CINEMA

A aventura de Zico na sétima arte

SERGIO RANGEL e
ROBERTA JANSEN
Da Agência Estado - Rio de Janeiro

Uma superprodução nacional destinada ao público jovem marcará a estréia do jogador Zico no cinema. "Uma Aventura de Zico", de Antônio Carlos da Fontoura, começa a ser filmado em dezembro e tem lançamento previsto para julho do ano que vem, logo depois da Copa do Mundo. A produção do longa, orçada em R$ 6 milhões, está a cargo da L.C. Barreto. "Espero que essa história seja um gol de placa", comemorou Zico quando assinou o contrato.
Em "Uma Aventura de Zico", o jogador interpretará dois papéis: o seu mesmo e o de seu clone. O filme conta a história de um cientista maluco que inventa uma máquina de clonar seres humanos. Contratado por um magnata picareta, o cientista faz uma cópia do jogador especialmente para dar aulas de futebol ao filho do milionário, um menino sem nenhuma intimidade com a bola. A geringonça não funciona muito bem e o resultado é que, em vez de conseguir dois Zicos idênticos, o cientista divide a personalidade do jogador.
O Zico original acaba sendo privado do lado mais criativo de sua personalidade, tornando-se um obstinado adepto de futebol força. Por outro lado, o Zicópia, refugia-se em Quintino, subúrbio carioca onde o jogador nasceu, e dedica-se apenas a jogar peladas e participar de rodas de samba. Ou seja, é o lado da personalidade do jogador que não leva a sério a disciplina dos treinos. Quem acaba descobrindo toda a trama são os alunos da escolinha de futebol do jogador.
"É o tipo de filme que os norte-americanos chamam de family story, ou seja, o tipo de produção que agrada a todos", conta o diretor. "Uma Aventura de Zico" é o primeiro filme de Fontoura em 12 anos. Seu último longa foi Espelho de Carne, de 1985. Nos últimos cinco anos, ele trabalhou como diretor e roteirista do programa Você Decide, da TV Globo. "Estudei muito durante esse tempo e achei que já era hora de voltar a filmar", conta. A idéia para o filme surgiu há sete anos, mais precisamente durante a Copa do Mundo de 1990.
O roteiro, entretanto, era bem diferente do que será filmado. "Na história original, a máquina do cientista roubava o talento do jogador e o vendia para um cartola do futebol internacional", conta Fontoura. Para azar do diretor e roteirista, foi lançado no ano passado Space Jam, filme norte-americano estrelado pelo astro do basquete Michael Jordan, em que todo o talento dos jogadores do dream team era roubado por extraterrestres. "O Zico se recusou a filmar o roteiro porque imaginou que todos achariam que era um plágio", lembra Fontoura.
Para resolver o problema, Fontoura acabou fazendo às pressas outro roteiro. "No final, acho que está melhor que o primeiro; até porque já fiz pensando no Zico e nos traços de sua personalidade." Fiel seguidor da premissa de que "cinema é a maior diversão", Fontoura diz que tem "horror a filme cabeça" e que seu maior objetivo é fazer um longa que agrade o público. "Hoje em dia não é mais crime pensar assim", diz. "Antigamente, o cinema brasileiro fazia filmes para uma casta, baseado em uma nosciva idéia de autosuficiência do autor."
O elenco do filme será escolhido nas próximas semanas. "Estamos testando 500 crianças para escolher as cinco que protagonizam o filme", conta Fontoura. Outras trinta crianças fazem parte do elenco e também serão escolhidas nos testes. O único ator já confirmado na produção é Roberto Bomtempo, que interpretará um jogador aposentado amigo de Zico. Está a cargo de Bomtempo também dar aulas de interpretação para o jogador. "Não acredito que termos problema com o fato de o Zico não ser ator", aposta Fontoura. "Ele é capaz de fazer tantas coisas, por que não seria capaz de atuar?"
O jogador mostra-se confiante frente ao desafio, mas rejeita o rótulo de ator. "Já participei de comerciais e tenho até experiência na frente da câmera, mas me chamar de ator é meio forte", afirma. "Mas vou me entregar de corpo e alma ao projeto, como costumo fazer com todas as coisas."
O projeto ainda está em fase de pré-produção. As filmagens, que começam no dia 17 de dezembro, estão previstas para terminar em fevereiro. Zico, no entanto, só deverá ficar no set de filmagens por oito semanas. O filme será basicamente todo rodado na escolinha de futebol do jogador e em locações na Barra e no Recreio, na zona oeste. A previsão é que o filme estréie em julho, em plenas férias escolares. "Estamos pensando em fazer um pré-lançamento em Paris, durante a Copa do Mundo", conta Fontoura.
A equipe de produção de "Uma Aventura de Zico" é a mesma de "O Quatrilho", que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado, e de "O Que é isso Companheiro?". Fã de futebol e companheiro de peladas de Zico, o produtor Luis Carlos Barreto não esconde a empolgação com o projeto. "Além de ser um excelente filme, a minha produtora realiza uma verdadeira trilogia do futebol brasileiro", afirma Barreto, lembrando que produziu na década de 60, os filmes "Isto é Pelé" e "Garrincha, Alegria do Povo."


COLUNA TAMIRES FERREIRA

Festança

Não ficou só na troca de elogios dos amigos e familiares, o almoço em que Dudu Campos comemorou seu aniversário, domingo passado, em sua bela residência. O show foi à parte. Como também, além de preparar o moço para ser seu seguidor na política, Jaime Veríssimo de Campos e Lucimar não escondiam a felicidade e a alegria de ver o xodó da casa completar apenas l6 anos. Totalmente belo e vitaminado, o rapaz é um dos mais cobiçados pelas meninas, que ficam loucas para arrumar um bom partido. Uma coisa! Como sempre, em grande estilo, os anfitriões receberam aproximadamente 80 jovens de nossa sociedade, amigos do aniversariante, que foram levar seus abraços e cumprimentar pela data. Com a temperatura em 40 graus, a galera jovem não se intimidou e caiu na piscina no maior alto astral. Cerveja geladíssima e um bom pagode deixaram todos no maior remelexo. E a tarde rolou noite adentro. Antes do coro de "parabéns a você", Dudu armou um show à parte cantando músicas de rock, sertanejo e pagode. Como todos sabem, uma das suas maiores paixões é a música. E vai na base do vento a favor sua performance. Só o tempo dirá qual é sua preferência: política ou música.

Festança II

Foi uma festança daquelas. Simples, porém chique. Animado e descontraído Dudu era só sorrisos. Recebeu os parabéns de Nini e Eugênio Belluca, passando por Edvirges e Alceu Provatti, Tut Gonçalves, Tande e Laura de Oliveira, a bela Marcela Nardez, Jaqueline e Flávio Miraglia.
A anfitriã não escondia a alegria de ser vovó de primeira viagem. Ficou pajeando a tarde toda a neta lindinha, Karla Renata, que todos queriam abraçar. A petizinha é uma gracinha, filha de Gisele e Maurício Souto. Na fila para degustar o churrasco assinado por Elza Biancerdini estavam Ricki Nalin, Juninho e Michelle Campos, Breno Gomes, Gerson Salles, Yuri Vieira Jorge e muitos outros.

Coleção verão

Desde a semana passada que os convites para o desfile-show já estão se esgotando, portanto corra para adquirir o seu. A Ady e a primeira-dama de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, promovem nesta quinta-feira um belíssimo desfile da coleção verão 97/98. Será no Várzea Grande Tênis Clube, às 21h, e a renda é beneficente. Apresentada pelas manequins de primeiro time da equipe do produtor Edson Guilherme. E logo em seguida haverá um buffet de frios com a assinatura de Elza Biancardini. Pelas presenças já confirmadas, será uma noite em grande estilo.

Kiwi

A próxima top cuiabana que promete acontecer no circuito fashion do eixo-São Paulo/Rio responde pelo nome de Miriane Saddi Becker. Toda-toda, a moça embarcou no último domingo rumo a São Paulo, onde monta seu QG num belíssimo flat.

Casório

Os convites para a cerimônia civil de Kélida Abdala com Leonir Júnior da Silva já estão sendo distribuídos. O enlace acontece dia 8 de novembro no altar que será montado no Hotel Fazenda Mato Grosso. Após o "sim", os noivos serão brindados com champagne e em seguida um jantar.

Dose dupla

A comitiva de bacanas que marcaram presença no último sábado na dupla comemoração de aniversário de Gilda Rabelo Leite e Carlina Jacob, foi das mais animadas e chiquérrimas. Dividindo os talheres estavam: Elvira Lucia e Frederico Augusto Xavier - reapareceram após algum tempo sumidos -, Célia e Tadeu Cury, Nancy e Dejalma Rocha, Iris Capilé e Adelino Praeiro, Neile e Geraldo Grunwald, Lise e Artur Bastos Jorge, Naná Maciel, Olga Candia, Pepito Candia como sempre amável. Um luxo. O cônsul da Bolívia Dom Fernando, Anita e Faber Viegas, Marcia e José Ermete Rabelo Leite, Marcia e Mauro Vieira, a dupla magnífica Darlene Gattas e Helen Biancardini, a turma Marco, Rachid, Rodrigo Braga, como também Isis Dorileo e Paulo Choparra, Monica e Wanglei Gonçalves, Marcia e Avelino Tavares, entre outros, foram jantar e saborear as sobremesas, que diga-se de passagem estavam dos deuses. Gilda e Carlina estavam felissíssimas, em receber tanta gente que foi levar seu abraço e aumentar o coro de "parabéns a você".

Festejou

Apesar do calor infernal, o aniversário de Regina Kaezer foi muito bem, obridado. O Transa's Bar ficou lotado na recepção oferecida sábado passado pela publicitária. À porta com seu grande e acolhedor sorriso aos "quatro ponto zero", Regina Kaezer recebia os seus convidados, com um vestido pretinho. Ficou chiquérrima. O governador Dante e Thelma de Oliveira - bronzeada e feliz da vida -, os gêmeos Frederico Guilherme e Guilherme Frederico Muller - como sempre educadíssimos e charmosos -, Lukinha sempre com seu belo sorriso e astral ótimo, dançavam animadamente ao som do DJ Vasquinho, totalmente flashback. A turma adorou. As filhas belas, Adriana e Juliana, estavam acompanhadas com seus respectivos. O ex-secretário de infra-estrutura, Antônio Joaquim, era o mais ligeirinho: não parava um instante sentado. Tânia, como sempre, na sua.

Festejou II

O secretário de Cultura, Elismar Bezerra, ficou totalmente fora do ninho. Consciente de que ali não era a sua praia, ficou sentado e só levantou para ir embora. Divone Souza de Figueredo, sempre amável com este colunista. Ela é uma das minhas paixões. Com um modelito também pretinho, pretinho, e que caiu muito bem em seu corpo, Leila Silva Freire estava elegante e cuidava o tempo todo dos passos da primeira-dama Thelma, digamos assim. Tadeu e Nádia Calmão foram também levar seus abraços à festejada. Jaime Okamura, sempre em um canto flagrando tudo e todos. O rapaz sabe muito. Mauro Lucio Rodrigues parecia um bailarino profissional. Carlinhos de Jesus perderia longe e ficaria com inveja de vê-lo dançando. Uma ma-ra-vi-lha. Rodopiou a noite toda. Como se ele só soubesse fazer isso na vida. Rosely Arruda e Frederico Mansur não se intimidaram e mostraram que são uns verdadeiros pé-de-valsa. Analzita Muller, que atualmente mora em Brasília, deu o ar da graça no pedaço. Achando tudo ótimo, porém solteiríssima. Por enquanto.
Quem estava de dieta sofreu. Havia bandejas de salgados fritos na hora, com a assinatura de Maria Saião, com bolinhos de bacalhou, rissoles, bolo de queijo, croquetes de milho e carne etc e tal - uma tentação a qual só um santo resistiria. Cacá Barros e Jô Salles contaram do lançamento de uma revista de turismo, Eco Tour News, para breve. Apesar da aniversariante estar acima dos quatro ponto zero, ela continua conservada e com um corpo escultural de dar inveja a qualquer mortal. Aqui vai um conselho: depois do quatro ponto zero a mulher só pode se casar com um médico ou um milionário.
Ah! Antes que eu me esqueça tinha uma lulu de baixo astral. Não sei porque motivos, toda vez que este colunista a encontra de imediato, ela faz cara feia. Disso eu tenho certeza: não tenho culpa de ela ser mal-amada. E ponto final. Mas tudo bem, tudo numa boa. A noite rolou madrugada adentro, a turma só saiu do ambiemte às cinco da matina. E a festa ainda estava ma-ra-vi-lho-sa-men-te ótima.