MEGA SENA

Um sonho de R$ 46 milhões

Algumas lotéricas oferecem jogos feitos por computador que aumentam as chances

Da redação

Em uma cidade com milhares de desempregados e com perto de um terço da população (150 mil) ganhando menos que R$ 149 por mês, levar R$ 46 milhões de uma só bolada é um sonho que embala milhares de pessoas. Se bem administrado, o dinheiro pode garantir tranqüilidade por toda uma vida. Para isso basta acertar as seis dezenas do próximo concurso da MegaSena (o sorteio será sábado às 19h), acumulado pela oitava vez.

As apostas para concorrer ao prêmio milionário podem ser feitas até duas hora antes, às 17h, portanto, já que as loterias estão ligadas on-line com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo sorteio. Entretanto, os donos de loterias da cidade pedem para os apostadores não deixar as apostas para a última hora. Além de haver filas, o sistema pode ficar mais lento devido ao grande volume de jogos entre sexta-feira e sábado.

As chances de ser o feliz premiado, segundo o matemático Oswald de Souza, são mínimas. Por exemplo, ao jogar um cartão com seis dezenas a R$ 1, a chance é de uma em 50 milhões. Com 7 dezenas, a probabilidade sobe para 1 em 7 milhões. Já os que apostarem R$ 5 mil (15 dezenas numa mesma cartela) terão uma chance de 1 em 10 mil.

Algumas lotéricas oferecem jogos feitos por computador que aumentam as chances de um apostador acertar as seis dezenas da MegaSena.

Em um jogo da MegaSena combinado com 11 dezenas, ao custo de R$ 462, o apostador vai ter mais chances de levar o grande prêmio que as demais. Se acertar quatro números pode fazer 21 quadras, por exemplo. No caso de cinco, seis quinas e quatro quadras. E do prêmio máximo, a Sena mais 30 quinas e 150 quadras. É dinheiro para toda a vida, se bem investido.

As casas lotéricas oferecem, ainda, alguns serviços especiais para a clientela.

Nas últimas semanas, o movimento nas casas lotéricas cresceu, mesmo em dias como segunda e terças-feiras. Entretanto, os comerciantes preferem não falar em valores para não atrair a atenção dos bandidos. ‘‘O movimento está bem aquecido mesmo hoje (ontem), que não tem muito movimento de apostas’’, comenta Alessandro Freitas, dono de uma lotérica.

De acordo com a presidente do Sindicato das Casas Lotéricas de Mato Grosso, Maria Lúcia César da Silva houve aumento no movimento das apostas dos ‘bolões’ que as casas lotéricas fazem. Nestes ‘bolões’ o apostador paga uma determinada porcentagem do valor do bolão, se ganhar, o prêmio é rateado de acordo com o que pagou o apostador. O jogos são combinações de números em computador. Para as apostas normais não houve grande movimento porque as pessoas deixam para fazer os jogos na última hora.

Maria Lúcia explicou que as lotéricas vão fechar às 17 horas do sábado porque são muitas as apostas e as máquinas não conseguem mandar todas as informações para a Caixa Econômica em São Paulo. "Para que nenhum apostador fique sem marcar seu jogo vamos dar duas horas para as máquinas retransmitirem as apostas", esclareceu ela.

O perigo de assaltos nas casas que fazem os jogos da loteria é grande já que movimentam muito dinheiro. A presidente do sindicato disse que não adianta mais pedir apoio à Polícia Militar pois "eles sempre dizem que não podem ajudar. O negócio é confiar em Deus".

Em Cuiabá e Várzea Grande existem 33 casas lotéricas.


BARRA DO GARÇAS

Povoado se prepara para Festa do Caju

FRANCIS AMORIM
Da sucursal em Barra do Garças

A 9ª Festa do Caju, evento que já é uma tradição em Barra do Garças, será realizada nesta sábado, a partir das 8 horas da manhã, no povoado de Voadeira (18 km do centro). A promoção é da Prefeitura, Empaer e Comunidade.

Desde o início da semana, confeiteiras de doces, geleias e fabricantes de licores e conservas e caju, estão trabalhando na confecção dos produtos para exposição e comercialização na feira. "Os preparativos estão adiantados. Estamos trabalhando muito para promovermos uma das melhores festas", disse a dona de casa Neuza Fernandes, moradora do povoado.

A Festa do Caju é uma tradição em Barra do Garças. Há mais de 30 anos, os chacareiros do povoado resolveram investir na plantação da fruta e comercializá-la in natura e industrializada artesanalmente. O apoio da Empaer e da prefeitura com o acompanhamento técnico por engenheiros agrônomos, melhorou a produção e transformou Voadeira na maior produtora de caju do Vale do Araguaia.

Este ano, a festa será promovida novamente em outubro. O período prolongado da seca levou a comissão organizadora a atrasar a realização a espera de uma melhor produção do caju.


ENERGIA

Horário de verão começa no domingo

Da reportagem

Depois de amanhã estudantes, trabalhadores, desempregados e todos que se guiam pelo relógio terão que adiantar em uma hora o ritmo de suas vidas. Para o sofrimento de quem precisa acorda cedo, começa o horário de verão, que este ano terá 15 dias a mais que o ano anterior.

Seguindo determinação do Ministério das Minas e Energia, as empresas do ramo em todo país, aproveitam o período do ano (no qual os dias são mais longos que as noites, no hemisfério sul) para economizar energia e otimizar o uso de seus sistemas de abastecimento elétrico.

O consumidor também economiza com isso, segundo o gerente do Departamento de Operações da Rede Cemat, José Adriano Silva. Ele informou que de 03/10/1999 a 27/2/2000, os consumidores em Mato Grosso estarão economizando R$ 3,5 milhões.

A explicação está no uso de energia em diferentes horas, o que acaba com a concentração do consumo entre as 18 e 19h, período no qual as pessoas estão normalmente voltando para casa e os aparelhos que gastam mais energia são ligados. Com a fragmentação do uso, o sistema também deixa de ser sobrecarregado. "Adiantando os relógios, as pessoas vão para bares, passeios e outras atividades ao invés de voltar para casa. Aparelhos de ar condicionado, chuveiros elétricos entre outros, tem seu tempo de uso reduzido e feito em horas diferentes", explicou Silva.

A economia de energia no estado, abrangendo o sistema interligado e isolado (usinas locais que funcionam a diesel) está estimado em 29 milhões KW/h (quilowatts/hora). Com esse índice, Silva explica que um cidade como Colíder poderia ser abastecida por um ano, uma Cuiabá por 12 dias e uma Rondonópolis por 45 dias.

Mato Grosso consome 65% de energia vinda da usina de Itumbiara, Goiás, 15% da termelétrica de Cuiabá e 20% de produção da Rede Cemat mais usinas particulares. Dos em média 520 MW/dia (megawatts/dias) consumidos no estado, 41% são para abastecimento residencial; 21% comercial; 20% industrial; 4% rural; 4% iluminação pública; 3% poderes públicos; 3% serviços públicos e 0,26% para consumo próprio.


USINA DE MANSO

Moradores pedem indenização

ALECY ALVES
Da reportagem

Os trabalhadores e pequenos produtores das comunidades que serão atingidas pela barragem da Usina de Manso perderam tempo se deslocando até Cuiabá. A audiência que deveriam acontecer ontem com o secretário estadual Agricultura e Assuntos Fundiários, Francisco Daltro e representantes da Usina de Furnas(responsável pelas obras de Manso) e Intermat foi suspensa.

A suspensão se deu, conforme justificativa apresentada aos trabalhadores, por causa da viagem do secretário "Chico" Daltro que acompanha o governador Dante de Oliveira. Uma nova audiência foi marcada para o dia 8, mas mesmo assim os trabalhadores deixaram a sede da Secretaria de Agricultura chateados.

"Estamos a menos de 60 dias do fechamento do lago que inundará as terras da região e não temos uma solução para o problema", protestou João Roberto Buzatto, presidente da Comissão Pastoral da Terra(CPT). Buzatto se referiu aos valores das indenizações propostas por Furnas para os 600 produtores que ocuparam a área.

De acordo com João Buzatto, enquanto a usina propõe indenização de R$ 50,00 por hectares terras de qualidade semelhante são comercializadas a R$ 400,00. Outra queixa dos trabalhadores é quando as áreas propostas para assentamento. Em torno do lago, num nível acima do vivem hoje, como está previsto no projeto da hidrelétrica, não teriam condições de trabalhar nem com lavouras de subsistência.

A expectativa dos trabalhadores é que no dia oito nenhum fato novo adie as discussões. "Marcamos a audiência que teríamos ontem com 15 dias de antecedência e mesmo assim ela não aconteceu", lamentou João Buzatto.


SAÚDE

Prefeitura e universidades

Da redação

O prefeito Roberto França e o secretário de Saúde Bento Porto, através da Fundação de Saúde de Cuiabá, assinaram convênio de cooperação mútua com a UNIC - Universidade de Cuiabá e a UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. A parceria entre a prefeitura e as duas instituições visa, não só assegurar a melhoria de atendimento da rede básica de saúde, como também viabilizar a participação acadêmica em ações de rotina da rede, por meio da celebração de contratos específicos para a utilização de pessoal em formação e qualificação através de campo de estágio monitorado a se desenvolver nas unidades de saúde da rede pública com a participação dos alunos.

O Centro de Saúde do Osmar Cabral será a unidade piloto para as ações acadêmicas dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Essas ações serão estendidas à toda área de abrangência da unidade de saúde, atuando nos moldes do Programa de Saúde da Família. Num segundo momento, após avaliação acadêmica as mesmas ações serão estendidas às demais unidades de saúde da rede pública.


SOLIDARIEDADE

Sociedade várzea-grandense sai em socorro de anciã do Maringá

Só ontem, depois da reportagem do Diário, ela ganhou colchão d’água, alimentos e remédios

JOANICE DE DEUS
Da Sucursal

Várias pessoas procuram ontem a Sucursal do Diário em Várzea Grande, para ajudar a dona Helena Marcolino de Souza, 83 anos, moradora do bairro Jardim Maringá I. Outras foram até mesmo pessoalmente prestar sua solidariedade e entregar os donativos. O drama de Helena Marcolino foi mostrado em uma reportagem divulgada ontem no Diário, caderno de Várzea Grande e comoveu várias pessoas.

Dona Helena Marcolino está muito doente, não consegue andar, comer direito, falar e passa o tempo todo deitada. Muito debilitada e com feridas em seu corpo, dona Helena Marcolino sente muitas dores. Quem lhe presta todo cuidado (da banho, remédio e comida) é sua neta Isabel Xavier Alves, 31 anos.

Foi sua neta, que desesperada resolveu pedir a ajudar. Até porque ela e seu marido estão desempregados e o estado de sua avó só piorava. Na casa de Isabel Xavier estava faltando até comida e leite para seus quatro filhos, todos menores de idade.

O apelo foi atendido por pessoas tanto de Várzea Grande como de Cuiabá. A maioria dos doares não quis divulgar o nome. Mas, a maioria dos objetos que Helena Marcolino precisa para amenizar sua dor foi conseguido.

Foram doados dois colchões d’água, cestas básicas, filtro d’água, verduras, o valor de R$ 30,00 e roupas. Quem não pensou duas vezes para ajudar dona Helena Marcolino foi um dos personagens mais ilustres de nossa terra, o ex-prefeito de Várzea Grande, Gabriel Müller e a sua esposa, Oacy Müller. Um dos doadores também prometeu continuar entregando mensalmente cestas básicas à dona Helena Marcolino.

A história triste de Helena Marcolino começou há dois anos quando a barriga da avó começou a crescer, formou algo parecido com um tumor. "A médica disse que era um tumor e que precisa de cirurgia", comenta.

Sem condições para o tratamento, dona Helena começou a colocar vermes pela boca. "Até quando ela dormia os vermes saiam", relata. Depois disso, o tumor sumiu. No entanto, mesmo com tratamento e com a garantia dos médicos de que não haviam mais vermes, o estado de saúde de dona Helena não melhorou, só piorou. De tanta fraqueza, pois vomitava direto e mau conseguia comer, dona Helena foi emagrecendo e ficando cada vez mais fraca. Por mês, Isabel Xavier disse que gasta cerca de R$ 80,00 só com fraudas.

A sociedade várzea-grandense e cuiabana, em relação ao drama de dona Helena Marcolino pode ter sido determinante para sua sobrevivência. Só o fato de saber que não está abandonada, pode significar mais ânimo para que continue na luta pela sobrevivência. Além do mais, espera-se que mais ajuda possa ser feita, inclusive com tratamento médico, pois a medicina, ao lado de remédios, são hoje problemas cruciais para a classe pobre.


Vizinho também tem problemas e necessita da ajuda popular

Da Sucursal

Uma assistente social da Prefeitura Municipal de Várzea Grande também esteve visitando ontem dona Helena Marcolino. A assistente entregou um dos colchões d’água, o filtro d’água e ficou de retornar para levar remédio e acompanhar seu estado de saúde. "Ela (assistente social) ficou de arrumar um emprego para meu marido", disse Isabel Xavier emocionada.

Sem saber o que dizer, Isabel Xavier só lembrou de agradecer a todas as pessoas que lhe ajudou. "Fico feliz em saber que minha avó pode melhorar e que várias pessoas colaboram para isso. Que Deus dê em dobro", disse.

Para Isabel Xavier são de pessoas como estas que o país precisa. "Recebemos ajuda de quem nunca ouviu falar da gente. Foi muito lindo", agradeceu lembrando de pedir novamente um emprego para seu marido.

Um dos colchões d’água doados à dona Helena Marcolino serviu para ajudar uma outra pessoa. O senhor João Natalino de Souza, 44 anos, também morador do Maringá I. João Natalino sofreu três derrames cerebrais e também estava precisando de um colchão d’água. Sem poder sair da cama, uma ferida também se formou em seu abdômen. A situação do senhor natalino também é crítica e precisa urgente de uma cadeira de rodas.


SUCESSÃO 2000

Lino Rossi será candidato em Várzea Grande

ERALDO LIMA
Da Sucursal

O deputado federal, Lino Rossi (PSDB) transferiu ontem o seu domicílio eleitoral para o município de Várzea Grande, objetivando concorrer à Prefeitura da cidade nas eleições municipais do ano que vem. Com essa decisão, o parlamentar tucano, desde ontem passou a ser o mais novo eleitor inscrito na 200 Zona Eleitoral de Várzea Grande.

Em visita a Sucursal do Diário, Lino Rossi disse que já colocou o seu nome à disposição da cúpula do PSDB da Cidade Industrial.

"Agora, vamos partir para ações mais concretas. Junto com o Governo do Estado, quero mostrar à população várzea-grandense que posso administrar a cidade de forma moderna e quem vai ganhar com isso é a comunidade local", frisou.

Para o deputado tucano, não se pode administrar Várzea Grande de forma isolada, mas sim, em conjunto com Cuiabá. "O rio Cuiabá, não pode ser comparado a uma fronteira entre as duas cidades. Mas sim, como um elo unindo as duas cidades. O que for bom para Cuiabá, certamente será bom para Várzea Grande", emendou.

Indagado se a recandidatura do prefeito Jaime Campos (PFL) não o intimida, Rossi disse que "de agora em diante o prefeito Jaime Campos terá que levantar a bunda da cadeira e trabalhar", provocou o parlamentar, assinalando que vai estar em todos os lugares onde a Prefeitura não estiver.

"Se for o candidato do PSDB à Prefeitura, quero administrar a cidade de forma moderna, com a população. Secretário meu não vai ficar em gabinete, mas sim nos bairros. O secretário de Indústria e Comércio vai ter que viajar muito a procura de novos investimentos. Essa será a minha maneira de administrar", revelou Lino, já adiantando que o seu secretariado vai ser escolhido por "competência" e não por indicação de partidos políticos", frisou.

Lino Rossi admitiu que vai procurar apoio dos partidos de centro-esquerda do município. "O PSB, por exemplo, já manifestou interesse em apoiar a nossa ainda virtual candidatura, e vamos procurar outros partidos para compor a nossa chapa", ressaltou.

Na eleição do ano passado, Lino Rossi foi muito bem votado em Várzea Grande, e o governador Dante de Oliveira chegou a vencer, por grande diferença, o então cacique maior da política várzea-grandense, Júlio Campos.


JOGOS ESTUDANTIS

Atletas de Várzea Grande são são recepcionados com festa

Equipe de voleibol feminino foi a grande campeã na cidade Água Boa

JOANICE DE DEUS
Da Sucursal

Atletas de Várzea Grande que participaram do XXII Jogos Estudantis Mato-grossenses, realizado entre os dias 17 e 25 passados, em Água Boa, foram recepcionados anteontem, na Secretaria de Esporte e Lazer, com um coquetel.

Participaram dos jogos quatro equipes: voleibol (masculino e feminino), futsal (feminino) e basquete (masculino). O destaque da competição ficou por conta da equipe de voleibol feminino que, pela primeira vez, conquistou o título de campeã estudantil mato-grossense. A equipe de futsal conquistou a 3a colocação, a de basquete ficou com a quarta e a de voleibol masculino terminou em 5o lugar.

As meninas do voleibol, comandas pelos técnicos José Luís Conagin e Luiz Castalani, jogaram a final contra Cuiabá. Demonstrando mais condições técnicas, a equipe várzea-grandense venceu a partida por três sets a um. A jogadora Eudelha Costâncio foi considerada a melhor levantadora dos jogos estudantis. Para ela, a conquista é resultado de muito treino e dedicação. Um esforço reconhecido em um campeonato que reuniu as melhores equipes do estado de Mato Grosso.

O voleibol feminino acumulou três títulos em menos de dois meses. Quatro garotas da equipe são campeãs brasileiras da segunda divisão pela Confederação Brasileira de Voleibol e a equipe conquistou o bi-campeonato Infanto-Juvenil, pela Federação Mato-grossense de Voleibol.

Além disso, 10 atletas (quatro do voleibol feminino, três do basquete masculino, um do vôlei masculino e dois futsal feminino) de Várzea Grande foram convocadas para integrar a equipe estadual que disputará os Jogos da Juventude, em Goiânia (GO), do ano 2000.

CAMISAS – No próximo dia 15 a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vai realizar um baile no Farol da Manga com a apresentação de três bandas locais – Scort Som Manus Country e Baianos do Som – e no decorrer do baile, entregará 100 jogos de camisas para os times de futebol e departamentos várzea-grandeses.

"Estamos, com isso, incrementando ainda mais o esporte em Várzea Grande, como forma de difundir na sociedade a profissionalização e encaminhamento dos jovens para o lado saudável da vida", frisou o secretário de Esportes, Edilson Baracat.

Baracat explicou que será cobrada uma entrada simbólica de R$ 3 para o baile, cuja renda será revertida na compra dos demais componentes dos uniformes das equipes. O secretário anunciou ainda que estão sendo ultimados os preparativos para a realização da Copa de Futebol Cidade Industrial de Várzea Grande, que acontecerá ainda em outubro.


Agora, o Campeonato Pitchula

Da Sucursal

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Várzea Grande promove neste mês "III° Campeonato Pitchula". As inscrições estarão abertas a partir de hje e prosseguem até o próximo dia 14.

De acordo com o sub-secretário de Esporte, José Luis Conagin, o campeonato Pitchula foi criado em 1997 e chega em sua terceira edição como um presente da SMEL ao dia das crianças.

Os jogos acontecerão nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol, karatê, capoeira, futebol. Segundo o secretário de Esporte, Edilson Baracat, estão sendo esperadas cerca de 200 equipes, sendo aproximadamente 2.500 atletas.

Edilson Baracat lembra que a Prefeitura Municipal está investindo mais de R$ 9 mil na realização do campeonato. Desse total, aproximadamente R$ 6 mil será para pagar a arbitragem. O campeonato terá as seguintes divisões: pré-mirim (até 11 anos), mirim (até 13) e infanto-juvenil (até 15 anos).

A SMEL também está promovendo a "1a Copa de Futebol de Várzea Grande". Poderão participar os campeões e vice-campeões de todas as ligas e departamentos. Os times, poderão no entanto, contratar outros jogadores. O time do Operário foi convidado para ser observador da Copa. A 1a Copa acontecerá no dia 24 de outubro, no estádio Dito Souza, no Cristo Rei. Antes disso, no dia 15 haverá a escolha da rainha do campeonato, conforme Edilson Baracat.

O secretário de Esporte faz questão de ressaltar o incentivo que a prefeitura vem dando aos atletas do município. Além de patrocínio com jogos de camisas e transporte, a prefeitura vem recuperando e reformando campos de futebol e ginásio de esportes. Mais de 60 campos de futebol de vários bairros da cidade foram recuperados. Além disso, outros quatro mini-estádios serão construídos: um no Parque do Lago, Cohab Jayme Campos, Mapim e outro no Santa Isabel.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Esporte, na avenida da Feb (próximo ao trevo da Ponte Nova). Para o campeonato Pitchula a taxa é de R$ 30,00. Conforme Edilson Baracat, o dinheiro vai ajudar no pagamento da arbitragem. Maiores detalhes podem ser obtidos pelo telefone: 685-2414.


CÁCERES

Programa leva alfabetização à periferia

CLARICE NAVARRO DIÓRIO
Da sucursal de Cáceres

No último dia 27 a Cometa Moto Center, empresa com matriz em Cáceres, e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UEMAT), também sediada no município, assinaram protocolo de intenções para por em prática o programa "Cometa Educação", que percorrerá a periferia de Cáceres para alfabetizar pessoas de 16 a 60 anos.

A empresa, revendedora Honda para Cáceres e região, irá custear os gastos com materiais didático para os alunos e pró-labore para os professores da universidade.

O curso terá a duração de seis meses, com carga horária de 375 horas aula, com aulas de 2a à 5a feira das 17h30 até às 20 horas, com um número máximo de 15 alunos por turma. Às sextas-feiras serão reservadas para reuniões pedagógicas no horário vespertino, entre os professores, supervisores e demais técnicos envolvidos no programa.

Para dar início às atividades, os professores, que são graduando em Pedagogia, visitarão os bairros periféricos de Cáceres, procurando pelos analfabetos. No Brasil, os analfabetos somam cerca de 18 milhões maiores de 18 anos, sendo 124 mil em Mato Grosso, na faixa de 14 a 49 anos, segundo dados do IBGE de 1991. A maioria não vai à escola por medo ou vergonha. Com essas pessoas será aplicado o Programa Cometa Educação.

Os alunos do programa receberão material didático e xerox gratuitamente, e as aulas serão dadas em residências ou espaços cedidos pela comunidade ou associações de moradores. Os graduando pretendem reunir os analfabetos em grupo para ensiná-los a ler e a escrever.

A Unemat fará a coordenação pedagógica do programa e o acompanhamento das atividades pedagógicas previstas. A assinatura do convênio entre os dois envolvidos deve acontecer no próximo dia 7, na sede administrativa da Unemat em Cáceres, com o reitor Arno Rieder e o diretor presidente da Cometa Francis Maris Cruz.


Personalidades são homenageadas pela Câmara Municipal

Da sucursal

Pelo menos 30 personalidades do setor político, empresarial, cultural e de Segurança Pública serão homenageadas pela Câmara Municipal de Cáceres, hoje, 1o de outubro, quando se celebra o Dia Nacional do Vereador. Uma Sessão Solene será realizada na sede da Fundação Cultural, a partir das 19h30, para entrega de títulos de "Cidadão Cacerense", Medalhas de Honra ao Mérito e Comendas "Luiz de Albuquerque".

Entre os homenageados políticos estão o presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro da Reforma Agrária, Raul Jungman, o senador Antero Paes de Barros, o governador Dante de Oliveira e o deputado federal Pedro Henry, além do prefeito Aloísio de Barros e vários vice-prefeitos. Todos recebem a comenda "Luiz de Albuquerque". Na área de segurança pública serão homenageados, o comandante do 2o Batalhão de Fronteira, coronel Artur da Silva Mack, o comandante do 6o Batalhão de Polícia Militar – 6o BPM, major Celmo Fernandes, o delegado de Polícia de Interior, Milton Teixeira Filho, entre outros.

Do setor empresarial estão Misleh Abdelaziz Ali, o gerente da Caixa Econômica Federal, Luiz Razia, além do historiador Natalino Ferreira Mendes, o ex-vereador e até ex-funcionários públicos exemplares como Felipe Nery de Assunção e José Teodoro Mendes e o representante do ex-combatentes Acácio Deluque.

Ainda na Sessão Solene, a Mesa Diretora da Câmara, irá fazer oficialmente a promulgação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Câmara, o lançamento do Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno. A cantora Roma irá cantar o hino do Vereador sob os acordes da banda do 2o Batalhão de Fronteira.


Seminário sobre agricultura

Da sucursal

A Prefeitura Municipal de Cáceres através da Secretaria de Agricultura Indústria e Comércio, abre hoje às 8 horas da manhã, o Encontro Regional de Avaliação do Programa Nacional, na Fundação Cultural. O secretário Dilson Leal Silva, explicou que o seminário tem apoio da Prefeitura e do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura

A previsão que todos os prefeitos e secretários municipais de agricultura, estejam participando do encontro, tendo em vista que foram encaminhados convites através da SAIC, solicitando a presença dos secretários. "a nossa intenção, é ampliar a discussão, aumentando os esclarecimentos sobre a aplicação do Pronaf, principalmente levando para o pequeno produtor uma linguagem mais simples e unificada", destacou Dilson Leal.

A Secretaria de Agricultura, em Cáceres, foi desmembrada da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e desde março deste ano, está sendo ocupada pelo vereador Dilson Leal. Além de promover encontros, palestras e seminários voltados para a classe produtora, a SAIC, incentiva ainda o plantio de lavouras de subsistência de árvores frutíferas e presta orientação técnica aos pequenos produtores no aproveitamento do leite e seus derivados.

Para breve a Prefeitura Municipal de Cáceres, estará inaugurando o Mercado do Produtor, uma reivindicação antiga dos produtores de Cáceres e região. O local, funciona na margem da Avenida São Luiz, antiga Casemat (extinta); e está com a balança de pesagem em funcionamento, além de possuir vários equipamentos para auxiliar os produtores.

Na última semana o secretário Dilson Leal, foi até o Estado de São Paulo, onde visitou várias cidades do interior paulista, onde estão implantando os chamados "Ceasas" – Centro de Abastecimento. A intenção segundo Leal Silva, é trazer a experiência positiva de outros centros para serem aproveitados em Cáceres, beneficiando os produtores rurais deste município. "Temos recebido o respaldo do Prefeito e de sua equipe e estamos empenhados em melhorar as condições de produção e de comercialização dos produtos desta terra".


Acontecimentos

Livro
Foi lançado na noite de ontem o Livro "O Legislador Municipal", de autoria do Dr. Gênio Maldonado, autor da idéia que instituiu no Brasil o "Dia Nacional do Vereador". O lançamento aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de Cáceres, e contou com a presença de representantes de praticamente todos os segmentos da sociedade.

Sucesso
O desfile das marcas Zoomp Zapping realizado na noite de Sábado no Clube 2000, durante a Festa Mellenium, indiscutivelmente, surpreendeu. Segundo participantes do XX Festival de Pesca que residem na capital, foi o desfile das marcas mais bem organizado que Mato Grosso já viu. A estrutura montada para o evento estava impecável, e os lucros vão para Alexandre Garcia, formado em Artes pela UFPR. O moço tem em seu currículo eventos que causaram "frison" na cidade, como o Reveillon e o Carnaval/99 no Iate Clube. Agora é esperar para conferir o trabalho de Alexandre no Reveillon 2000.

Dez
Está mesmo nota dez o trabalho da Plantão em Cáceres. A empresa ganhou a concorrência e modernizou o sistema de coleta de lixo na cidade, com caminhões novos. Também a limpeza pública está a cargo da empresa e, diga-se de passagem, Cáceres estava muito limpa e organizada durante o Festival Internacional de Pesca. Vamos torcer para que continue assim. O gerente da Plantão, Jorge Domingues Saragioto, garante a continuidade dos trabalhos com eficiência e qualidade.

Data
Aniversariou no dia 27 o advogado Rinaldo Cosme Marques Dias, presidente da OAB/Cáceres. Em breve o moço promove a inauguração da nova sede da instituição, que ficou muito bonita. Nossos cumprimentos pela data.

Quatro Marcos
Em São José dos Quatro Marcos registramos o aniversário de José Augusto Rossi, no dia 25, e do médico Antônio de Andrade Junqueira, no dia 27. A ambos, nossos votos de felicidades.

Tradição
Será neste final de semana a 5a Feira das Tradições Cacerenses, que acontece nos dias 2 e 3 na praça da Cavalgada, realizada mais uma vez pela Cáceres Agência de Viagens e Turismo.

Gala
O 6o Batalhão da Polícia Militar de Cáceres realiza no próximo dia 8 um baile de gala para comemorar o aniversário do batalhão. O baile acontece no Lions Clube a partir das 22 horas.

1o aninho
Ana Maria completou um aninho e a data foi super festejada pelos seus familiares, com festa preparada com carinho pelos pais Augusto Oliveira Matheus e Cristiane Cerron da Silva.

Papai
Caio Felipe Barbosa da Silva, uma gracinha da foto, quer ver o seu pai Criovaldo Nogueira da Silva, que mora em Cuiabá e deixou de dar notícias. O recado para o papai é que Caio está morando na rua dos Cesteiros, 129, perto do Iate Clube. O telefone para contato é o 223-2208.

Voz
Mauro Donizete Ribeiro comemorou o aniversário do pai, Paulo Altair, com muita alegria e descontração. Pegou o violão e "encantou" a todos, que tiveram que ouvir, a noite toda, "O menino da porteira". Vai um Flash do novo sertanejo cacerense em ação.

Mensagem ao vereador
O prefeito de Cáceres, Aloísio de Barros, nesta data, cumprimenta todos os vereadores deste município, pela passagem do Dia do Vereador. O parlamento municipal tradicionalmente é entidade coletora dos anseios populares, se constituindo num poder importante na defesa da democracia e exercendo fiscalização séria sobre a aplicação dos recursos públicos.

No plano local, os vereadores de Cáceres têm demonstrado maturidade política e plena harmonia com o Poder a Executivo.

PARABÉNS A TODOS OS VEREADORES

Aloísio Coelho de Barros
Prefeito
Cáceres-MT, 1o de outubro de 1999