| DESTAQUES Brasileiros são destaques na Europa
Rivaldo é o principal. Brilha no
Barcelona e pode ser eleito o melhor jogador do mundo
Da Agência Folha São
Paulo
Na primeira metade da última temporada do século 20,
jogadores brasileiros estão iluminando a Europa
Ocidental.
Atletas visto como talentosos, mas também irregulares
e sentimentais (Marcelinho, Viola, Sócrates e Muller
são apenas alguns casos de fracassos inesperados), neste
ano os brasileiros estão fazendo a diferença nos
principais campeonatos da Europa - com a exceção da
Inglaterra.
Na Alemanha, na Espanha, na Itália, em Portugal, e
em, menor medida, na França, jogadores brasileiros e os
times que os possuem estão brilhando.
Na Itália, a Roma faz seu melhor ano após a era
Falcão (1979-1985) justamente quando tem um recorde de
brasileiros: cinco.
Com Cafu, Aldair e Antonio Carlos na defesa, Marcos
Assunção no meio e Fábio Júnior entrando
ocasionalmente no ataque, a Roma lidera o campeonato,
surpreendendo os favoritos Milan, atual campeão,
Juventus, ex-campeão, Inter, recordista em investimento,
e Lazio, vice-campeã e considerada pela crítica a
melhor equipe do país.
A liderança, embora apertada - leva vantagem sobre
Lazio e Juventus no saldo de gol - não acontecia desde a
época de Falcão, o "oitavo rei de Roma".
Na Espanha, o Deportivo La Coruña, líder, também é
o time com o maior número de brasileiros. Flávio
Conceição, Mauro Silva, Donato e Djalminha tentam dar
ao "Superdepor" seu primeiro título nacional,
ou ao menos superar a melhor época do time, no início
dos anos 90, quando chegou a ser líder sob o comando do
atacante brasileiro Bebeto.
Em Portugal, o Porto melhor time do país nas últimas
décadas reforçou-se com mais brasileiros para alcançar
o inédito pentacampeonato português.
Além do atacante Jardel, que nesta semana alcançou a
marca recorde de 105 gols - inédita para um estrangeiro
no futebol do país -, o time tem dois laterais-esquerdos
(Esquerdinha e Rubens Júnior, atualmente atuando como
volante), além do meia Deco, que de, reserva de uma das
piores equipes da história corintiana - a do Brasileiro
de 1996 -, passou a maestro de um dos principais clubes
europeus.
Além desses jogadores, outros brilham isoladamente em
alguns clubes desses países, como o brasileiro Rivaldo,
do Barcelona, que divide com o inglês Beckham
(Manchester United) o favoritismo para receber o troféu
de melhor jogador do mundo deste ano.
O contra-exemplo, na Espanha, é o Real Madrid, que
faz seu pior campeonato dos últimos anos justamente
quando tem seu máximo de brasileiros: três, Roberto
Carlos, Sávio e Júlio César.
Em comum, esses países têm a língua e cultura
latina, o que poderia significar que a adaptação não
é tão grande assim.
Mas o que dizer então da Alemanha, onde, dos cinco
líderes do campeonato quatro possuem jogadores
brasileiros, e não um só, mas dois ou três?
Em alguns times, como o Bayern de Munique e o Bayer
Leverkusen, os brasileiros são nomes consagrados, como
Zé Roberto, Élber e Emerson. Mas, no Werder Bremen e no
Borussia Dortmund, destacam-se revelações, como Dedé e
Evanílson, ou veteranos, como Júlio César.
Dos nove brasileiros, dois brilham sobre os outros: o
atacante Élber, duas vezes artilheiro do Campeonato
Alemão, mas que vem no dois últimos anos enfrentando um
série de contusões, e principalmente, o meia Emerson,
do Bayer Leverkusen, o mais cortejado brasileiro da
atualidade.
Na França, que já teve Raí e Leonardo, na época de
ouro do Paris Saint-Germain, o destaque desta vez é
Anderson, que foi artilheiro na França quando atuou no
Monaco, e volta a sê-lo no Olympique de Lyon depois de
dois anos de fracasso no Barcelona.
FÓRMULA-1
Rubinho terá testes prolongados
Da Agência Folha São
Paulo
No último dia de seu teste de estréia na Ferrari,
Rubens Barrichello voltou a melhorar sua marca pessoal no
circuito privado de Fiorano, na Itália. Ontem, sob forte
neblina, registrou 1min01s063 contra o 1min01s235 da
véspera.
O teste acabou sendo abreviado para apenas 12 voltas
depois que o motor, usado no GP do Japão, acabou
estourando. Segundo o piloto, um desfecho até que
razoável para a estréia, "já que alivia a
pressão" sobre resultados.
De Maranello, sede escuderia italiana, Barrichello
seguiu ontem mesmo para a Alemanha, onde disputa hoje, em
Colônia, uma corrida de kart com outras estrelas do
esporte - entre eles, os irmãos Schumacher e os
brasileiros Ricardo Zonta, Tony Kanaan e Christian
Fittipaldi - para arrecadar fundos para a Unesco
(Organização das Nações Unidas para a Educação,
Ciência e Cultura).
Christian, aliás, chegou a Fiorano na quinta-feira à
noite, cumprindo uma promessa feita a Barrichello há
alguns anos - a de que acompanharia o primeiro teste do
colega em um time grande.
Barrichello voltaria a testar apenas entre os dias 13
e 16, em Jerez, na Espanha, mas a Ferrari ontem mesmo o
convocou para voltar a Fiorano na próxima segunda.
"Acho que eles gostaram. O fato de me chamarem para
mais dois dias de testes confirma isso", disse, ao
final da sessão de ontem.
Sobre sua marca pessoal em Fiorano, Barrichello disse
estar chegando perto do tempo ideal. "Na volta em
que o motor quebrou, estava quatro décimos abaixo do
recorde da pista", contou, se referindo à marca do
piloto de testes Luca Badoer, 1min00s881.
VÔLEI
Recra estréia na Superliga
Da Agência Folha
Ribeirão Preto, SP
A equipe de vôlei feminino da Recra recebe o
Pinheiros, atual campeão paulista, hoje às 16h, na Cava
do Bosque, na estréia do time na Superliga.
Para disputar a competição, o clube de Ribeirão
manteve a comissão técnica e o elenco que conquistaram
o quarto lugar no Campeonato Paulista.
O técnico Antônio Rizola Neto afirma que o elenco
deve sentir a falta de ritmo na estréia. "Tivemos
dez dias de folga após o Paulista e foi preciso retomar
os treinos físicos. Por isso, será normal o time estar
lento dentro de quadra."
Nesta temporada, o torneio contará com a
participação de 11 equipes: BCN/Osasco, São Caetano,
Flamengo, Macaé, Rexona, Cascavel, Londrina, MRV e
Força Olímpica, além de Recra e Pinheiros.
TÊNIS
Pioline é destaque na Davis
Da Agência Folha São
Paulo
Cédric Pioline, de novo, foi o grande homem da
França na Copa Davis. No primeira dia da decisão,
ontem, ele venceu o australiano Lleyton Hewitt e manteve
as chances de seu país.
A série está empatada. Na partida inicial da
decisão histórica - é a centésima edição Davis -,
Mark Philippoussis batera Sébastien Grosjean com fáceis
3 a 0.
O placar foi o mesmo do jogo Pioline x Hewitt, mas a
partida teve uma realidade bastante diferente. Além de
salvar set point contrário, o francês teve de ganhar
dois tie-breaks para superar a revelação australiana,
prejudicada pelo piso escolhido, o saibro.
Os australianos são os favoritos para passarem à
frente hoje, no confronto de duplas. Eles contam com uma
parceria que é considerada a melhor da década - Mark
Woodforde e Todd Woodbridge -, que enfrenta os franceses
Olivier Delaitre e Fabrice Santoro.
BASQUETE
Knoor joga em busca da reabilitação
no paulista
DA Agência Folha
Campinas, SP
O Knorr Lámen Team/Campinas tenta se recuperar da
derrota para o BCN/Osasco por 87 a 71, sexta-feira, em
Campinas, pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino.
O time enfrenta amanhã, às 16h, o Arcor/Santo
André, no ginásio Pedro Dell' Antonia, em Santo André.
Além da derrota para o BCN, o time do Knorr corre
atrás da primeira vitória em clássicos no Campeonato
Paulista.
Nos clássicos anteriores o time perdeu para o
Paraná/Carapicuíba e agora para o BCN, que jogou sem a
armadora Paula.
Para a partida de amanhã o técnico Zé Boquinha não
deve alterar a equipe, apesar das falhas na partida
contra o BCN.
"Foi uma noite ruim da equipe. Perdemos o rebote
defensivo e não tivemos ataque", disse Boquinha
depois da partida.
A equipe campineira encerra a fase de classificação
no próximo dia 14 contra o Santa Maria, jogando no
ginásio do Taquaral, em Campinas, e no dia 16 em
Carapicuíba, contra o Paraná.
HÓQUEI
Sertãozinho e Palmeiras decidem
título decadente
LUÍS EBLAK
Da Agência Folha Ribeirão Preto, SP
O Sertãozinho entra hoje, às 15h, na quadra de
hóquei do Palmeiras para decidir o que talvez seja o
mais decadente Campeonato Paulista da história.
Com uma simples vitória, a equipe da região chega ao
tricampeonato, já que no sábado passado venceu os
palmeirenses por 6 a 2 no ginásio local do Docão. Se os
paulistanos ganharem, haverá uma terceira partida.
Atual campeão brasileiro, o Sertãozinho busca seu
14º título estadual. Nas últimas 20 decisões, chegou
à final de todas elas, a maioria contra o Palmeiras.
Só que a competição deste ano sofre uma triste
realidade. Teve apenas quatro equipes, sendo que duas
delas (Portuguesa e Inter de Santos) deixaram várias
vezes de entrar em quadra. Ou seja, perderam por WO,
lembrando uma competição de várzea. Nos áureos tempos
do hóquei no Estado, o Paulista chegou a ter dez times,
como o de 1985.
"Nosso esporte precisa ter uma atualização dos
dirigentes para viver tempos melhores", disse Victor
Santos, técnico do Sertãozinho, considerado um dos
melhores jogadores dos anos 80 (auge do hóquei no
país).
Durante 12 anos, Santos (apesar de ser português)
defendeu a seleção brasileira e conquistou, pelo
Sertãozinho, o tricampeonato sul-americano (82, 85 e
91).
O técnico critica a atual administração do
presidente da FPHP (Federação Paulista de Hóquei e
Patinagem), Hélio Orfei, também ex-jogador e rival de
Santos nos tempos em que o dirigente defendia o
Palmeiras.
"Com ele, o Campeonato Paulista está
decaindo", disse. Nos últimos estaduais, o torneio
manteve uma média de sete clubes participantes. Em 98,
teve seis, mas dois desistiram no meio da competição.
"E, neste ano, temos praticamente apenas o Palmeiras
e nós", completou.
Orfei foi procurado ontem, mas não foi localizado
para comentar o assunto.
Sul-Americano
Segundo os dirigentes do Sertãozinho, a FPHP tentará
vetar a realização do Sul-Americano na cidade, previsto
para ocorrer entre 13 e 19 deste mês.
SEM PREVISÃO
Ronaldinho quer voltar aos gramados em
abril
O jogador está otimista quanto a
recuperação e já está andando de muletas
Da Agência Folha São
Paulo
Para dissipar o clima de incerteza que paira quanto ao
futuro de Ronaldo no futebol, a Inter de Milão divulgou
ontem a primeira entrevista do atacante brasileiro após
a cirurgia realizada no joelho direito do jogador, na
terça.
Ronaldo, que ainda se recupera da intervenção
cirúrgica no hospital Pitié-Salpetère, em Paris, disse
que gostaria de voltar a jogar em abril, quando seu
primeiro filho, Ronald, já tiver nascido, mas arrisca
previsões para 2000.
"Quando começou 1999, falei que, com todos esses
noves, este seria o meu ano. Vi como foi o ano. Agora,
prefiro não pensar em nada por superstição."
Mas, se depender do jogador brasileiro, o nascimento
de Ronald - "para mim é um nome muito bonito",
disse ele - será comemorado no campo.
"Quero comemorar o nascimento do meu filho com o
meu retorno aos gramados", afirmou, em entrevista
divulgada ontem no site do clube italiano.
O filho de Ronaldo com a modelo Milene Domingues deve
nascer em abril. Os dois se casam no próximo dia 24, no
Rio de Janeiro.
Apesar do otimismo da entrevista, Ronaldo deixou
transparecer sua apreensão com relação ao seu futuro
profissional. Ele afirma que tem recebido muitas
mensagens de fãs do mundo todo e que isso tem lhe dado
muita motivação para se recuperar.
Em outro ponto, Ronaldo revela toda a sua ansiedade
quanto ao processo de recuperação. "Meu instinto
é correr, e não caminhar com muletas."
O jogador deverá contar com o auxílio das muletas
por mais duas semanas, até o seu casamento, quando
poderá utilizar apenas uma proteção no joelho.
O esquema montado pela Inter de Milão, que pagou R$
27 milhões pelo passe de Ronaldo, para a recuperação
do atleta inclui o acompanhamento dele pelo
fisioterapeuta brasileiro Nílton Petrone, o Filé, além
dos médicos do hospital e do clube italiano.
SÉRIE B
Bahia enfrenta o Goiás com a
obrigação de vencer
WELLINGTON RAMALHOSO
Da Agência Folha São Paulo
O quadrangular decisivo da Série B do Campeonato
Brasileiro inicia hoje o seu turno final. As três
rodadas restantes do torneio vão apontar as duas equipes
promovidas para a Série A do ano 2000.
Hoje, o Bahia recebe o Goiás em Salvador. O jogo
começa às 15h no estádio da Fonte Nova. As equipes
empataram em 0 a 0 no último domingo, em Goiânia, e
dividem a segunda posição da fase, com quatro pontos.
O Bahia, do técnico Joel Santana, terá apenas um
desfalque para o jogo de hoje. Contundido, o volante Lima
ficará de fora. No Goiás, o técnico Hélio dos Anjos
não poderá contar com dois jogadores: o meia Josué,
machucado, e o atacante Fernandão, artilheiro do time
com 11 gols, suspenso.
Amanhã, jogam o líder Santa Cruz, com seis pontos, e
o Vila Nova, último colocado com três pontos. A partida
será realizada em Goiânia, no estádio Serra Dourada, a
partir das 15h.
O Vila Nova estreou com vitória no quadrangular mas
perdeu as duas partidas seguintes. Em Recife, no último
sábado, foi vencido pelo time pernambucano por 2 a 1. Se
perder novamente, as chances de ascensão da equipe
serão remotas.
Considerando o jogo de "vida ou morte", a
diretoria do clube decidiu fazer uma promoção de
ingressos. As entradas para a geral caíram de R$ 5 para
R$ 1. Para a arquibancada, o valor foi reduzido de R$ 10
para R$ 3. Os ingressos para as cadeiras, que custavam R$
15, baixaram para R$ 6.
Os dirigentes esperam um público de 55 mil pessoas.
Até a tarde de ontem, cerca de 18 mil ingressos já
haviam sido vendidos antecipadamente.
O técnico Wanderley Paiva terá o retorno do zagueiro
Wladmir e do volante Cléber mas não poderá contar com
o meia Kal Baiano suspenso. Outro problema da equipe é o
goleiro Cássio Luís. Ele fraturou um dedo da mão
direita no último jogo, sofreu uma cirurgia e está fora
da reta decisiva da competição. Seu substituto será
Cristiano.
O Santa Cruz tem duas ausências certas e duas
dúvidas. Suspensos, o zagueiro Tinho e o atacante
Valdomiro não poderão jogar. As escalações do
lateral-esquerdo Wellington e do atacante Baiano dependem
do departamento médico do clube. Contundidos, eles ainda
serão reavaliados antes do jogo. O primeiro sofreu uma
contratura muscular. O segundo sente dores no tornozelo
direito. Ausente na última partida, o meia Marcelinho
estará novamente à disposição do técnico Nereu
Pinheiro.
CAMPEONATO PARANAENSE
Paraná resolve inovar a fórmula do
campeonato
Curitiba, PR
O Campeonato Paranaense do próximo ano será no
mínimo inovador. Primeiro, porque tomará todo o
primeiro semestre, começando em fevereiro e terminando
em julho e, segundo, porque traz uma fórmula sui generis
nos cruzamentos das quartas-de-final. Ao invés do
normal, que privilegia critérios técnicos entre os oito
classificados, colocando em confronto o primeiro e o
oitavo, o segundo e o sétimo, e assim por diante, no
Paranaense, o primeiro jogará contra o segundo, o
terceiro contra o quarto, o quinto contra o sexto e o
sétimo contra o oitavo.
O objetivo da fórmula, aprovada em arbitral, é
permitir que os clubes do interior do Estado tenham mais
possibilidades de chegar à decisão do campeonato.
Tradicionalmente, os três primeiros lugares na fase
classificatória ficam com os times da capital:
Atlético, Coritiba e Paraná Clube. "É uma
fórmula que foge do tradicional e abre espaço para os
clubes do interior", afirmou o presidente do
Operário de Ponta Grossa e do Clube dos 9, entidade que
congrega os times do interior, Antonio Mikulis.
ATLÉTICO-PR
Vadão mantém expectativa sobre a
formação do time
Curitiba, PR
O técnico do Atlético Paranaense, Oswaldo Alvarez, o
Vadão, mantém a mesma expectativa de outros jogos para
anunciar o time que decide hoje, às 17h30, no Estádio
Joaquim Américo, a Arena da Baixada, contra o
Internacional (RS), quem continua na Seletiva do Torneio
Libertadores da América. A dúvida, que permanecerá
até momentos antes da partida, está na presença do
meia Sandoval ou do atacante Kléber.
Sandoval iniciou o jogo em Porto Alegre, mas foi no
segundo tempo, com a entrada do atacante, que o time
passou a jogar mais ofensivamente e conseguiu o empate,
em cobrança de falta do próprio Kléber. Também
contribuiu para a melhoria do time a entrada do volante
Cocito, em lugar de Fabiano, que se contundiu. Fabiano
estava em tratamento para tentar se recuperar e garantir
presença no jogo de hoje.
Mesmo tendo a vantagem de se classificar com o empate,
o Atlético não pensa nessa alternativa. "Temos que
jogar para vencer", afirma Vadão.
SELEÇÃO
Brasil acerta dois amistosos
Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve
confirmar, na próxima semana, dois amistosos da
seleção comandada por Wanderley Luxemburgo para maio do
ano que vem. Os adversários seriam a Tailândia, no dia
23, e a Inglaterra, no dia 27. As negociações para a
realização dos jogos estão bem avançadas. As
partidas, ambas na casa do adversário, servirão como
preparação para o jogo contra o Peru, em junho, pelas
eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, que será
realizada no Japão e na Coréia do Sul.
FLUMINENSE
Parreira arma a equipe para jogar em
busca da vitória
Rio de Janeiro
Apesar de estar em vantagem nos playoffs da Série C
do Campeonato Brasileiro, o Fluminense não vai atuar
defensivamente na partida contra o Americano, hoje, 20
horas, no Maracanã. Isso porque o técnico Carlos
Alberto Parreira disse que o campo favorece o Tricolor,
que terá de jogar procurando o gol. "É claro que
não vamos repetir a atuação da primeira partida, pois
o gramado é regular e beneficia o time mais
técnico", afirmou.
O treinador acredita que o Americano vá jogar para
frente, pois precisa vencer pelo menos uma das duas
partidas. "Eles não podem atuar muito atrás porque
precisam do resultado", disse. Parreira ainda não
definiu a equipe, pois não sabe se poderá contar com o
volante Válber, que está fora de forma. Caso ele não
possa jogar, Carlos Alberto continua no time.
Outra modificação é a volta do zagueiro Alexandre
Lopes, que estava contundido, no lugar de Sandro, expulso
na última partida. O zagueiro, que estava suspenso,
tinha uma problema físico, mas está recuperado.
CRUZEIRO
Autuori promove a volta do volante
Marcos Paulo
Belo Horizonte, MG
O Cruzeiro enfrenta o Vasco hoje à tarde, em São
Januário, pela seletiva da Libertadores da América, com
a marcação no meio de campo reforçada. O técnico
Paulo Autuori promove a volta ao time do volante Marcos
Paulo, que deve compor o setor com Donizete Oliveira. Com
isto, Donizete Amorim, que também atua como
cabeça-de-área, mas tem características mais
ofensivas, vai para o banco.
Autuori acredita que a vitória de 3 a 0 sobre o
Guarani, quarta-feira, em Belo Horizonte - depois de ter
perdido para o Bugre por 3 a 1, em Campinas - serviu para
devolver à equipe a confiança, perdida na
desclassificação do Brasileiro. "Recuperamos a
auto-estima e demonstramos poder de reação, o que era
fundamental para nossas pretensões nesta
competição", disse. O treinador prevê um
confronto digno de fase decisiva de campeonato nacional.
À exceção de Marcos Paulo, o Cruzeiro deve ser o mesmo
que derrotou o Guarani, começando por André, no gol.
A zaga terá Marcelo Djian, cujo contrato com o clube
vai até o final de 2000, mas estuda proposta do futebol
japonês, e Cris. De la Cruz e André Luiz serão os
laterais. Donizete e Marcos Paulo, de volantes, e Valdo e
Marcelo Ramos, de meias ofensivos, formam a
intermediária. Muller e Alex Alves, ainda artilheiro do
Brasileiro, com 22 gols, fazem a dupla de ataque.
INTER
Leão exige que sua equipe conquiste os
três pontos
Porto Alegre, RS
Obrigado a vencer para continuar na Seletiva da Copa
Libertadores da América, o Internacional enfrentará o
Atlético/PR hoje, em Curitiba, com uma proposta
agressiva. O técnico Emerson Leão escalará uma equipe
onde cinco jogadores possuem características ofensivas.
Além do meio campo com dois meias - Lúcio Flávio e
Elivélton - e do ataque com Fabiano e Almir, terá ainda
as subidas do lateral-direito Denílson, eficaz no apoio
e dono de um chute potente. No primeiro jogo, houve
empate em 1x1, o que favoreceu o Atlético/PR, que se
classificará com outro empate.
O grande problema de Leão é que seu time sabe se
defender satisfatoriamente, mas é medíocre quando
ataca. A grande lacuna está no comando do ataque: nenhum
dos seus centroavantes, Celso, que joga com mais
frequência, ou Anderson Barbosa, que raramente entra,
tem oferecido à equipe os gols de que ela precisa.
A expectativa de Leão é marcar um gol, reverter a
vantagem e segurar o 1 x 0 de qualquer modo. Para
proteger sua área terá o retorno de dois titulares do
setor, o zagueiro Lúcio e o lateral-esquerdo Gustavo. Os
dois cumpriram suspensão na primeira partida.
PALMEIRAS
Desmanche preocupa os jogadores
Atletas não sabem se a diretoria vai
mesmo promover uma reformulação completa dentro do
elenco
São Paulo
Os jogadores do Palmeiras voltaram aos treinos ontem,
na Academia da Barra Funda, preocupados com os
comentários sobre "desmanche" da equipe. O
técnico Luiz Felipe Scolari afirmou que não foi
procurado por nenhum dirigente do clube ou da Parmalat,
para discutir o futuro do elenco.
O treinador, que tem contrato com o Palmeiras até
dezembro de 2000, afirmou que, antes de pensar na
próxima temporada, o Alviverde tem de se preocupar com o
segundo jogo contra o San Lorenzo, terça-feira, no
Palestra Itália, pelas semifinais da Copa Mercosul.
"O ano ainda não terminou", lembrou.
"Portanto, temos de pensar na possibilidade de o
time ser bicampeão da Mercosul."
Um dos problemas que as diretorias do clube e da
multinacional terão de resolver será a situação de
Zinho. O contrato terminará no fim do mês. O atleta,
cujo salário é um dos mais altos do elenco, disse ontem
que sua intenção é continuar no Parque Antártica por
mais uma temporada. "Antes do Brasileiro, tive
propostas para deixar o Palmeiras e não quis",
ressaltou o meia. "Continuo com a idéia de
permanecer no clube, mas dependerá da proposta dos
dirigentes."
O zagueiro Júnior Baiano desmentiu que tivesse
recebido um convite do Vasco, para voltar ao futebol
carioca. O jogador disse que não se preocupa com os
boatos sobre sua saída do Palmeiras, com o qual tem mais
um ano e meio de contrato.
O Palmeiras fez ontem à tarde seu primeiro
treinamento após a derrota para o Manchester United (1 a
0), pela decisão do Mundial Interclubes. O técnico Luiz
Felipe Scolari iniciou o trabalho visando o jogo de
terça-feira, contra o San Lorenzo, pelas semifinais da
Copa Mercosul. O time argentino atua pelo empate, já que
venceu a partida de ida, em Buenos Aires, por 1 a 0. O
atacante Evair se reapresentará normalmente na Academia
da Barra Funda e deve decidir com a diretoria se
cumprirá seu contrato com o clube até o final do mês.
Após a derrota em Tóquio, o experiente artilheiro havia
dito que não defenderia mais o Alviverde.
SANTOS
Santistas escolhem novo Conselho
Santos, SP
Cartazes espalhados pelos bairros do Gonzaga, Centro e
Vila Belmiro, aviõezinhos estendendo faixas de
propaganda pelas praias, estão dando o tom das
eleições para o novo Conselho Deliberativo do Santos,
que serão realizadas hoje, a partir das 10 horas, no
Estádio Urbano Caldeira, mobilizando toda a cidade em
torno da escolha dos 150 conselheiros e 50 suplentes que,
de alguma maneira, vão estabelecer a nova estratégia do
clube para os próximos dois anos.
Duas chapas estarão disputando os votos de 10.400
associados aptos a votar. A Tradição Alvinegra está
vinculada ao ex-presidente Marcelo Pirilo Teixeira, que
representa a oposição, enquanto a Novos Rumos, ligada
ao atual vice-presidente, José Paulo Fernandes,
representa a situação e, caso seja eleita, estará
ratificando o trabalho desenvolvido pela diretoria
presidida por Samir Abdul-Hak. Por esta razão, o
resultado das urnas está sendo aguardado com ansiedade
pelos torcedores santistas.
Marcelo Teixeira, que presidiu o Santos entre 92 e 93,
afirma que a sua principal meta é a renovação do time
visando à conquista de títulos. O último campeonato
paulista foi vencido em 84, portanto, há exatos 15 anos.
"Acho que a atual diretoria já cumpriu a sua
função, nos dois mandatos consecutivos em que esteve à
frente do Santos por seis anos", observa, destacando
que, se for eleito, implantará uma política
diferenciada para o clube, voltada para o século XXI.
Já o vice-presidente José Paulo Fernandes também
fala na conquista de títulos, como uma das principais
metas da sua futura gestão, ao lembrar que,
paralelamente a um time forte, pretende defender o
patrimônio do clube, discutindo uma parceria para a
modernização e ampliação do estádio da Vila Belmiro,
com capacidade para 40 mil pessoas.
O goleiro Zetti, do Santos, foi internado ontem, no
Hospital do Coração, em São Paulo, para submeter-se a
uma cirurgia no joelho esquerdo. O jogador sofrerá uma
artroscopia para corrigir uma lesão e deverá receber
alta hoje. Depois da operação, o jogador deverá passar
por um período de 3 a 4 semanas em trabalho de
fisioterapia. "Depois disso, poderá jogar
normalmente", garante o médico René Jorge Abdalla,
ortopedista do Centro de Medicina Esportiva do Hospital
do Coração, responsável pela cirurgia.
VASCO
Edmundo ainda sente a contusão
Rio
O técnico Antônio Lopes anda não definiu a
escalação do time do Vasco, que enfrenta o Cruzeiro,
hoje, em São Januário, pelo Torneio Seletivo da Taça
Libertadores. Isso porque o atacante Edmundo e o meia
Juninho ainda não estão plenamente recuperados das
contusões e têm sido poupados dos treinos. O médico
Clóvis Munhoz explicou que os dois jogadores sofrem de
problemas antigos e só terão o seu aproveitamento
definido hoje.
Caso os dois não posam jogar, Viola e Paulo Miranda
devem atuar nos seus lugares. Assim, Viola, que tem
ficado na reserva de Donizete, terá mais uma chance de
provar que pode ser titular. A entrada de Paulo Miranda
tornará o time mais defensivo, pois ele tem na
marcação a sua principal característica. Outros
titulares não poderão jogar porque estão vetado por
Munhoz. O goleiro Carlos Germano, o zagueiro Mauro
Galvão e meia Ramón não se recuperaram de contusões e
continuaram fora. Em compensação, Galvão recebeu uma
boa notícia ontem, quando Eurico anunciou a
prorrogação de seu contrato por um ano. Os substitutos
dos titulares são Hélton, Henrique e Alex Oliveira.
FLAMENGO
ISL acerta acordo de parceria
Rio de Janeiro
Após uma viagem a Suíça, onde reuniu-se com os
dirigentes da International Sports License (ISL), o
presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, anunciou
que o acordo entre a empresa e o clube está praticamente
fechado. "Já posso dizer que o Flamengo tem um
parceiro", declarou. Edmundo apresentará a versão
oficial do contrato aos conselheiros do clube hoje em uma
reunião às 10 horas, na Gávea.
A partir daí, o presidente do Conselho Deliberativo
do Flamengo, Gilberto Cardoso Filho, terá dez dias para
marcar a votação definitiva para aprovar a parceria.
Pela previsão de Edmundo, a assinatura do contrato deve
acontecer no dia 17 de dezembro, quando o presidente do
conselho da ISL, Heinz Schurtenberger, virá ao Brasil. O
presidente ainda garantiu que a parceria entrará em
vigor a partir do dia primeiro de janeiro.
De acordo com o contrato, o Flamengo vai contar com
US$ 40 milhões para contratar jogadores e Edmundo já
está procurando reforços. "Estou conversando com
atletas de alto nível, mas não vou divulgar os nomes
para não dificultar as negociações", afirmou. Ele
ainda contou que há a possibilidade da ISL comprar um
jogador para ser ídolo da torcida. "Mas isso não
acontecerá agora, pois eles não gostam de fazer as
coisas com pressa."
LUSA
Nelsinho é o novo técnico
Da Agência Folha São
Paulo
A Lusa contratou ontem, para dirigir o time no ano
2000, o treinador Nelsinho Batista, 49.
A apresentação do técnico, cujo último time foi o
Colo Colo, do Chile, está marcada para segunda-feira, no
Canindé. O contrato terá duração de um ano.
Os principais títulos nacionais conquistados por
Nelsinho Batista foram o Brasileiro de 90, pelo
Corinthians, e o Paulista de 97 e 98, por Corinthians e
São Paulo.
O técnico iniciará um trabalho a fim de que a Lusa
faça uma boa campanha no Paulista-2000 e apague a imagem
ruim deixada neste semestre.
Na seletiva para a Taça Libertadores a Lusa ainda
teve chance de se recuperar, mas acabou eliminada logo no
primeiro confronto pelo Atlético-PR, resultado que levou
à demissão de Juninho.
Justiça condena administradora do
Maracanã
Rio
A 17ª Vara Cível do Tribunal da Justiça do Estado
do Rio de Janeiro, condenou a Superintendência de
Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) -
responsável pela administração do Maracanã - a pagar
uma indenização de R$ 136 mil a Carla Coutinho Silva,
de 17 anos, por danos morais. Os pais de Carla, Clebio
Bernardo da Silva e Marly Coutinho da Silva, morreram ao
serem atingidos por tijolos e pedaços de concreto que
soltaram-se da marquise superior do estádio, na chegada
do Papai Noel, em festa comemorativa realizada no
estádio carioca em 2 de dezembro de 1989. Desta forma a
Justiça manteve a decisão da primeira instância sobre
o caso. Além disso, Carla terá direito a uma pensão
mensal de dois terços de salário mínimo, que foi
acrescida à sentença inicial. Marly teve morte imediata
ao ser atingida, enquanto Silva faleceu no dia seguinte
em decorrência dos ferimentos.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Corinthians se diz vítima de armação
A diretoria do clube diz que o mando do
jogo é do Corinthians, mas que quem manda em tudo é o
São Paulo
MAÉRCIO SANTAMARINA
Da Agência Folha São Paulo
O Corinthians diz estar sendo vítima de uma
"guerra de bastidores" nas semifinais do
Brasileiro-99, que teria começado com a arbitragem no
primeiro jogo contra o São Paulo e se confirmado com a
escolha do estádio do Morumbi para o segundo.
Na partida de domingo - que poderá definir um dos
finalistas, caso o Corinthians vença, ou provocar o
terceiro jogo da série, em caso de empate ou vitória do
São Paulo -, o clube mandante não teve nenhum direito
de escolha em relação à organização.
A Confederação Brasileira de Futebol determinou que
o jogo fosse no Morumbi sem consultar o time do Parque
São Jorge.
Mesmo tendo o mando, o time terá de usar o vestiário
de visitante -critério estabelecido pelo São Paulo. O
Corinthians não pôde sequer escolher os setores do
estádio para acomodar sua torcida.
Além disso, os ingressos trazem na estampa o time
são-paulino.
A arbitragem do primeiro jogo, de Edílson Pereira de
Carvalho, foi criticada pelo técnico Oswaldo de
Oliveira, pelos jogadores e pela diretoria do clube, que
apontam pelo menos cinco erros que teriam beneficiado o
São Paulo.
"Isso é armação. Está havendo uma guerra de
bastidores. Se o estádio do Pacaembu foi vetado, o
Brinco de Ouro (do Guarani) e o Moisés Lucarelli (da
Ponte Preta) também deveriam ter sido", disse o
diretor de futebol do Corinthians José Roberto
Guimarães, em entrevista à rádio Jovem Pan.
Os dois estádios de Campinas receberam jogos das
quartas-de-final do Brasileiro deste ano.
O Pacaembu, onde o Corinthians pretendia mandar o
segundo e um eventual terceiro jogo das semifinais, foi
vetado pela Polícia Militar, que alegou problemas de
segurança. A diretoria corintiana vai tentar evitar que
a terceira partida desta fase, caso venha a ser
necessária, seja no Morumbi.
"Se eu tivesse autonomia, nem o segundo seria
lá", disse Guimarães, mudando a tese que defendia
quando era diretor-adjunto de futebol do São Paulo, em
1996, quando afirmava ver o Morumbi como um estádio
neutro.
A administração do Morumbi negou haver uma
"guerra de bastidores", dizendo que coube ao
Corinthians definir o que lhe cabia em relação ao jogo,
como o preço dos ingressos e os gandulas que atuarão na
partida.
"Pode até ser que o Corinthians viesse a
escolher o Morumbi para mandar esse jogo. O que não dá
para aceitar é essa imposição antecipada", disse
Carlos Nujud, diretor de futebol do Corinthians.
Além de assumir a postura de mandante, o São Paulo
vai tirar proveito do jogo para reforçar sua imagem com
patrocinadores.
Segundo o clube, a exibição de placas de
publicidades nesta fase no estádio do Morumbi fortalece
os patrocinadores, embora não represente uma
arrecadação maior, uma vez que o pacote havia sido
fechado anteriormente.
Se o jogo fosse no Pacaembu, não haveria publicidade
porque o contrato da Prefeitura de São Paulo com a
empresa que havia vencido a licitação foi suspenso
devido a irregularidades.
Marcelinho vira sparring no treino
corintiano
Da Agência Folha São
Paulo
O meia Marcelinho recebeu uma missão especial na
preparação do Corinthians para o segundo jogo das
semifinais do Brasileiro, amanhã, contra o São Paulo.
Suspenso pelo quinto cartão amarelo, ele se
transformou no "sparring" do time principal,
assumindo a função de Raí entre os reservas nos
últimos treinos.
A idéia foi do técnico Oswaldo de Oliveira, que
interrompeu o treino de ontem aos 28min devido à forte
chuva que atingiu Barueri.
Como Raí, Marcelinho, no time reserva, arma o
meio-campo e chega ao ataque para finalizar de surpresa,
além de "chamar" faltas.
"Fico feliz por estar podendo ajudar o time mesmo
suspenso", disse o jogador, garantindo que estará
no Morumbi amanhã para apoiar a sua equipe.
Edu deve ser o substituto de Marcelinho, priorizando a
marcação.
Concentração
Se o Corinthians não tivesse optado por se concentrar
em Barueri, o Sportville Centro de Treinamento, de
propriedade de José Roberto Guimarães, diretor de
futebol do clube, estaria vazio.
O hotel especializado em receber esportistas, com
diária de R$ 60,00 por pessoa, vinha hospedando apenas o
time de basquete da ex-jogadora Hortência, o
Paraná/Carapicuíba, que viajou ontem e só retorna
domingo.
O técnico Oswaldo de Oliveira já pensa em concentrar
o Corinthians lá no Ano Novo.
Carpegiani briga com Minelli
RODRIGO BUENO
Da Agência Folha São Paulo
O técnico Paulo César Carpegiani, do São Paulo, e o
coordenador de futebol do clube, Rubens Minelli,
discutiram ontem na frente de todos os jornalistas,
aumentando ainda mais o clima de instabilidade no clube
às vésperas da decisão contra o Corinthians.
Carpegiani e Minelli completaram ontem exatamente um
ano de trabalho no São Paulo. A discussão decorreu de
declarações sobre o futuro do treinador são-paulino -
o técnico admitiu nesta semana que deixará o São Paulo
após o término de seu contrato.
"O Carpegiani jantou com dirigentes do Flamengo
após o jogo com o Guarani, mas disse que não acertaria
nada até o final de seu contrato", disse Minelli
ontem.
O técnico são-paulino e o coordenador de futebol do
clube têm contrato até o dia 31 de dezembro. Minelli
assumiu o São Paulo junto com Carpegiani, sendo um homem
de confiança do treinador.
Poucos minutos após a afirmação de Minelli,
Carpegiani desmentiu tudo aos jornalistas.
"Não é verdade. É mentira do Rubens Minelli.
Não jantei com ninguém. Sou profissional e não admito
isso. Vou falar com o Minelli", disse, irritado,
Carpegiani.
Logo em seguida, o técnico conversou com Minelli na
frente dos jornalistas, gesticulando e falando com
rispidez, bastante exaltado.
Após a discussão, Minelli falou com a imprensa -
Carpegiani não voltou a falar com jornalistas.
Hiroshi apela na segunda
São Paulo
O diretor de Futebol, José Carlos Ferreira Alves,
também advogado do clube, disse, ontem, que vai, na
segunda-feira, entrar com um pedido de efeito suspensivo
para Sandro Hiroshi no Tribunal de Justiça Desportiva. O
atleta foi suspenso por 180 dias por falsificação de
documentos. O São Paulo vai ainda tentar enquadrar a
punição de acordo com a Lei Pelé, que prevê
suspensão máxima de 29 dias e conversão do restante
dos dias em multa.
Hiroshi foi suspenso preventivamente pela
Confederação Brasileiro de Futebol desde 29 de outubro.
Ontem também, o pai do atleta, Takeshi Oi, em entrevista
à TV Bandeirantes, admitiu que houve adulteração na
idade do filho. Hiroshi, segundo o pai, nasceu em 1979 e
não em 1980.
Espião em Salvador auxilia
preparação do Atlético-MG
PAULO PEIXOTO
Da Agência Folha Belo Horizonte, MG
O técnico do Atlético-MG, Humberto Ramos, disse
ontem que conta com a ajuda de um espião em Salvador
(BA) para ter informações sobre o Vitória, apesar dos
treinos secretos que o time baiano vem fazendo.
"Eu tenho um informante lá. Sempre ligo às
noites para ele me passar o que está acontecendo",
declarou Ramos. Ao mesmo tempo, ele diz que não está
curioso com o que o Vitória tem feito nos seus
treinamentos.
"O Toninho Cerezo está certo. Está defendendo o
lado dele", disse Ramos sobre os treinos secretos,
apesar de achar que "não há muita diferença"
em relação ao que os dois times vão mostrar na segunda
partida com relação à primeira.
"A gente conhece o elenco do Vitória, da mesma
forma que o Vitória conhece o elenco do Atlético. A
questão principal será quando a bola rolar. O aspecto
psicológico será o mais importante", disse Ramos.
Uma vitória atleticana garante o time mineiro na
final. Se o Vitória ao menos empatar haverá uma
terceira partida, também em Salvador.
O atacante Marques, do Atlético, ainda sente dores na
virilha. Ele deve viajar com o time para Salvador no
final da tarde de amanhã, mas a sua escalação ainda é
incerta.
Se ele não puder jogar, o meia-atacante Adriano deve
ser o titular. Com isso, o ataque atleticano sofrerá uma
alteração tática: vai deixar de ser rápido e ágil
nos deslocamentos na área adversária.
A marcação no meio-campo, no entanto, será mais
forte e o toque de bola deve prevalecer. Ramos gostou do
treinamento realizado hoje no Mineirão e disse que vai a
Salvador sem levar "mistérios".
Cerezo faz mistério no Vitória
LUIZ FRANCISCO
Da Agência Folha Salvador, BA
Mesmo com remotas possibilidades de fazer alguma
alteração na equipe, o técnico Toninho Cerezo resolveu
fazer um "treino secreto" para definir o
Vitória para o jogo de amanhã à noite, contra o
Atlético-MG, no estádio do Barradão, em Salvador.
Antes de iniciar o coletivo de ontem à tarde, Cerezo
pediu para os jornalistas e torcedores deixarem as
dependências do estádio.
A mesma decisão em relação aos jornalistas havia
sido tomada quinta-feira, mas o técnico se esqueceu de
pedir a saída dos torcedores.
"Eu não estou fazendo nenhum mistério. Só
quero evitar a presença de olheiros do Atlético-MG nos
treinamentos", disse o técnico Toninho Cerezo.
O time que enfrenta o Atlético-MG amanhã à noite
deverá ser o mesmo que iniciou a partida no Mineirão,
no domingo passado.
"Não vou adiantar a escalação do time, mas
nenhum técnico do mundo gosta de fazer muitas mudanças
na equipe às vésperas de um jogo decisivo",
declarou Cerezo.
Para sonhar com a possibilidade de disputar a final do
Campeonato Brasileiro, o Vitória precisa derrotar ou
empatar com o Atlético-MG amanhã à noite.
Com o empate ou uma vitória, o time baiano forçará
a realização do terceiro jogo entre as duas equipes.
Por ter feito melhor campanha do que seu adversário
na primeira fase da competição, a terceira partida (se
houver) também será disputada no Barradão.
Confiantes, os jogadores do Vitória apostam na força
da torcida para superar o time mineiro. "No
Mineirão, quase 80 mil pessoas cantaram e dançaram
durante todo o jogo. Esperamos o mesmo comportamento da
torcida do Vitória no Barradão", disse o atacante
Tuta.
A diretoria do Vitória solicitou à FBF (Federação
Bahiana de Futebol) 45 mil ingressos para o jogo de
domingo. Segundo a assessoria de imprensa do clube, 20
mil entradas tinham sido vendidas até o final da tarde
de ontem.
|