| MEGA SENA Um sonho de R$ 46 milhões
Algumas lotéricas oferecem jogos feitos
por computador que aumentam as chances
Da redação
Em uma cidade com milhares de desempregados e com
perto de um terço da população (150 mil) ganhando
menos que R$ 149 por mês, levar R$ 46 milhões de uma
só bolada é um sonho que embala milhares de pessoas. Se
bem administrado, o dinheiro pode garantir tranqüilidade
por toda uma vida. Para isso basta acertar as seis
dezenas do próximo concurso da MegaSena (o sorteio será
sábado às 19h), acumulado pela oitava vez.
As apostas para concorrer ao prêmio milionário podem
ser feitas até duas hora antes, às 17h, portanto, já
que as loterias estão ligadas on-line com a Caixa
Econômica Federal (CEF), responsável pelo sorteio.
Entretanto, os donos de loterias da cidade pedem para os
apostadores não deixar as apostas para a última hora.
Além de haver filas, o sistema pode ficar mais lento
devido ao grande volume de jogos entre sexta-feira e
sábado.
As chances de ser o feliz premiado, segundo o
matemático Oswald de Souza, são mínimas. Por exemplo,
ao jogar um cartão com seis dezenas a R$ 1, a chance é
de uma em 50 milhões. Com 7 dezenas, a probabilidade
sobe para 1 em 7 milhões. Já os que apostarem R$ 5 mil
(15 dezenas numa mesma cartela) terão uma chance de 1 em
10 mil.
Algumas lotéricas oferecem jogos feitos por
computador que aumentam as chances de um apostador
acertar as seis dezenas da MegaSena.
Em um jogo da MegaSena combinado com 11 dezenas, ao
custo de R$ 462, o apostador vai ter mais chances de
levar o grande prêmio que as demais. Se acertar quatro
números pode fazer 21 quadras, por exemplo. No caso de
cinco, seis quinas e quatro quadras. E do prêmio
máximo, a Sena mais 30 quinas e 150 quadras. É dinheiro
para toda a vida, se bem investido.
As casas lotéricas oferecem, ainda, alguns serviços
especiais para a clientela.
Nas últimas semanas, o movimento nas casas lotéricas
cresceu, mesmo em dias como segunda e terças-feiras.
Entretanto, os comerciantes preferem não falar em
valores para não atrair a atenção dos bandidos.
O movimento está bem aquecido mesmo hoje
(ontem), que não tem muito movimento de
apostas, comenta Alessandro Freitas, dono de
uma lotérica.
De acordo com a presidente do Sindicato das Casas
Lotéricas de Mato Grosso, Maria Lúcia César da Silva
houve aumento no movimento das apostas dos
bolões que as casas lotéricas fazem. Nestes
bolões o apostador paga uma determinada
porcentagem do valor do bolão, se ganhar, o prêmio é
rateado de acordo com o que pagou o apostador. O jogos
são combinações de números em computador. Para as
apostas normais não houve grande movimento porque as
pessoas deixam para fazer os jogos na última hora.
Maria Lúcia explicou que as lotéricas vão fechar
às 17 horas do sábado porque são muitas as apostas e
as máquinas não conseguem mandar todas as informações
para a Caixa Econômica em São Paulo. "Para que
nenhum apostador fique sem marcar seu jogo vamos dar duas
horas para as máquinas retransmitirem as apostas",
esclareceu ela.
O perigo de assaltos nas casas que fazem os jogos da
loteria é grande já que movimentam muito dinheiro. A
presidente do sindicato disse que não adianta mais pedir
apoio à Polícia Militar pois "eles sempre dizem
que não podem ajudar. O negócio é confiar em
Deus".
Em Cuiabá e Várzea Grande existem 33 casas
lotéricas.
BARRA DO GARÇAS
Povoado se prepara para Festa do Caju
FRANCIS AMORIM
Da sucursal em Barra do Garças
A 9ª Festa do Caju, evento que já é uma tradição
em Barra do Garças, será realizada nesta sábado, a
partir das 8 horas da manhã, no povoado de Voadeira (18
km do centro). A promoção é da Prefeitura, Empaer e
Comunidade.
Desde o início da semana, confeiteiras de doces,
geleias e fabricantes de licores e conservas e caju,
estão trabalhando na confecção dos produtos para
exposição e comercialização na feira. "Os
preparativos estão adiantados. Estamos trabalhando muito
para promovermos uma das melhores festas", disse a
dona de casa Neuza Fernandes, moradora do povoado.
A Festa do Caju é uma tradição em Barra do Garças.
Há mais de 30 anos, os chacareiros do povoado resolveram
investir na plantação da fruta e comercializá-la in
natura e industrializada artesanalmente. O apoio da
Empaer e da prefeitura com o acompanhamento técnico por
engenheiros agrônomos, melhorou a produção e
transformou Voadeira na maior produtora de caju do Vale
do Araguaia.
Este ano, a festa será promovida novamente em
outubro. O período prolongado da seca levou a comissão
organizadora a atrasar a realização a espera de uma
melhor produção do caju.
ENERGIA
Horário de verão começa no domingo
Da reportagem
Depois de amanhã estudantes, trabalhadores,
desempregados e todos que se guiam pelo relógio terão
que adiantar em uma hora o ritmo de suas vidas. Para o
sofrimento de quem precisa acorda cedo, começa o
horário de verão, que este ano terá 15 dias a mais que
o ano anterior.
Seguindo determinação do Ministério das Minas e
Energia, as empresas do ramo em todo país, aproveitam o
período do ano (no qual os dias são mais longos que as
noites, no hemisfério sul) para economizar energia e
otimizar o uso de seus sistemas de abastecimento
elétrico.
O consumidor também economiza com isso, segundo o
gerente do Departamento de Operações da Rede Cemat,
José Adriano Silva. Ele informou que de 03/10/1999 a
27/2/2000, os consumidores em Mato Grosso estarão
economizando R$ 3,5 milhões.
A explicação está no uso de energia em diferentes
horas, o que acaba com a concentração do consumo entre
as 18 e 19h, período no qual as pessoas estão
normalmente voltando para casa e os aparelhos que gastam
mais energia são ligados. Com a fragmentação do uso, o
sistema também deixa de ser sobrecarregado.
"Adiantando os relógios, as pessoas vão para
bares, passeios e outras atividades ao invés de voltar
para casa. Aparelhos de ar condicionado, chuveiros
elétricos entre outros, tem seu tempo de uso reduzido e
feito em horas diferentes", explicou Silva.
A economia de energia no estado, abrangendo o sistema
interligado e isolado (usinas locais que funcionam a
diesel) está estimado em 29 milhões KW/h
(quilowatts/hora). Com esse índice, Silva explica que um
cidade como Colíder poderia ser abastecida por um ano,
uma Cuiabá por 12 dias e uma Rondonópolis por 45 dias.
Mato Grosso consome 65% de energia vinda da usina de
Itumbiara, Goiás, 15% da termelétrica de Cuiabá e 20%
de produção da Rede Cemat mais usinas particulares. Dos
em média 520 MW/dia (megawatts/dias) consumidos no
estado, 41% são para abastecimento residencial; 21%
comercial; 20% industrial; 4% rural; 4% iluminação
pública; 3% poderes públicos; 3% serviços públicos e
0,26% para consumo próprio.
USINA DE MANSO
Moradores pedem indenização
ALECY ALVES
Da reportagem
Os trabalhadores e pequenos produtores das comunidades
que serão atingidas pela barragem da Usina de Manso
perderam tempo se deslocando até Cuiabá. A audiência
que deveriam acontecer ontem com o secretário estadual
Agricultura e Assuntos Fundiários, Francisco Daltro e
representantes da Usina de Furnas(responsável pelas
obras de Manso) e Intermat foi suspensa.
A suspensão se deu, conforme justificativa
apresentada aos trabalhadores, por causa da viagem do
secretário "Chico" Daltro que acompanha o
governador Dante de Oliveira. Uma nova audiência foi
marcada para o dia 8, mas mesmo assim os trabalhadores
deixaram a sede da Secretaria de Agricultura chateados.
"Estamos a menos de 60 dias do fechamento do lago
que inundará as terras da região e não temos uma
solução para o problema", protestou João Roberto
Buzatto, presidente da Comissão Pastoral da Terra(CPT).
Buzatto se referiu aos valores das indenizações
propostas por Furnas para os 600 produtores que ocuparam
a área.
De acordo com João Buzatto, enquanto a usina propõe
indenização de R$ 50,00 por hectares terras de
qualidade semelhante são comercializadas a R$ 400,00.
Outra queixa dos trabalhadores é quando as áreas
propostas para assentamento. Em torno do lago, num nível
acima do vivem hoje, como está previsto no projeto da
hidrelétrica, não teriam condições de trabalhar nem
com lavouras de subsistência.
A expectativa dos trabalhadores é que no dia oito
nenhum fato novo adie as discussões. "Marcamos a
audiência que teríamos ontem com 15 dias de
antecedência e mesmo assim ela não aconteceu",
lamentou João Buzatto.
SAÚDE
Prefeitura e universidades
Da redação
O prefeito Roberto França e o secretário de Saúde
Bento Porto, através da Fundação de Saúde de Cuiabá,
assinaram convênio de cooperação mútua com a UNIC -
Universidade de Cuiabá e a UFMT - Universidade Federal
de Mato Grosso. A parceria entre a prefeitura e as duas
instituições visa, não só assegurar a melhoria de
atendimento da rede básica de saúde, como também
viabilizar a participação acadêmica em ações de
rotina da rede, por meio da celebração de contratos
específicos para a utilização de pessoal em formação
e qualificação através de campo de estágio monitorado
a se desenvolver nas unidades de saúde da rede pública
com a participação dos alunos.
O Centro de Saúde do Osmar Cabral será a unidade
piloto para as ações acadêmicas dos alunos dos cursos
de graduação e pós-graduação. Essas ações serão
estendidas à toda área de abrangência da unidade de
saúde, atuando nos moldes do Programa de Saúde da
Família. Num segundo momento, após avaliação
acadêmica as mesmas ações serão estendidas às demais
unidades de saúde da rede pública.
SOLIDARIEDADE
Sociedade várzea-grandense sai em
socorro de anciã do Maringá
Só ontem, depois da reportagem do
Diário, ela ganhou colchão dágua, alimentos e
remédios
JOANICE DE DEUS
Da Sucursal
Várias pessoas procuram ontem a Sucursal do Diário
em Várzea Grande, para ajudar a dona Helena Marcolino de
Souza, 83 anos, moradora do bairro Jardim Maringá I.
Outras foram até mesmo pessoalmente prestar sua
solidariedade e entregar os donativos. O drama de Helena
Marcolino foi mostrado em uma reportagem divulgada ontem
no Diário, caderno de Várzea Grande e comoveu várias
pessoas.
Dona Helena Marcolino está muito doente, não
consegue andar, comer direito, falar e passa o tempo todo
deitada. Muito debilitada e com feridas em seu corpo,
dona Helena Marcolino sente muitas dores. Quem lhe presta
todo cuidado (da banho, remédio e comida) é sua neta
Isabel Xavier Alves, 31 anos.
Foi sua neta, que desesperada resolveu pedir a ajudar.
Até porque ela e seu marido estão desempregados e o
estado de sua avó só piorava. Na casa de Isabel Xavier
estava faltando até comida e leite para seus quatro
filhos, todos menores de idade.
O apelo foi atendido por pessoas tanto de Várzea
Grande como de Cuiabá. A maioria dos doares não quis
divulgar o nome. Mas, a maioria dos objetos que Helena
Marcolino precisa para amenizar sua dor foi conseguido.
Foram doados dois colchões dágua, cestas
básicas, filtro dágua, verduras, o valor de R$
30,00 e roupas. Quem não pensou duas vezes para ajudar
dona Helena Marcolino foi um dos personagens mais
ilustres de nossa terra, o ex-prefeito de Várzea Grande,
Gabriel Müller e a sua esposa, Oacy Müller. Um dos
doadores também prometeu continuar entregando
mensalmente cestas básicas à dona Helena Marcolino.
A história triste de Helena Marcolino começou há
dois anos quando a barriga da avó começou a crescer,
formou algo parecido com um tumor. "A médica disse
que era um tumor e que precisa de cirurgia",
comenta.
Sem condições para o tratamento, dona Helena
começou a colocar vermes pela boca. "Até quando
ela dormia os vermes saiam", relata. Depois disso, o
tumor sumiu. No entanto, mesmo com tratamento e com a
garantia dos médicos de que não haviam mais vermes, o
estado de saúde de dona Helena não melhorou, só
piorou. De tanta fraqueza, pois vomitava direto e mau
conseguia comer, dona Helena foi emagrecendo e ficando
cada vez mais fraca. Por mês, Isabel Xavier disse que
gasta cerca de R$ 80,00 só com fraudas.
A sociedade várzea-grandense e cuiabana, em relação
ao drama de dona Helena Marcolino pode ter sido
determinante para sua sobrevivência. Só o fato de saber
que não está abandonada, pode significar mais ânimo
para que continue na luta pela sobrevivência. Além do
mais, espera-se que mais ajuda possa ser feita, inclusive
com tratamento médico, pois a medicina, ao lado de
remédios, são hoje problemas cruciais para a classe
pobre.
Vizinho também tem problemas e
necessita da ajuda popular
Da Sucursal
Uma assistente social da Prefeitura Municipal de
Várzea Grande também esteve visitando ontem dona Helena
Marcolino. A assistente entregou um dos colchões
dágua, o filtro dágua e ficou de retornar
para levar remédio e acompanhar seu estado de saúde.
"Ela (assistente social) ficou de arrumar um emprego
para meu marido", disse Isabel Xavier emocionada.
Sem saber o que dizer, Isabel Xavier só lembrou de
agradecer a todas as pessoas que lhe ajudou. "Fico
feliz em saber que minha avó pode melhorar e que várias
pessoas colaboram para isso. Que Deus dê em dobro",
disse.
Para Isabel Xavier são de pessoas como estas que o
país precisa. "Recebemos ajuda de quem nunca ouviu
falar da gente. Foi muito lindo", agradeceu
lembrando de pedir novamente um emprego para seu marido.
Um dos colchões dágua doados à dona Helena
Marcolino serviu para ajudar uma outra pessoa. O senhor
João Natalino de Souza, 44 anos, também morador do
Maringá I. João Natalino sofreu três derrames
cerebrais e também estava precisando de um colchão
dágua. Sem poder sair da cama, uma ferida também
se formou em seu abdômen. A situação do senhor
natalino também é crítica e precisa urgente de uma
cadeira de rodas.
SUCESSÃO 2000
Lino Rossi será candidato em Várzea
Grande
ERALDO LIMA
Da Sucursal
O deputado federal, Lino Rossi (PSDB) transferiu ontem
o seu domicílio eleitoral para o município de Várzea
Grande, objetivando concorrer à Prefeitura da cidade nas
eleições municipais do ano que vem. Com essa decisão,
o parlamentar tucano, desde ontem passou a ser o mais
novo eleitor inscrito na 200 Zona Eleitoral de Várzea
Grande.
Em visita a Sucursal do Diário, Lino Rossi disse que
já colocou o seu nome à disposição da cúpula do PSDB
da Cidade Industrial.
"Agora, vamos partir para ações mais concretas.
Junto com o Governo do Estado, quero mostrar à
população várzea-grandense que posso administrar a
cidade de forma moderna e quem vai ganhar com isso é a
comunidade local", frisou.
Para o deputado tucano, não se pode administrar
Várzea Grande de forma isolada, mas sim, em conjunto com
Cuiabá. "O rio Cuiabá, não pode ser comparado a
uma fronteira entre as duas cidades. Mas sim, como um elo
unindo as duas cidades. O que for bom para Cuiabá,
certamente será bom para Várzea Grande", emendou.
Indagado se a recandidatura do prefeito Jaime Campos
(PFL) não o intimida, Rossi disse que "de agora em
diante o prefeito Jaime Campos terá que levantar a bunda
da cadeira e trabalhar", provocou o parlamentar,
assinalando que vai estar em todos os lugares onde a
Prefeitura não estiver.
"Se for o candidato do PSDB à Prefeitura, quero
administrar a cidade de forma moderna, com a população.
Secretário meu não vai ficar em gabinete, mas sim nos
bairros. O secretário de Indústria e Comércio vai ter
que viajar muito a procura de novos investimentos. Essa
será a minha maneira de administrar", revelou Lino,
já adiantando que o seu secretariado vai ser escolhido
por "competência" e não por indicação de
partidos políticos", frisou.
Lino Rossi admitiu que vai procurar apoio dos partidos
de centro-esquerda do município. "O PSB, por
exemplo, já manifestou interesse em apoiar a nossa ainda
virtual candidatura, e vamos procurar outros partidos
para compor a nossa chapa", ressaltou.
Na eleição do ano passado, Lino Rossi foi muito bem
votado em Várzea Grande, e o governador Dante de
Oliveira chegou a vencer, por grande diferença, o então
cacique maior da política várzea-grandense, Júlio
Campos.
JOGOS ESTUDANTIS
Atletas de Várzea Grande são são
recepcionados com festa
Equipe de voleibol feminino foi a grande
campeã na cidade Água Boa
JOANICE DE DEUS
Da Sucursal
Atletas de Várzea Grande que participaram do XXII
Jogos Estudantis Mato-grossenses, realizado entre os dias
17 e 25 passados, em Água Boa, foram recepcionados
anteontem, na Secretaria de Esporte e Lazer, com um
coquetel.
Participaram dos jogos quatro equipes: voleibol
(masculino e feminino), futsal (feminino) e basquete
(masculino). O destaque da competição ficou por conta
da equipe de voleibol feminino que, pela primeira vez,
conquistou o título de campeã estudantil
mato-grossense. A equipe de futsal conquistou a 3a
colocação, a de basquete ficou com a quarta e a de
voleibol masculino terminou em 5o lugar.
As meninas do voleibol, comandas pelos técnicos José
Luís Conagin e Luiz Castalani, jogaram a final contra
Cuiabá. Demonstrando mais condições técnicas, a
equipe várzea-grandense venceu a partida por três sets
a um. A jogadora Eudelha Costâncio foi considerada a
melhor levantadora dos jogos estudantis. Para ela, a
conquista é resultado de muito treino e dedicação. Um
esforço reconhecido em um campeonato que reuniu as
melhores equipes do estado de Mato Grosso.
O voleibol feminino acumulou três títulos em menos
de dois meses. Quatro garotas da equipe são campeãs
brasileiras da segunda divisão pela Confederação
Brasileira de Voleibol e a equipe conquistou o
bi-campeonato Infanto-Juvenil, pela Federação
Mato-grossense de Voleibol.
Além disso, 10 atletas (quatro do voleibol feminino,
três do basquete masculino, um do vôlei masculino e
dois futsal feminino) de Várzea Grande foram convocadas
para integrar a equipe estadual que disputará os Jogos
da Juventude, em Goiânia (GO), do ano 2000.
CAMISAS No próximo dia 15 a prefeitura de
Várzea Grande, por meio da Secretaria de Esportes e
Lazer, vai realizar um baile no Farol da Manga com a
apresentação de três bandas locais Scort Som
Manus Country e Baianos do Som e no decorrer do
baile, entregará 100 jogos de camisas para os times de
futebol e departamentos várzea-grandeses.
"Estamos, com isso, incrementando ainda mais o
esporte em Várzea Grande, como forma de difundir na
sociedade a profissionalização e encaminhamento dos
jovens para o lado saudável da vida", frisou o
secretário de Esportes, Edilson Baracat.
Baracat explicou que será cobrada uma entrada
simbólica de R$ 3 para o baile, cuja renda será
revertida na compra dos demais componentes dos uniformes
das equipes. O secretário anunciou ainda que estão
sendo ultimados os preparativos para a realização da
Copa de Futebol Cidade Industrial de Várzea Grande, que
acontecerá ainda em outubro.
Agora, o Campeonato Pitchula
Da Sucursal
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de
Várzea Grande promove neste mês "III° Campeonato
Pitchula". As inscrições estarão abertas a partir
de hje e prosseguem até o próximo dia 14.
De acordo com o sub-secretário de Esporte, José Luis
Conagin, o campeonato Pitchula foi criado em 1997 e chega
em sua terceira edição como um presente da SMEL ao dia
das crianças.
Os jogos acontecerão nas modalidades de futsal,
voleibol, basquete, handebol, karatê, capoeira, futebol.
Segundo o secretário de Esporte, Edilson Baracat, estão
sendo esperadas cerca de 200 equipes, sendo
aproximadamente 2.500 atletas.
Edilson Baracat lembra que a Prefeitura Municipal
está investindo mais de R$ 9 mil na realização do
campeonato. Desse total, aproximadamente R$ 6 mil será
para pagar a arbitragem. O campeonato terá as seguintes
divisões: pré-mirim (até 11 anos), mirim (até 13) e
infanto-juvenil (até 15 anos).
A SMEL também está promovendo a "1a Copa de
Futebol de Várzea Grande". Poderão participar os
campeões e vice-campeões de todas as ligas e
departamentos. Os times, poderão no entanto, contratar
outros jogadores. O time do Operário foi convidado para
ser observador da Copa. A 1a Copa acontecerá no dia 24
de outubro, no estádio Dito Souza, no Cristo Rei. Antes
disso, no dia 15 haverá a escolha da rainha do
campeonato, conforme Edilson Baracat.
O secretário de Esporte faz questão de ressaltar o
incentivo que a prefeitura vem dando aos atletas do
município. Além de patrocínio com jogos de camisas e
transporte, a prefeitura vem recuperando e reformando
campos de futebol e ginásio de esportes. Mais de 60
campos de futebol de vários bairros da cidade foram
recuperados. Além disso, outros quatro mini-estádios
serão construídos: um no Parque do Lago, Cohab Jayme
Campos, Mapim e outro no Santa Isabel.
As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria
de Esporte, na avenida da Feb (próximo ao trevo da Ponte
Nova). Para o campeonato Pitchula a taxa é de R$ 30,00.
Conforme Edilson Baracat, o dinheiro vai ajudar no
pagamento da arbitragem. Maiores detalhes podem ser
obtidos pelo telefone: 685-2414.
CÁCERES
Programa leva alfabetização à
periferia
CLARICE NAVARRO DIÓRIO
Da sucursal de Cáceres
No último dia 27 a Cometa Moto Center, empresa com
matriz em Cáceres, e a Universidade do Estado de Mato
Grosso (UEMAT), também sediada no município, assinaram
protocolo de intenções para por em prática o programa
"Cometa Educação", que percorrerá a
periferia de Cáceres para alfabetizar pessoas de 16 a 60
anos.
A empresa, revendedora Honda para Cáceres e região,
irá custear os gastos com materiais didático para os
alunos e pró-labore para os professores da universidade.
O curso terá a duração de seis meses, com carga
horária de 375 horas aula, com aulas de 2a à 5a feira
das 17h30 até às 20 horas, com um número máximo de 15
alunos por turma. Às sextas-feiras serão reservadas
para reuniões pedagógicas no horário vespertino, entre
os professores, supervisores e demais técnicos
envolvidos no programa.
Para dar início às atividades, os professores, que
são graduando em Pedagogia, visitarão os bairros
periféricos de Cáceres, procurando pelos analfabetos.
No Brasil, os analfabetos somam cerca de 18 milhões
maiores de 18 anos, sendo 124 mil em Mato Grosso, na
faixa de 14 a 49 anos, segundo dados do IBGE de 1991. A
maioria não vai à escola por medo ou vergonha. Com
essas pessoas será aplicado o Programa Cometa
Educação.
Os alunos do programa receberão material didático e
xerox gratuitamente, e as aulas serão dadas em
residências ou espaços cedidos pela comunidade ou
associações de moradores. Os graduando pretendem reunir
os analfabetos em grupo para ensiná-los a ler e a
escrever.
A Unemat fará a coordenação pedagógica do programa
e o acompanhamento das atividades pedagógicas previstas.
A assinatura do convênio entre os dois envolvidos deve
acontecer no próximo dia 7, na sede administrativa da
Unemat em Cáceres, com o reitor Arno Rieder e o diretor
presidente da Cometa Francis Maris Cruz.
Personalidades são homenageadas pela
Câmara Municipal
Da sucursal
Pelo menos 30 personalidades do setor político,
empresarial, cultural e de Segurança Pública serão
homenageadas pela Câmara Municipal de Cáceres, hoje, 1o
de outubro, quando se celebra o Dia Nacional do Vereador.
Uma Sessão Solene será realizada na sede da Fundação
Cultural, a partir das 19h30, para entrega de títulos de
"Cidadão Cacerense", Medalhas de Honra ao
Mérito e Comendas "Luiz de Albuquerque".
Entre os homenageados políticos estão o presidente
Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Reforma
Agrária, Raul Jungman, o senador Antero Paes de Barros,
o governador Dante de Oliveira e o deputado federal Pedro
Henry, além do prefeito Aloísio de Barros e vários
vice-prefeitos. Todos recebem a comenda "Luiz de
Albuquerque". Na área de segurança pública serão
homenageados, o comandante do 2o Batalhão de Fronteira,
coronel Artur da Silva Mack, o comandante do 6o Batalhão
de Polícia Militar 6o BPM, major Celmo Fernandes,
o delegado de Polícia de Interior, Milton Teixeira
Filho, entre outros.
Do setor empresarial estão Misleh Abdelaziz Ali, o
gerente da Caixa Econômica Federal, Luiz Razia, além do
historiador Natalino Ferreira Mendes, o ex-vereador e
até ex-funcionários públicos exemplares como Felipe
Nery de Assunção e José Teodoro Mendes e o
representante do ex-combatentes Acácio Deluque.
Ainda na Sessão Solene, a Mesa Diretora da Câmara,
irá fazer oficialmente a promulgação do Plano de
Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Câmara, o
lançamento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e o
Regimento Interno. A cantora Roma irá cantar o hino do
Vereador sob os acordes da banda do 2o Batalhão de
Fronteira.
Seminário sobre agricultura
Da sucursal
A Prefeitura Municipal de Cáceres através da
Secretaria de Agricultura Indústria e Comércio, abre
hoje às 8 horas da manhã, o Encontro Regional de
Avaliação do Programa Nacional, na Fundação Cultural.
O secretário Dilson Leal Silva, explicou que o
seminário tem apoio da Prefeitura e do Governo do Estado
e do Ministério da Agricultura
A previsão que todos os prefeitos e secretários
municipais de agricultura, estejam participando do
encontro, tendo em vista que foram encaminhados convites
através da SAIC, solicitando a presença dos
secretários. "a nossa intenção, é ampliar a
discussão, aumentando os esclarecimentos sobre a
aplicação do Pronaf, principalmente levando para o
pequeno produtor uma linguagem mais simples e
unificada", destacou Dilson Leal.
A Secretaria de Agricultura, em Cáceres, foi
desmembrada da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e
desde março deste ano, está sendo ocupada pelo vereador
Dilson Leal. Além de promover encontros, palestras e
seminários voltados para a classe produtora, a SAIC,
incentiva ainda o plantio de lavouras de subsistência de
árvores frutíferas e presta orientação técnica aos
pequenos produtores no aproveitamento do leite e seus
derivados.
Para breve a Prefeitura Municipal de Cáceres, estará
inaugurando o Mercado do Produtor, uma reivindicação
antiga dos produtores de Cáceres e região. O local,
funciona na margem da Avenida São Luiz, antiga Casemat
(extinta); e está com a balança de pesagem em
funcionamento, além de possuir vários equipamentos para
auxiliar os produtores.
Na última semana o secretário Dilson Leal, foi até
o Estado de São Paulo, onde visitou várias cidades do
interior paulista, onde estão implantando os chamados
"Ceasas" Centro de Abastecimento. A
intenção segundo Leal Silva, é trazer a experiência
positiva de outros centros para serem aproveitados em
Cáceres, beneficiando os produtores rurais deste
município. "Temos recebido o respaldo do Prefeito e
de sua equipe e estamos empenhados em melhorar as
condições de produção e de comercialização dos
produtos desta terra".
Acontecimentos
Livro
Foi lançado na noite de ontem o Livro
"O Legislador Municipal", de autoria do Dr.
Gênio Maldonado, autor da idéia que instituiu no Brasil
o "Dia Nacional do Vereador". O lançamento
aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de
Cáceres, e contou com a presença de representantes de
praticamente todos os segmentos da sociedade.
Sucesso
O desfile das marcas Zoomp Zapping
realizado na noite de Sábado no Clube 2000, durante a
Festa Mellenium, indiscutivelmente, surpreendeu. Segundo
participantes do XX Festival de Pesca que residem na
capital, foi o desfile das marcas mais bem organizado que
Mato Grosso já viu. A estrutura montada para o evento
estava impecável, e os lucros vão para Alexandre
Garcia, formado em Artes pela UFPR. O moço tem em seu
currículo eventos que causaram "frison" na
cidade, como o Reveillon e o Carnaval/99 no Iate Clube.
Agora é esperar para conferir o trabalho de Alexandre no
Reveillon 2000.
Dez
Está mesmo nota dez o trabalho da
Plantão em Cáceres. A empresa ganhou a concorrência e
modernizou o sistema de coleta de lixo na cidade, com
caminhões novos. Também a limpeza pública está a
cargo da empresa e, diga-se de passagem, Cáceres estava
muito limpa e organizada durante o Festival Internacional
de Pesca. Vamos torcer para que continue assim. O gerente
da Plantão, Jorge Domingues Saragioto, garante a
continuidade dos trabalhos com eficiência e qualidade.
Data
Aniversariou no dia 27 o advogado Rinaldo Cosme
Marques Dias, presidente da OAB/Cáceres. Em breve o
moço promove a inauguração da nova sede da
instituição, que ficou muito bonita. Nossos
cumprimentos pela data.
Quatro Marcos
Em São José dos Quatro Marcos
registramos o aniversário de José Augusto Rossi, no dia
25, e do médico Antônio de Andrade Junqueira, no dia
27. A ambos, nossos votos de felicidades.
Tradição
Será neste final de semana a 5a Feira
das Tradições Cacerenses, que acontece nos dias 2 e 3
na praça da Cavalgada, realizada mais uma vez pela
Cáceres Agência de Viagens e Turismo.
Gala
O 6o Batalhão da Polícia Militar de
Cáceres realiza no próximo dia 8 um baile de gala para
comemorar o aniversário do batalhão. O baile acontece
no Lions Clube a partir das 22 horas.
1o aninho
Ana Maria completou um aninho e a data
foi super festejada pelos seus familiares, com festa
preparada com carinho pelos pais Augusto Oliveira Matheus
e Cristiane Cerron da Silva.
Papai
Caio Felipe Barbosa da Silva, uma
gracinha da foto, quer ver o seu pai Criovaldo Nogueira
da Silva, que mora em Cuiabá e deixou de dar notícias.
O recado para o papai é que Caio está morando na rua
dos Cesteiros, 129, perto do Iate Clube. O telefone para
contato é o 223-2208.
Voz
Mauro Donizete Ribeiro comemorou o
aniversário do pai, Paulo Altair, com muita alegria e
descontração. Pegou o violão e "encantou" a
todos, que tiveram que ouvir, a noite toda, "O
menino da porteira". Vai um Flash do novo sertanejo
cacerense em ação.
Mensagem ao vereador
O prefeito de Cáceres, Aloísio de
Barros, nesta data, cumprimenta todos os vereadores deste
município, pela passagem do Dia do Vereador. O
parlamento municipal tradicionalmente é entidade
coletora dos anseios populares, se constituindo num poder
importante na defesa da democracia e exercendo
fiscalização séria sobre a aplicação dos recursos
públicos.
No plano local, os vereadores de Cáceres têm
demonstrado maturidade política e plena harmonia com o
Poder a Executivo.
PARABÉNS A TODOS OS VEREADORES
Aloísio Coelho de Barros
Prefeito
Cáceres-MT, 1o de outubro de 1999
|