiliam de Paula e Anderson Corrêa Brasil, com início segunda (31) até 4 de junho, sempre às 19h.

O curso está aberto à participação de atores profissionais, amadores, educadores e comunidade em geral. Agora, para o pessoal da melhor idade; mais de sessenta, será oferecido o curso "Vivência Teatral", de 7 a 9 de junho, no horário das 15 às 17h30. Além dos cursos destinados aos atores será realizado um trabalho voltado para os atletas, cujo enfoque principal será a utilização das técnicas da dramatização, e técnicas de desenvolvimento emocional para melhorar o rendimento interpessoal. Os dias e os horários ainda não foram definidos. Vale lembrar que o curso faz parte das atividade que vêm sendo realizada pelo Departamento de Educação Física em parceria com a Coordenação de Cultura com o objetivo de desenvolver e melhorar o potencial de cada participante.

Além deste trabalho de base, o Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física tem como meta o projeto "Caminho em Cena". Uma parceria com os atores William de Paula e Anderson Corrêa Brasil. Eles pretendem montar o espetáculo "O Antecristo – A Divina Comédia da Humanidade". O evento vai contar com a participação de atores mato-grossenses e atores do Rio de Janeiro.

Segundo o professor Edmundo Souza, o projeto "Caminho em Cena" visa a compreensão e a educação emocional. Com previsão de estréia para o final de julho no Teatro Universitário e participação no Festival Nacional Universitário da UFF (Faculdade Federal Fluminense) de Niterói, eles pretendem também realizar apresentações no Teatro Rubens Corrêa no Rio de Janeiro. É claro que todas essas apresentações fazem parte dos objetivos do projeto "Caminho em Cena". O projeto da UFMT precisa ainda da aprovação da lei Hermes de Abreu e, principalmente, apoio do empresariado local.

A peça "O Antecristo – A Divina Comédia da Humanidade", nasceu de uma pesquisa do seu autor, Anderson Corrêa Brasil, durante cinco anos ele entrevistou e conviveu com mendigos pelas ruas das grandes cidades brasileiras, principalmente as do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, tornando-se testemunha involuntária da progressiva degeneração mental de boa parte deles.

Deixando o "Antecristo" no forno e voltando para o workshop, os atores William de Paula e Anderson Côrrea Brasil pretendem despertar nos participantes o lado emocional e escondido de cada um Anderson Corrêa já atuou como ator, diretor, e autor. Participou do monólogo "O Menino e o Tambor", " O Fantasma de Canterville" de Oscar Wilde. No ano passado participou como ator convidado da peça "Sodoma e Gomorra"; autor Edmundo de Sousa, direção Odinamar Borges.

William de Paula é o outro ator com bastante experiência no ofício. Em todas as oficinas os postulantes vão aprender a lidar com as suas ferramentas. Observar, absolver e transmitir. Visualizar, interiorizar, e exteriorizar. São estes os ensinamentos básicos da dupla.

O workshop acontece no Ginásio de Esportes da UFMT e custa módicos R$ 20,00. Maiores informações: 615-8831 0u 615-8831

O QUE: Workshop "Vivência e Interpretação no Teatro"
ONDE: Ginásio de Esportes da UFMT
QUANDO: De 31 de maio a 4 de junho


TELEVISÃO

Jô assina com a Globo e reestréia no ano que vem

Anna Lee
Da Agência Folha – Rio

Depois de 12 anos, Jô Soares vai voltar para a TV Globo para fazer um programa nos moldes do "Jô Soares Onze e Meia", que apresenta atualmente no SBT.

O compromisso de que o apresentador passará a fazer parte do quadro de funcionários da Globo a partir de 1º de janeiro de 2000 foi firmado quinta-feira em São Paulo.

O acordo é fruto de negociações que começaram no final do ano passado e que foram consolidadas em um encontro de Jô com Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo, em Nova York, em abril deste ano.

Na época, ficou acertado que Jô conversaria com o empresário Silvio Santos sobre sua saída do SBT. Durante os dois últimos meses, foram feitos os acertos finais do contrato.

Jô estará na Globo a partir de janeiro do ano 2000, porque tem que cumprir o contrato com o SBT até dezembro. Mas seu programa deverá estrear somente no final de março, mês em que a emissora costuma lançar sua grade de cada ano.

Diléia Frate, uma das diretoras do "Jô Soares Onze e Meia" e uma espécie de braço direito de Jô -é dela a concepção do programa, e é ela a responsável pelas pautas das entrevistas-, disse que ainda não viu o contrato final, mas sabe que o programa da Globo será "parecido com o do SBT e será apresentado diariamente e no mesmo horário".

Segundo ela, o programa será gravado nos novos estúdios da Globo em São Paulo. A diretora ainda disse que uma das exigências para a assinatura do contrato foi que, junto com o apresentador, toda a equipe do "Jô Soares Onze e Meia" fosse levada para a Globo.

"Fizemos questão de levar desde o office-boy até os diretores. Estamos trabalhando juntos há muitos anos, temos uma ótima sintonia e não queremos perder isso", disse Diléia.

"A contratação de Jô e sua equipe é motivo de muito orgulho e felicidades para todos nós. Reforça o compromisso da TV Globo de fazer uma televisão de qualidade", disse Marluce, em nota oficial.

Jô saiu da Globo em dezembro de 87, onde apresentava o programa "Viva o Gordo". Estava na emissora desde 70, participou também dos programas "Faça Humor, Não Faça Guerra", "Satiricon" e "Planeta dos Homens". Em 88, Jô começou no SBT, onde passou a apresentar o "Veja o Gordo" e, depois, o "Jô Soares Onze e Meia".


Rede TV! É o novo nome da TV Manchete

Da Agência Folha – São Paulo

Rede TV! é o novo nome da Rede Manchete. O nome escolhido é resultado de uma pesquisa da agência de publicidade FischerAmérica junto à população. "Foram apresentados seis nomes para o público e esse foi o escolhido", disse Antonio Fadiga, diretor-geral de comunicação total da agência.

Segundo ele, a simplicidade do nome é uma tentativa de surpreender. "É um nome que já faz parte do cotidiano das pessoas e vai virar referência para a ex-Manchete." O nome foi aprovado na quinta-feira à noite pelos novos donos da emissora, Amílcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho Fragali.

O primeiro anúncio dando conta do novo nome da emissora foi veiculado nacionalmente em jornais no domingo. "Não há logotipo ainda, já que é uma coisa muito forte e que precisa de mais tempo para ser trabalhado", afirmou Fadiga. A redação do anúncio será: "Quem comprou a Manchete não é político, não é igreja e não é grupo econômico. Então quem foi?". Para Fadiga, essa será uma tentativa de apresentar ao público quem está no comando da nova emissora.

A primeira peça com a logomarca deve estar pronta só em agosto, quando chegará ao público a nova grade de programação.

"A grande arma da Rede TV! será a interatividade, produto principal do grupo TeleTV." Além da opinião de quem assiste, a programação da nova emissora terá como prioridade o "respeito ao telespectador e programas alternativos".

Esses programas alternativos serão colocados no ar nos horários em que as outras emissoras são hegemônicas, como o horário de novelas da Globo, que acabou sendo seguido por outras redes. "Nesse horário, por exemplo, a Rede TV! vai passar uma programação para quem não quer assistir novela."

A nova sede da empresa será em Alphaville, em Barueri, na Grande São Paulo. Mas o empreendimento só deve ficar pronto em dois anos. Uma solução, já descartada, seria a compra das antigas instalações da Rede Globo no centro de São Paulo. A idéia foi abandonada porque os prédios e equipamentos são muito antigos e não comportariam a nova tecnologia pretendida pela emissora, afirmou Carlos Perrone, diretor da unidade de negócios de comunicação da FischerAmérica.


Messias Bruxo

Forum
Um deslumbre total. É o que se pode dizer do catálogo da coleção

Inverno 99 da Forum que já está circulando de mão em mão, entre as

figurinhas carimbadas da cidade. Júnior Vitamina caprichou na

distribuição para deixar todo mundo de queixo caído. Quem gosta de se

vestir bem, pode ir se preparando para arrombar o cofrinho que roupa

Forum é coisa à qual não se pode resistir.

Previvag
O destaque da coluna de hoje fica para diretoria da Previvag, orgão administrador da previdência dos funcionários e pensionistas da Prefeitura Municipal de V.Grande. Todos os segurados estão satisfeitos com a atuação dos srs. Carlão e do prof. Heraldo Possas. Conseguiram regularizar os pagamentos e efetuar uma administração brilhante à frente da instituição. É isso aí. São de pessoas e de trabalho sério que estamos precisando.

Inverno
Está chegando o inverno , começa a movimentação atrás daqueles casaquinhos antigos fedendo a mofo. Não perca tempo. Inove. Revolucione seu guarda-roupa. Está chegando a coleção de inverno na Rafael Benetti, loja-destaque do Shopping Três Americas, um luxo total. Não será por falta de uma roupa adequada que você vai deixar de brilhar na temporada. Compensa dar umas verificadas nas vitrines da Rafael Benetti já.

Vício
Um fator preocupante: o grande número de adolescente fumando, tanto os garotos como as menininhas. Fico observando, parece que a cada dia que passa está aumentando o número. Senhores pais, fiquem alerta com o cheiro de cigarros na roupa das crianças. Para aprender com um amiguinho é muito fácil, deixar o vicio, porém, se torna muito difícil. O problema é que se deixar com corda frouxa quando for ver, estão usando drogas. Vai um recado ai, galera: se cuidem, é bom que deixem essas modinhas de vícios no inicio, porque pode virar um fantasma em suas vidas.

Cobertor
Seria para este final de semana, o inicio de uma campanha em prol das pessoas carentes da nossa capital, devido à chegada do inverno. Iremos lançar a Campanha do Cobertor, juntamente com a primeira dama do Município, dona Iraci França. Estamos trabalhando nos últimos detalhes e esperamos contar com o apoio de toda juventude dourada de nossa cidade.

Itália
Amanhã, Terça, tem prato especial no Piano Bar do Getúlio: será servido um jantar regado a muita massa à moda italiana. É bom tomar cuidado para que não se sentir como se estivesse numa cidade da Itália e exagerar no consumo. O maitre Jucelino garante que as massas vão estar melhores do que as massas italianas.

Bruxixos
Liu Arruda fez festa ontem, no Getúlio, para comemorar idade nova e a recuperação de sua saúde. Esta semana, ele engrena um novo espetáculo, em que promete esclarecer o que existe por trás dos escândalos da Secretaria de Fazendo do Governo de Mato Grosso.

Thamires Ferreira em altos preparativos para a comemoração dos seus 10 anos de colunismo social. A Noite Indiana, que acontece em 18 de junho, a se julgar pelo convite, vai ser uma coisa mais que luxuosa, fantástica.

Está de parabéns o empresário Luis Carlos Becare pelo sucesso que vem colhendo tanto a Tv Cidade Verde quanto a Transamérica FM. Elas chegaram, viram e estão arrebentando.

O jovem empresário Frederico Garcia vem desempenhando um papel importante à frente do seu site cuiabano.com.br, onde se encontra tudo sobre Cuiabá e também a edição virtual desta coluna.

Caldeirão

*
Os alunos que estudam nos colégios Master e Antares perguntam: para serve aquele semáfaro para pedestre que instalaram na Fernando Corrêa, na frente das duas escolas?! O certo não seria uma passarela?

*
O time das Xeretas e das Tulipet’s estão chateadas com as Bafonete’s, Calma, garotas, foi só uma brincadeirinha.

*
Mais uma vez, chamo a atenção, de todos os times: mulher com cara de homem que parece mais com um guri, tomem cuidado. Na Copa Feminina, vamos despachar logo que for detectado.

*
Impressionante! A reclamação é geral contra a Rede Cemat. Antes da privatização, só após a terceira conta em atraso sua luz era cortada. Agora, com duas, já ficou no escuro. Pra religar, tem que se pagar uma taxa de emergência à vista ou aguardar 48 horas. O fornecimento de energia deixou de ser prestação de serviço à comunidade e virou faturamento adoidado?! Eu só queria entender.

*
Certas personalidades exóticas de nossa sociedade brigam, brigam, é recadinho pra cá, bilhetinho pra lá, vivem se retalhando, mas no fritar dos ovos, estão sempre juntos. Aonde será que querem chegar com isso? Querem pirar a cabeça da galera?

*
A lista dos complicadores de festa está sendo finalizada, cobrindo todos os últimos eventos ocorridos na cidade, na ambiente dance e no ambiente country. Aguardem.

A juventude brilhou na Festa do Divino 99 que alcançou um sucesso retumbante