CINEMA

"Teoria da Conspiração" em cartaz

Mel Gibson e Julia Roberts são os astros da produção que estréia nos cines 3 Américas e Goiabeiras

Da Agência Estado - São Paulo

Richard Donner e Mel Gibson são velhos parceiros. O diretor e o ator fizeram juntos os três episódios da série Máquina Mortífera. Preparam-se para fazer o quarto. Antes, não faziam porque não achavam um roteiro inteligente. Deviam estar brincando. Se roteiro inteligente fosse mesmo condição indispensável, eles não teriam feito Teoria da Conspiração, que estréia hoje em todo o Brasil.
Teoria da Conspiração tem um roteiro complicado, mas não necessariamente inteligente. Mais cheio de furos, é impossível. É uma mistura de Taxi Driver, o velho Motorista de Táxi, de Martin Scorsese, com Sob o Domínio do Mal, de John Frankenheimer. Trata de um tema 100% americano, a paranóia.
Mania persecutória é com americano mesmo. O filme até que tem um começo legal. Mel Gibson é um motorista de táxi de Nova York. Está sempre tecendo teorias conspiratórias para os pobres passageiros do seu táxi. Ele fala pelos cotovelos. Chega a falar sozinho, desenvolvendo teorias sobre a corrupção no Vaticano e uma conspiração da CIA que passa por terremotos que atingem o mundo, pondo em risco o próprio presidente dos Estados Unidos.
Gibson _ o nome do seu personagem é Fletcher _ chega a emitir um pequeno boletim que envia a cinco pessoas. Inesperadamente, ele é seqüestrado pelos integrantes de uma agência do governo ou o que parece ser uma agência do governo. Bingo, o espectador pensa _ Fletcher descobriu o que não devia. Não é nada disso. Acontece que ele foi submetido a um programa de condicionamento do governo americano _ um programa para transformar o zé-ninguém num assassino.
O programa foi oficialmente arquivado, mas Patrick Stewart, o capitão Picard de Jornada nas Estrelas, prossegue com as experiências. Caça Fletcher porque teme que suas denúncias venham a chamar atenção sobre o que resta do plano.
Gibson não convence como paranóico. Como Julia Roberts pautou a interpretação dela pela dele _ foi o que disseram numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo _, o resultado beira o desastre. A direção de Donner não ajuda, carregando nos cacoetes visuais para expressar a instabilidade emocional de Gibson. Como curiosidade, o diretor pratica a referência, às vezes até mesmo a auto-referência.
Numa cena, perseguido pelos inimigos, Fletcher refugia-se num cinema. Referência um _ o filme a que assiste é O Feitiço de Áquila, que Donner dirigiu. Referência dois _ a maneira como Fletcher escapa remete a Hitchcock. Foi usada duas vezes pelo mestre do suspense, em Intriga Internacional e Cortina Rasgada, quando o próprio Hitch também se plagiou.


COLUNA TAMIRES FERREIRA

Saúde

Qualidade em todas as áreas de saúde. Esta é a filosofia básica do Hospital Santa Rosa, o mais novo Centro de Tratamento Hospitalar da capital que tem como filosofia cuidar do paciente, seja qual for o seu problema. "Oimportante é o seu bem-estar". É com este pensamento, de proporcionar uma medicina humanizada, que os seus idealizadores foram buscar através de uma pesquisa de mercado, um hospital que pudesse atender qualquer área médica e tendo ainda, a qualidade total como o seu cartão de visita. Os médicos Guilherme Maluf e José Ricardo de Mello, Gastro - Cirurgiões e especialistas em Endoscopia Digestiva são os idealizadores do projeto de saúde para Cuiabá que é hoje referência para toda a região centro-norte do Brasil. Após terem conseguido os recursos, via Banco do brasil, a missão foi a corrida em busca de profissionais renomados de todas as áreas, que tenham como princípio o aperfeiçoamento em sua área. A proposta é dar à população um corpo clínico com as mais diversas especialidades médicas.


Saúde II

Outra questão aliada a estas especialidades é o Centro de Estudos para o desenvolvimento de pesquisa continuada, onde se busca o apaerfeiçoamento técnico e científico, a exemplo de hospitais como o Albert Einstein ou a Beneficência Portuguesa. Para o superintendente do Hospital Santa Rosa, Guilherme Maluf e o diretor financeiro, José Ricardo de Mello, a maior preocupação é com o atendimento de qualidade. Com um corpo clínico de l00 médicos e uma equipe de apoio de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes socias, fisioterapeutas e outros profissionais, eles pretendem atender os pacientes através de uma estrutura de 50 ambulatórios, 75 leitos, 10 de UTI adulto e 5 UTI infantil. Todos com a mesma filosofia de trabalho. Com todo esse serviço disponível para a população mato-grossense, em pouco tempo, os médicos- diretores pretendem alcançar o padrão de qualidade total. A inauguração está maracada para o próximo dia 29 de outubro.


Mais um

Promete ser movimentado o enlace matrimonial de Andréa Moraes e Antonio Gonçalo de Barros. Eles sobem ao altar da Igreja São Benedito - Boa Esperança (Coxipó), no dia l8 de outubro, às 20h30. Ela é filha de Eliete e José Adriano de Moraes, ele, de Maria Lucia e Gonçalo Pedroso de Barros.


Seminário

E dos dias l9 a 25 de outubro teremos o XIX Simpósio Nacional de Aposentados e Pensionistas da CEF. Na programção: abertura solene no Teatro Universitário, passeios turísticos pela Chapada dos Guimarães e Águas Quentes, jantar, shows regionais e debates.


Boca fechada...

Os quatro cantos do Estado se agitaram ontem, quando anunciamos nesta coluna que o prefeito vai ser vovô. Tudo bem, tudo numa boa. Mas por motivos "de força maior" não posso citar o nome da futura mamãe. E ponto final.


Hoje

De casário marcado para hoje às 20hl5, Camila Provatti e Marcelo Gonçalves sobem ao altar na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Com talheres de prata para muitos e bons, eles recebem para jantar no salão do Clube Monte Líbano. Com decoração de Sandro Villar e menu assinado por Elza Biancardini.


Verão 98

A loja Gauss, da avenida Isaac Póvoas, conquistou rapidamente um lugar no contexto da moda cuiabana. Considerada uma das lojas mais sofisticadas do Grupo Magm


Entre amigos

Língua de sogra a postos: Marisa Camargo Pupin arregimentando os amigos e familiares. O motivo é o seu aniversátio, que será comemorado hoje com um jantar em seu ponto gastronômico, o Getúlio.


Seminário

De hoje até o dia l3 de outubro acontece o Seminário Internacional Mercosul e União Européia: Uma Maior Aproximação. Sob o comando do reitor da Universidade de Cuiabá (Unic), professor Altamiro Belo Galindo, que tem como cenário o Hotel Fazenda Mato Grosso, estão em pauta debates com a participação de vários conferencistas. Os destaques são para o professor Mamoel Lopes Porto, deputado do Parlamento Europeu, professor Francisco Lucas Pires, ex-ministro da Cultura de Portugal, professor Jorge Coutinho de Abreu, membro da Associação de Estudos Europeus e da Universidade de Coimbra, e o professor Luis Antônio V. San Pedro, catedrático da Universidade de Valladolid, na Espanha.


Deu cana

Um simples outdoor próximo ao shopping Iguatemi, em São Paulo, e todo mundo foi parar na delegacia. A Di Trevi lançou uma campanha enfocando causas sociais e num dos slogans disparou: "Um jeans Di Trevi custa o mesmo que três gramas de cocaína. E você agita muito mais". Bastou para a polícia exigir explicações da Di Trevi, da Ativa (responsável pelos outdoors) e da Com.br, a agência cabeça da história toda.


Social

**** A Magio Dollar Importados está atraindo a atenção da clientela do Goiabeiras Shopping. É a mais nova coqueluche e opção em importados de Cuiabá e que trouxe uma grande variedade em brinquedos especialmente para o Dia das Crianças.

**** Maria Tereza Pilar, a mais nova empresária da capital mato-grossense, comemorou seu aniversário em companhia de seleto grupo de amigos na última quarta-feira, com festa preparada pelo esposo Edézio Ribeiro da Silva.

**** Bill Arruda empenhadíssimo no segundo leilão da Acrimat. Uma realização da fazenda Vila Nova Leilões, no próximo dia l5, às 2lh. Promete ser dos mais movimentados e concorridos.

**** Sábado é dia de abraçar e cumprimentar o advogado Eduardo Jacob, pelo seu aniversário. Com certeza Carlina irá reunir os amigos e familiares para o coro de "parabéns a você", em suas residência no elegante bairro Santa Rosa.

**** Domingo é a vez de Maritsa Prado comemorar o aniversário do esposo Carlos Eduardo Miranda de Barros (Cauca).

**** Deise Hereni Lopes recebeu amigos íntimos em comemoração do seu aniversário ocorrido na última semana. Se servindo de deliciosos salgadinhos, estiveram por lá Joani e Jean Aschar, José Fernando Vinagre, Luciane e Tato, Maria Mazzarelo e Gilson de Arruda, Teté Eubank, Marisa França e Elcio Souza entre outros.

**** Jantar saborosíssimo foi oferecido por José Carlos Lopes aos amigos em torno do seu aniversário. O auê aconteceu na casa de seus pais, Urbano e Doninata. O destaque da festa foram mesmo os pratos preparados por sua irmã Risalva Lopes. Entre os que foram parabenizá-los estavam os secretários de Educação Edivá e Suely Alves, de Finanças Vivaldo e Ana Tereza Lopes e Benedito Rubens, assessor do prefeito Roberto França.