MÚSICA

Uh! Tiazinha

O CD "Tiazinha Faz a Festa" chega às lojas

Da redação

Chegou às lojas de discos na última segunda-feira um dos fortes candidatos a campeão de vendas do ano: Tiazinha Faz a Festa, a primeira incursão pela música da personagem vivida pela paulista Suzana Alves, 20 anos. Lançado pela Sony Music, o CD de estréia da musa depiladora tem 11 músicas, três remixes e uma faixa multimídia – com 70 fotos, entrevista interativa, protetor e fundo de tela. Entre os convidados estão Vinny, que compôs e canta no hit instantâneo Uh! Tiazinha, Alexandre Pires (co-autor de Garota Sensação), o ídolo nordestino Reginaldo Rossi, Fausto Fawcett, Salgadinho, do Katinguelê, e Diumbanda, do grupo Boquinha da Garrafa. Quase todas as faixas podem ser rotuladas como dance music (leia texto ao lado).

"Tem mais a ver com a personagem – justifica Tiazinha, por telefone, de São Paulo. – O sucesso da música com o Vinny indicou o caminho para o restante do disco. A faixa já vem tocando nas rádios de todo o país desde o final de fevereiro".

Tiazinha participou ativamente da seleção do repertório e conta que, durante os ensaios de gravação, acabou virando "co-autora" de várias canções. "Foi uma coisa bem espontânea, até bagunçada: o pessoal ficava tocando e eu ia inventando coisas", disse.

Ouvinte de Djavan, Caetano, Ivete Sangalo, Skank, J. Quest e temas de óperas e balés, Tiazinha ficou surpresa com o resultado do trabalho. Típica cantora de chuveiro, ela não esperava ser "afinada".

"Só tinha uma base de preparação vocal, de quando fazia cursos de teatro" (dos 12 aos 15 anos).

Por enquanto, o CD está sendo divulgado em shows com playback. Mas Tiazinha já está tendo novas aulas de canto para interpretar as canções ao vivo, num musical que deve estrear em junho.

"Será como na Broadway, com carro entrando no palco e eu voando", adianta a estrela, que convidou Jorge Fernando para dirigir o espetáculo.

Antes desse show, no fim de maio, deve estrear o seriado da TV Bandeirantes protagonizado pela mulher mais desejada do Brasil. Em Supertiazinha ou As Aventuras da Tiazinha (o título ainda não foi escolhido), com roteiro de Luiz Paulo Simonetti, ex-diretor do programa H, ela será uma super-heroína de gibi. Para tanto, Tiazinha já se despediu do H (na noite de quarta), que na última sexta-feira trouxe sua última aparição. Não apenas para se dedicar às aulas de canto, interpretação (com Beto Silveira, o mesmo que ensinou Ana Paula Arósio) e artes marciais, aos ensaios, aos shows e a seus outros negócios, como uma coleção de lingeries. A musa sabe que deve evitar a superexposição. Vai se ausentar da telinha – mesmo correndo o risco (mínimo) de ser esquecida – para deixar o público ansioso por seu retorno.

O QUE:
Tiazinha Faz a Festa, CD de estréia de Tiazinha, com 14 faixas produzidas por Líber Gadelha. Participação de Vinny, Fausto Fawcett, Reginaldo Rossi, Salgadinho e Diumbanda. O CD também tem uma faixa multimídia interativa, com 70 fotos, entrevista com Tiazinha, protetor e fundo de tela. Lançamento da Sony Music, previsto para chegar às lojas na segunda-feira

QUANTO: o preço médio do CD é R$ 18


Gemidos e sussurros

Tiazinha Faz a Festa, em resumo, é dance music, letras sacanas, gemidos e sussuros. Começa com o cabaré high tech da entrada em cena da musa no H. Em seguida vem Uh! Tiazinha, a melhor do CD, embora o refrão ("Uh! Tiazinha / Mexe essa bundinha e vem / Uh! Tiazinha / Mexe aqui pra mim também") lembre o do primeiro hit de Vinny, Heloísa Mexe a Cadeira. No clipe, que deve estrear na MTV na próxima semana, Tiazinha é uma daquelas bailarinas de caixinha de música (com chicotinho, claro), que de lá sai para provocar Vinny numa boate.

Doeu é o melô da depilação: "Eu tiro seus pêlos / Se você errar". Tiazinha, você É minha é Fausto Fawcett na letra ("Tapa na cara? / Eu quero! / Beijinho na... / Eu quero!") e na levada funk. É boa, como a dance brega Tiazinha Story, de e com Reginaldo Rossi. A balada 3 Minutos e a versão reggae de Sugar, Sugar são dispensáveis.

Dança da Tiazinha, a próxima música a tocar nas rádios, é um pagode de versos como os do É o Tchan!: "É muito fácil, vem aprender, dengosa / Põe a mão no joelho e começa a descer, gostosa / Bota a cera na perna do rapaz, bem cabeludinha / Dê uma ajeitadinha e aquela reboladinha". No outro pagode, Garota Sensação, cai a máscara da "afinação" da nova Gretchen.

Tiazinha diz que é pura dor-de-cotovelo chamá-la de vulgar. Que ela não chegaria onde está se assim fosse. Bem, é esse o discurso de Sou Mais eu, que parece música da Xuxa: "Você fica querendo ver mais um pouquinho / Mas isso é pra quem pode, não é pra quem quer / Só por tirar a roupa assim do meu jeitinho / Não faz que a gente seja uma mulher qualquer". Na faixa seguinte (Vem Cá que a Tiazinha te Ensina), no entanto, cai a máscara novamente: "Eu sou o sonho louco que molhou a sua cama / (...) Eu vou deixar você ficar na mão, no prejuízo".


Messias Bruxo

Mystic é um Show
Quem não teve a oportunidade de ir até a Chapada dos Guimarães, no ultimo final de semana, perdeu o grande espetáculo que foi a Festa Mystic na chácara Lagoa das Conchas do Rodrigo Spinelli. Foi um verdadeiro show. Esteve lá, curtindo horrores, toda juventude dourada. Foi uma ferveção, e é claro, só com muita gente bonita. Foi um desfile das mulheres mais mais da região. O evento foi um festa de grife, assinado por este Bruxo, com Carlina Jacob e Edson Guilherme com assessoria do Colunista Valdomiro Arruda. Observem pelas fotos.

Mais um show do cafona
Isso mesmo. É hoje no Clube Dom Bosco, mais uma festa de grife deste Bruxo, com Valdomiro Arruda, com produção do Edson Guilherme e Carlina Jacob. Tudo está preparado nos mínimos detalhes, uma produção de primeira. Com certeza, será mais uma festa que ficará para história da cidade. Já que no dia seguinte comemora-se o aniversário da nossa querida Cuiabá.

A cantora GRETCHEN já desembarcou em nossa Capital para abalar com todas estruturas do Clube Dom Bosco. Os DJs Vasquinho e Jairo prometem um arraso total na seleção musical.

E, ainda por cima, o pessoal que se amarra no lambadão cuiabano o shoe fica por conta Banda Sol Nascente de Poconé. Para os boiadeiros, vaqueiros e outros do gênero, teremos uma dupla sertaneja. E, finalizando, o grande show será fechado com a banda Sambatuk. No repertório, muito Pagode e Axé que irá até o sol raiar. Os convites encontram nas lojas Lojão do Cabeleireiro nos Shopping Três Américas e Goiabeiras. Da jovem empresária Milene Orrigo.


Thamires Ferreira

Pincel
Teve encontros inusitados – e inéditos – no mundo das artes plásticas a vernissage do artista plástico Marcelo Velasco, anteontem, no térreo do Goiabeiras Shopping.

O local ficou pequeno para tantos amigos que foram levar seus abraços ao artista. E, é claro, apreciar suas obras que tem como tema "Pelas ruas de Cuiabá". É uma homenagem aos 280 anos de Cuiabá. Os apaixonados por uma bela tela, não pode deixar de dar uma pasadinha por lá. Tudo está magnifico.

Destak 99
Em tempos difíceis, um mimo já virou hit nas rodas que se formam nos meios sociais de Várzea Grande. O assunto é a tradicional festa Prêmio Destak Varzeagrandense, edição 99, no dia 13 de maio, que terá como cenário o salão social do Várzea Grande Tênis Clube.

E tem mais: para este ano, a festa do colega Zacarias Costa, estará incluída no calendário das festividades do aniversário da Cidade Industrial.

Bunker
Com essa onda toda de assalto pipocando para todos os lados, os cuiabanos estão cada vez mais espertos – ou seja, mais ligados. Alguns até já mandou blindar seus carros. Os clientes são políticos, executivos e empresários, que desembolsam em média U$$ 40 mil pela proteção máxima.

Voz
Depois de ter seu nome durante alguns tempo ligado a MPB, Paula dos Anjos resolveu lançar seu primeiro CD solo De Repente..., um dos primeiros CDs Pop moderno dos Estado.

Detalhe: o lançamento estava previsto para dia 7 deste, mais houve um contra tempo e foi transferido para o dia 16, no mesmo local: "Entretanto Bar".

PERSONALIDADE
O nosso destaque de hoje fica por conta da primeira-dama de Cuiabá, Iraci França, que lavou a alma dos mato-grossenses ganhando destaque no Jornal Hoje veiculado em nível nacional pela poderosa Rede Globo. Nós que estamos acostumados e sofremos muito com as péssimas noticias de Mato Grosso na mídia nacional, ficamos orgulhosos da nossa primeira-dama que mostrou que política social pode ser feita com criatividade. Detalhe: parabenizamos Iraci pelo programa de Aproveitamento Alimentar que beneficia a comunidade carente, com certeza vai servir de exemplo para o país. Grande Iraci!

Relógio
Na semana passada, a revista Veja publicou uma matéria abordando sobre os atrasos de alguns artistas e jogadores de futebol. Entre os reis do "esquecimento da hora" estão o cantor Roberto Carlos, o jogador Romário e a atriz Thaís Araújo. A revista bem que poderia incluir um certo governador de um Estado da região Centro Oeste que, embora não seja noiva, já deixou muita gente esperando por até duas horas. Quem será, hem?

Minâncora
A MTV (Music Television) apresentou, no último Domingo, um programa sobre "dúvidas sexuais". Os telespectadores podiam participar via E m@il, fax ou telefone. As perguntas seriam respondidas ao vivo. Numa dessas, uma senhora de 65 anos, ainda virgem, queria saber se ela teria algum problema quando transasse pela primeira vez. O médico de plantão não hesitou e, tirou de letra, a dúvida da baiana aflita. Ela sentiria uma pequena dor porque estava com a vagina ressecada. Para aliviar, deveria passar uma pomada lubrificante. Simples, não?

Parabéns Cuiabá
A coluna parabeniza todos os cuiabanos ilustres no aniversário da cidade. Os cuiabanos de coração também serão homenageados com o título da Ordem do Mérito Legislativo. Na lista, estão o arcebispo Dom Bonifácio Piccinini, Célia Marilena Galindo e o empresário Altair Pierozan de Oliveira, Antônio Correa da Costa Neto, o professor Antônio de Pádua Finazzi, o deputado estadual Carlos Brito de Lima, Adão Fernandes e Silva, o coronel PM Adir do Nascimento Rolim da Silva, o Capitão PM Aézio de Magalhães e o superintendente do Goiabeiras Shopping Ciro Braga Neto.

No alto I
O Morro da Luz será palco das comemorações culturais alusivas aos 280 anos de Cuiabá. O movimento acontece, hoje, a partir das 21 horas. Música e poesia dão o tom dessa festa que terá também um grande espetáculo pirotécnico. Como o repertório será variado, deverá atrair um grande público. A idéia da Secretaria Municipal de Cultura e romper a madrugada em grande estilo. Será tudo de graça. Não haverá cobrança de ingressos e os artistas dispensaram o cachê.

No alto II
NTote a lista, entre poetas e atores que irão se apresentar ao público, estão confirmadas as presenças de Luiz, Renato, Martins, Lúcia Palma, Juliano Moreno, Ivens Scaff, Bia, Fernanda Marimom e dona Belinha. A relação de músicos é extensa passando pelo violonista Gilson de Brito, Nádia Biancardini, grupo Maninho do Chorinho, Vera Capilé, até chegar em Pescuma, Fidel Zied Coutinho, Pio Toledo, seu Sinjão, entre outros.

SOCIAL
# Hoje a coluna parabeniza os aniversariantes do dia: o arquiteto Benedito Paulo de Campos, Aidinha Epaminondas e Josiane Nardez. Amanhã, nada melhor do que cumprimentar a artista plástica Eva Aline Mamede.

# Acontece hoje à noite no auditório da Faculdade Cândido Rondon a entrega dos certificados dos participantes do Subprograma de Turismo do Programa Qualificar ministrado pela UNIRONDON.

# Zuleide Prado trouxe novidades para sua loja Innva Decorações. Tudo é bom e bonito e você só encontra lá.

# O colega Fernando Baracat, está de endereço novo. Ele mudou-se do edifício Barcelona, para uma belíssima residência, na avenida Felinto Müller. O ambiente ficou um luxo só.

# Alexandre Herchcovitch vai gritar nas revistas de Londres. As roupas do estilista vão surgir em editorias nas modernas "iD" e "Dazed & Confused".

# Liu Arruda aterrissou nesta semana na belas praias de Salvador. Vai curtir as delícias e o sol soteropolitano.